Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como configurar de forma correta uma conexão VPN, a rede mais segura do teletrabalho

Como configurar de forma correta uma conexão VPN, a rede mais segura do teletrabalho
Share it:
A VPN (Virtual Private Network) permite conectar de forma segura um ou mais dispositivos numa rede privada virtual independentemente da localização, utilizando para isso uma rede pública como Internet

Como configurar de forma correta uma conexão VPN, a rede mais segura do teletrabalho

Com o emergir da pandemia da Covid-19, o regime de trabalho tem vindo, como sabemos, a adotar novas ferramentas que permitam a colaboração segura à distância. A utilização de conexões via VPN está em ascensão – um estudo da Statista estima que o mercado VPN esteja avaliado em 31 mil milhões de dólares em 2021, prevendo-se que este número suba para 35 mil milhões de dólares no ano de 2022.

Assim, são muitas as empresas que estão a implementar a sua própria VPN, um mecanismo pouco conhecido até agora, mas que tem vindo a tornar-se fundamental à segurança do teletrabalho. A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder global de soluções de cibersegurança, destaca os conhecimentos chave necessários na hora de implementar este tipo de rede num computador, reforçando que, para o realizar de forma correta, é preciso diferenciar-se os diferentes sistemas operativos.

O que é uma VPN e qual a forma correta de a configurar?

Uma VPN (Virtual Private Network) é uma tecnologia que permite a conexão de um ou mais computadores a uma rede privada virtual, utilizando para isso a Internet, sem ser preciso que os dispositivos estejam fisicamente conectados entre si, podendo, inclusive, encontrar-se em localizações totalmente distintas. Graças a esta conexão, é possível que dois ou mais dispositivos troquem dados de forma segura e privada, utilizando apenas um nome de utilizador e uma palavra-passe. O panorama atual de teletrabalho contribui para que cada vez mais empresas utilizem este tipo de soluções, através das quais é possível que os trabalhadores se conectem à rede corporativa independentemente do lugar em que se encontrem.

Antes de iniciar a configuração, é evidentemente necessário ser um cliente VPN e possuir os dados de acesso ao mesmo (o endereço IP do servidor, o tipo de encriptação utilizada, o nome de utilizador e a respetiva palavra-passe). Perante o desconhecimento generalizado sobre este tipo de conexões e sobre como instalá-las nos dispositivos, os especialistas de cibersegurança da Check Point fornecem as dicas essenciais à sua configuração correta e segura:
  • Configurar uma rede VPN em Windows: aceda a “Configurações do Windows” no menu Inicar. Depois, selecione a opção “Rede e Internet/VPN”. Por último, clique em “Adicionar uma ligação VPN” e introduza todos os dados do serviço VPN de que dispõe. Assim, todos os documentos, arquivos e informações compartilhadas estarão encriptadas e protegidas.
  • Configurar uma rede VPN em Mac: abra “Preferências do sistema” e escolha a secção “Rede”. De seguida, clique em “Adicionar (+)”, opção localizada na parte inferior da lista de serviços de rede. Depois, selecione a opção “VPN” e preencha os dados que recebeu do serviço VPN.
Contar com uma rede VPN é uma garantia imprescindível de segurança. O aumento do regime de trabalho remoto veio reforçar a necessidade de controlar o acesso à rede de uma empresa através da Internet. Mesmo estando protegida por uma palavra-passe, é possível aceder à rede através da utilização de uma ligação WiFi pública, facilitando o acesso a potenciais agentes maliciosos. Ao aceder através de uma VPN, está garantida a proteção tanto da empresa, como do colaborador, uma vez que a conexão está encriptada da mesma forma que estaria caso o acesso fosse estabelecido através do escritório.

“Uma conexão VPN é, hoje, uma escolha essencial a qualquer empresa que implemente o teletrabalho. Este tipo de rede oferece segurança e privacidade na troca de quaisquer dados ou arquivos pela internet, garante uma proteção adicional quando nos conectamos a uma rede Wi-Fi pública, permite o acesso à rede corporativa a partir de qualquer lugar e é de utilização muito fácil. É necessário apenas, como é evidente, que as pessoas que pertençam a essa rede saibam como instalá-la e configurá-la corretamente. Uma conexão VPN é uma boa medida de proteção adicional para qualquer empresa, especialmente agora que o teletrabalho está para ficar”, destaca Eusebio Nieva, diretor técnino da Check Point para Espanha e Portugal.

A Check Point oferece um serviço de acesso remoto em VPN que proporciona, tanto à empresa como aos colaboradores, um acesso remoto em segurança e sem qualquer limitação de rede, independentemente da localização. A utilização desta solução garante a autenticação multifactor, a análise de conformidade do sistema endpoint e a encriptação de todos os dados transmitidos.

Para conhecer todos os detalhes das soluções da Check Point para teletrabalhar de forma segura, visite https://www.checkpoint.com/solutions/secure-remote-workforce-during-coronavirus/
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: