Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

PACTOR e as psicólogas Ivone Patrão e Isabel Leal apresentam “Intervenção em Ciberpsicologia”

PACTOR e as psicólogas Ivone Patrão e Isabel Leal apresentam “Intervenção em Ciberpsicologia”
Share it:
Um livro pioneiro em Portugal sobre a potenciação das tecnologias de informação e comunicação nas práticas de intervenção psicológica 

Intervenção em Ciberpsicologia

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Internet (17 de maio), a editora PACTOR apresenta ao público o livro “Intervenção em Ciberpsicologia”, coordenado pelas reconhecidas psicólogas Ivone Patrão e Isabel Leal.

Integrada no Colóquio do Departamento de Psicologia Clínica e da Saúde do ISPA dedicado ao tema “Ciberpsicologia: Intervenções Psicoterapêuticas Online”, a sessão de lançamento do livro realiza-se na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, pelas 17h00, no Auditório 1 do Instituto. A apresentação ficará a cargo do psicólogo forense Mauro Paulino, coordenador do Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense e diretor da coleção “Intervenção em Psicologia”, em que a obra se insere.

Recentemente classificada pela American Psychological Association como especialidade, a Ciberpsicologia é uma área emergente e inovadora, focada no interesse e investigação da interação entre o indivíduo, a sociedade e a tecnologia. Sendo uma especialidade em ascensão em Portugal, é necessário dá-la a conhecer a profissionais e estudantes das áreas da psicologia e da tecnologia e permitir-lhes perceber a relevância da articulação entre estes dois setores na fomentação de melhores práticas de intervenção psicológica.

“Intervenção em Ciberpsicologia” é um livro abrangente, dedicado a questões atuais da utilização da Internet e focado na aplicabilidade prática da psicologia na interação com a tecnologia na investigação científica, na prevenção de comportamentos de risco e da doença e na intervenção psicoterapêutica.

Esta obra, com prefácio do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, e posfácio do Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, Luís Paulo Reis, vem mostrar de que forma os processos psicológicos desencadeados pelo indivíduo aquando da sua interacção com a tecnologia tem repercussões no desenvolvimento de competências e no comportamento online e offline.

Incluindo o contributo de 40 especialistas com experiência na investigação e na prática clínica, esta inovadora obra destina-se principalmente a todos os profissionais, estudantes de Psicologia, mas também a profissionais e estudantes das áreas da Saúde, Educação, Informática e Comunicação interessados em aprofundar o ciberfenómeno.

Conteúdos principais – 20 capítulos divididos por 3 partes:

  • O que é Ciberpsicologia
  • Parte I - A Tecnologia como Ferramenta: Na Avaliação e Investigação 
    • Protocolos de Investigação Online: Vantagens e Desvantagens 
    • Recursos online: Potenciar as TIC na Criação de Networking na Promoção da Saúde Mental 
  • Parte II - A Tecnologia como Ferramenta: Ao Serviço da Prevenção 
    • Regulação Emocional do Comportamento Disruptivo: Características Contextuais do Jogo Online e Prevenção 
    • Prevenção do Ciberbullying: Aplicação em Contexto Escolar 
    • Comportamentos Online: Programa “Eu e os Outros” para Jovens em Meio Escolar 
    • O Impacto de Novas Realidades Online no Ajustamento Psicossocial: A Psicoeducação Digital 
    • Internet e Work-Life Balance: Um Desafio para a Gestão de Performance de Equipas 
  • Parte III - A Tecnologia como Ferramenta: Nas Intervenções Psicoterapêuticas 
    • Intervenções Psicoterapêuticas Online: Deontologia e Eficácia 
    • Intervenções Psicológicas com Recurso a Tecnologia: eHealth e mHealth 
    • Intervenção Psicológica Online na Gestão do Excesso de Peso e da Obesidade 
    • Intervenção Psicológica Online na área da Oncologia 
    • Intervenção Psicológica Online na Perda e no Luto 
    • Intervenção Psicológica Online na Sexualidade Humana 
    • Intervenção Psicológica Online com Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero (LGBT) 
    • Intervenção Psicológica Online na Gestão da Parentalidade Positiva 
    • Intervenção Psicológica Online na Depressão 
    • O Impacto Negativo da Internet: Protocolo de Intervenção nas Dependências Online 
    • O Jogo Online como Recurso Psicoterapêutico nas Dependências
    •  Reabilitação Neuropsicológica com Recurso às TIC 
    • Novos Desafios para a Intervenção: Realidade Virtual e Inteligência Artificial 

Informação de agenda:

Evento: Lançamento do livro “Intervenção em Ciberpsicologia” – Colóquio “Ciberpsicologia: Intervenções Psicoterapêuticas Online”
Local: ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | Rua Jardim do Tabaco, nº34, 1149-041 Lisboa
Data e hora: 13 de maio, 17h00

Sobre a PACTOR:

A PACTOR, marca editorial do Grupo LIDEL lançada em janeiro de 2010, dedica-se à publicação de livros nas áreas das Ciências Sociais, Forenses e da Educação e conta já com alguns dos TOP nacionais. Fiel às reconhecidas competências editoriais do Grupo, a PACTOR propõe-se lançar no mercado livros que aliam uma componente prática de leitura simples a um grande rigor científico, proporcionando o acesso rápido e com qualidade ao conhecimento. A mensagem, a informação e o rigor que a PACTOR coloca nos seus projetos são valiosos contributos para a compreensão do indivíduo, da sociedade e do momento em que vivemos.

O Grupo LIDEL, 100% português, tem como atividade principal a edição e distribuição de livros de autores nacionais. Com mais de 55 anos de experiência no mercado do livro, o Grupo LIDEL é atualmente uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino da língua portuguesa em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo mais de 900 obras em português.

Do Grupo LIDEL fazem parte as chancelas LIDEL, FCA, ETEP, PACTOR, FCA Design e LIDEL Saúde e Bem-Estar, especializadas na publicação de livros de autores portugueses em várias áreas.

Sobre as coordenadoras/autoras:

Ivone Patrão
Psicóloga Clínica e da Saúde. Terapeuta Familiar e de Casal. Docente e investigadora no ISPA – Instituto Universitário e APPsyCI. Coordenadora do projeto #GeraçãoCordão – comportamentos e dependências online, que deu origem a dois livros. Tem dezenas de artigos científicos publicados e é também autora do jogo “Missão 2050 – promoção do uso saudável das tecnologias”.

Isabel Leal
Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta. Professora Catedrática, Presidente do Conselho Científico, Diretora do Mestrado em Psicologia da Saúde e Investigadora do William James Center for Research no ISPA – Instituto Universitário. Fundou o departamento de Psicologia Clínica na Maternidade Dr. Alfredo da Costa e foi Conselheira da Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, entre outros cargos. Autora de 45 livros e mais de 200 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

Sobre o diretor da coleção “Intervenção em Psicologia”, Mauro Paulino

Coordenador da Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Psicólogo forense consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (Gabinete Médico-Legal e Forense Península de Setúbal). Detém o grau de Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Membro do Grupo de Trabalho da OPP – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Violência Doméstica. Coordenador da pós- graduação em Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCEUC). Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCEUC) e do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Integra a Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia da UAL. Autor e coordenador de diversos livros. Professor Convidado em várias universidades nacionais e internacionais.

Lista de autores:

Ana Nunes da Silva
André M. Carvalho
Catarina Ramos
Cátia Branquinho
David Dias Neto
Duarte Pimentel
Eunice Barbosa
Fábio Botelho Guedes
Fernando Fernández-Aranda
Filipa Pimenta
Gemma Mestre-Bach
Henrique Pereira
Ivo Rocha
João Salgado
José Alberto Ribeiro Gonçalves
Lucero Munguía
Madalena Campos Ferreira
Margarida Gaspar de Matos
Maria João Andrade
Maria Meireles Ramos
Marlene Sousa
Mayra Delalibera
Miguel Oliveira
Miguel Ricou
Patrícia Gouveia
Patrícia M. Pascoal
Pedro Alexandre Costa
Pedro Marques-Quinteiro
Raquel Rosas
Raul Melo
Rita Sousa Lopes
Rui Miguel Costa
Rute Agulhas
Susana Jiménez-Murcia
Tânia Gaspar
Teresa Mena-Moreno
Zaida Agüera

Sobre o livro:

“Intervenção em Ciberpsicologia”
ISBN: 978-989-693-089-9
N.º de pág.: 336
P.V.P: 29,95€
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: