Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NEC abre em Portugal o seu Centro de Excelência para Inovação e Desenvolvimento de soluções de Gestão de Identidade Biométrica aplicadas ao mercado de Aviação

NEC abre em Portugal o seu Centro de Excelência para Inovação e Desenvolvimento de soluções de Gestão de Identidade Biométrica aplicadas ao mercado de
Share it:
Nova unidade de inovação tecnológica está localizada em Lisboa, no Parque das Nações

NEC abre em Portugal o seu Centro de Excelência para Inovação e Desenvolvimento de soluções de Gestão de Identidade Biométrica aplicadas ao mercado de Aviação

A NEC Portugal, uma subsidiária integralmente detida pela NEC Corporation, empresa multinacional da área das TIC focada na criação de Soluções para a Sociedade, acaba de anunciar a abertura de um Centro de Excelência que visa desenvolver soluções Aeroportuárias inovadoras utilizando biometria e gestão de identidade, cuja equipa ficará localizada nos escritórios da empresa em Lisboa. Este novo Centro de Excelência vai servir, a partir de Portugal, a unidade de negócio global de Aviação e tem como objetivo alavancar a expansão das tecnologias de identificação digital e biométrica, aplicadas ao mercado de aviação e transporte, utilizando a plataforma NEC I:Delight.

A NEC está comprometida em proteger a identidade dos seus utilizadores, de uma forma confiável, e de lhes fornecer uma experiência inovadora e segura. Ao minimizar a necessidade de o utilizador tocar em superfícies durante a sua experiência – ao fazer pagamentos ou simplesmente ao embarcar um avião – a NEC I:Delight posiciona-se como uma solução de identificação mais segura e higiénica, o que é de particular relevância no atual momento de pandemia COVID-19. 

A plataforma NEC I:Delight, proprietária da empresa, é uma plataforma de gestão de identidade digital altamente segura e escalável que está a ser utilizada globalmente para introduzir experiências sem contacto (touchless) em várias indústrias. Esta plataforma oferece uma experiência unificada e centralizada para uma variedade de serviços e soluções, permitindo a utilização de uma única Identidade baseada em biometria e tecnologia de IA. 

No mundo da aviação, esta plataforma vem assim simplificar a identificação física e digital para criar uma experiência única, a partir do momento em que o passageiro reserva o seu voo até ao seu embarque no avião. Este é apenas um caso de uso, já que a mesma solução é escalável e pode ser aplicada, a melhorar a experiência do utilizador, em outros ambientes que não um aeroporto, como por exemplo o retalho, transportes, acesso a recintos desportivos, hospitais, serviços financeiros, entre outros.

“Foi com grande entusiasmo que recebemos a aprovação da NEC para instalar esta equipa em Portugal. O plano da NEC passava por criar este Centro de Excelência nos EUA, país onde esta área de negócio se encontra sediada, mas, após avaliarmos os prós e contras, a sugestão de avançar em Portugal teve a aprovação unânime. É possível fundamentar esta decisão, uma vez que em Portugal temos uma mão-de-obra tecnológica altamente qualificada e observámos recentemente um dos crescimentos mais rápidos em inovação tecnológica, comparativamente com os restantes estados membros da UE. A juntar a isso, Portugal, foi recentemente classificado como um dos 13 países mais inovadores do mundo pelo CSC International Innovation Scorecard, e esses são argumentos contra os quais é difícil contestar”, explicou Igor Oliveira, Director, Global Aviation Solutions da NEC e Responsável pelo Centro de Excelência. 

O investimento nesta nova área está alinhado com a estratégia da NEC de expansão do negócio das soluções e tecnologias de identificação biométrica e digital para o setor da aviação e aeroportos de uma forma global, assim como de desenvolvimento de novas soluções que visam não só dar suporte a esta atividade, como também a outras indústrias.

O Centro de Excelência que a NEC agora abre em Portugal tem uma equipa criada de raiz, que numa primeira fase será constituída por 5 a 10 elementos, mas que até meados do próximo irá continuar a aumentar em até mais 20 colaboradores, criando assim um total de até 30 postos de trabalho altamente especializados e representando uma aposta da empresa na contratação de engenharia portuguesa altamente qualificada.

A partir das instalações em Portugal, onde será também criado um laboratório de inovação tecnológica, esta equipa da NEC, para além de desenvolver novos produtos e soluções que irão ser utilizados de forma global, pretende também criar uma estrutura para dar suporte e estar mais próximo dos parceiros da indústria da aviação europeia, desenvolvendo e gerindo, a partir do nosso país, programas estratégicos para clientes dentro e fora da Europa, tal como a recente parceria com a SITA1, ou o conhecido programa Star Biometric Hub, da Star Alliance2. 

“Ao longo de muitos anos de trabalho com governos e parceiros empresariais, a NEC desenvolveu tecnologias que podem eliminar a necessidade de interação física ao identificar pessoas utilizando reconhecimento facial. Embora tenhamos começado a desenvolver estas tecnologias de identificação biométrica muito antes da crise atual, a pandemia da COVID-19 trouxe uma nova perspetiva sobre a importância das nossas soluções para as pessoas e principalmente profissionais que dão a cara e estão na linha de frente para a garantir a segurança de todos. O nosso compromisso em apoiar estas pessoas é um dos muitos fatores que impulsionaram a implementação e expansão da utilização das nossas soluções biométricas, nomeadamente na aviação”, reforçou Igor Oliveira.

Para João Paulo Fernandes, Diretor-Geral da NEC Portugal, “este investimento da NEC em Portugal demostra que a empresa mantém uma visão de futuro e já está a trabalhar com os olhos postos no crescimento do mercado pós-pandemia, sendo também um reconhecimento do elevado nível de competência e capacidade de inovação apresentados pela engenharia nacional”.

1 NEC e SITA anunciam acordo global de parceria para o mercado da aviação com vista ao fornecimento aos aeroportos do futuro da identidade digital - https://pt.nec.com/pt_PT/press/202008/20200825_01.html

2 Star Alliance e NEC Corporation assinam acordo de parceria para melhorar a experiência dos passageiros através de tecnologia de reconhecimento de dados biométricos - https://pt.nec.com/pt_PT/press/201908/20190826_01.html

Mais informações sobre os produtos e soluções e sobre a plataforma NEC I:Delight em:
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: