GOOGLE Lidera ranking das marcas com melhor reputação e relação emocional no período Covid-19 e ZOOM é a marca com maior crescimento neste índice.
A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Reputação e Relação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses durante os primeiros 6 meses do período de pandemia (01 de Março a 31 de Agosto) no âmbito do estudo anual RepScore™, desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO 20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO 10668 (avaliação financeira), que avalia os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.
Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca duas marcas: a GOOGLE como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional com 83,3 pontos e a ZOOM como a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia com 69,6 pontos ( 15,4 pontos).
Setorialmente, foram selecionadas 23 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional e o maior crescimento deste índice são:
Banca: SANTANDER com melhor índice (64,0pts) e BANCO CTT com maior crescimento do índice ( 3,7pts).
Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO com melhor índice (75,6pts) e MB WAY com maior crescimento do índice ( 3,5pts).
Seguros: FIDELIDADE com melhor índice (63,5pts) e OCIDENTAL com maior crescimento do índice ( 7,8pts).
Crédito ao Consumo: CETELEM com melhor índice (54,9pts) e CREDIBOM com maior crescimento do índice ( 10,9pts).
Energia: GALP com melhor índice (74,4pts) e EDP RENOVAVEIS com maior crescimento do índice ( 12,5pts).
Tecnologia: GOOGLE com melhor índice (83,3pts) e ZOOM com maior crescimento do índice ( 15,4pts).
Multimedia: RADIO COMERCIAL com melhor índice (74,5pts) e SIC com maior crescimento do índice ( 6,8pts).
Telecomunicações: VODAFONE com melhor índice (72,9pts) e MEO com maior crescimento do índice ( 4,8pts).
Retalho: CONTINENTE com melhor índice (78,3pts) e LIDL com maior crescimento do índice ( 2,1pts).
Alimentação e Bebidas: NESTLE com melhor índice (81,4pts) e SUPERBOCK com maior crescimento do índice ( 5,3pts).
Higiéne Pessoal e do Lar: L’OREAL com melhor índice (77,8pts) e COLGATE com maior crescimento do índice ( 0,6pts).
Farmaceuticas: BAYER com melhor índice (68,5pts) e PFIZER com maior crescimento do índice ( 3,2pts).
Saúde e Bem Estar: CUF com melhor índice (72,7pts) e HOSPITAL LUSIADAS com maior crescimento do índice ( 5,8pts).
Viagens e Lazer: PESTANA com melhor índice (75,7pts) e POUSADAS DE PORTUGAL com maior crescimento do índice ( 4,2pts).
Linhas Aéreas: EMIRATES com melhor índice (70,7pts) e também EMIRATES com maior crescimento do índice ( 0,5pts).
Mobilidade: VIA VERDE com melhor índice (72,5pts) e CARRIS com maior crescimento do índice ( 0,9pts).
Automóveis: MERCEDES com melhor índice (76,8pts) e PEUGEOT com maior crescimento do índice ( 5,5pts).
Produtos Industriais: VISTA ALEGRE com melhor índice (76,4pts) e REVIGRES com maior crescimento do índice ( 1,2pts).
Serviços Profissionais: ACP com melhor índice (73,8pts) e CTT com maior crescimento do índice ( 0,1pts).
Jogos e Apostas: SANTA CASA com melhor índice (76,1pts) e também SANTA CASA com maior crescimento do índice ( 6,1pts).
Desporto: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL com melhor índice (75,3pts) e também FEDEREAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL com maior crescimento do índice ( 3,6pts).
Jogos e Entretenimento: LEGO com melhor índice (81,6pts) e PLAYSTATION com maior crescimento do índice ( 1,8pts).
Celebridades e Personalidades: CRISTIANO RONALDO com melhor índice (81,4pts) e MARTA TEMIDO com maior crescimento do índice ( 12,4pts).
Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que existe resiliência da relação das marcas com o público e apesar de ganhos e perdas mais ou menos significativos, o conjunto das mais de 2.000 marcas auditadas regista um crescimento de 2 pontos durante os 6 meses do período de pandemia”.
O mesmo responsável adianta ainda que “face ao novo normal, e porque se tratam de industrias com marcas fortes que tendem a ganhar em períodos de crise, não é de estranhar o fortalecimento na relação dos cidadãos com setores como crédito ao consumo ( 11pts), tecnologia ( 4pts), saúde e bem estar ( 4pts), alimentação e bebidas ( 4pts), multimédia e telecomunicações ( 3pts), sistemas de pagamento ( 3pts) e farmacêuticas ( 3pts)”.
Por fim, Pedro Tavares conclui que “também nestes tempos de mudança a tecnologia associada a produtos, serviço e inovação torna-se ainda mais relevante e nesse sentido marcas como a GOOGLE e o ZOOM estarem a registar estes destaques respetivamente como a marca com melhor índice de reputação e relação emocional e a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o período pré pandemia.”
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