Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

À conversa com Jose Maria Alonso Elizo, Country Manager Spain & Portugal da Snowflake

À conversa com Jose Maria Alonso Elizo, Country Manager Spain & Portugal da Snowflake
Share it:
Para quem não conhece a Snowflake é uma plataforma de dados que aproveitaria o imenso poder da nuvem. 
Jose Maria Alonso Elizo, Country Manager Spain & Portugal da Snowflake

Foi projetada para alimentar a nuvem de dados, onde milhares de organizações têm acesso contínuo para explorar, partilhar e revelar o verdadeiro valor dos seus dados.

É um plataforma de sucesso, onde os clientes da Snowflake têm mais de 2,6 bilhões de consultas de dados na nuvem de dados, com mais de 515 milhões de cargas de trabalho de dados executadas todos os dias.

A Snowflake pode ajudar-te desde da gestão de dados à análise, bem como à integração de sistemas para implantares o Snowflake para obteres sucesso.

É caracterizada por ter uma equipa de liderança com muita experiência, onde está, Jose Maria Alonso Elizo, Country Manager Spain & Portugal da Snowflake.

Jose Maria Alonso Elizo aceitou conversar um pouco conosco, como podes ver de seguida. A equipa do Netthings desde já agradece imenso por nos conceder esta pequena conversa.

Vamos então ver.

Uma breve apresentação do seu percurso profissional

Fui nomeado Diretor para o Sul da Europa da Snowflake em 2020 e, desde fevereiro de 2022, desempenho a função de Country Manager para Espanha e Portugal.

Já fui Vice President Sales, Managing Director e General Manager em organizações multinacionais tais como Hyperion-Oracle, Qlik, Equifax e Cloudera, especializando-me em Big Data Analytics, Business Performance Management e Financial Information Services. Para além disso, sou também investidor e conselheiro em start-ups de tecnologia e inovação.

Um dos meus objetivos é ajudar os clientes a transformarem os seus negócios através da tecnologia e dos dados, e acredito que os resultados mais marcantes vêm da articulação de uma proposta de valor para os clientes, recrutando os melhores talentos e através do trabalho em equipa com um propósito comum.

Sou licenciado em engenharia de sistemas pela Universidade da Extremadura e tenho um MBA pela IE Business School, além de cursos de especialização em administração e gestão de empresas, como o Executive Program, "From Director to Counselor" da IESE Business School da Universidade de Navarra.

Uma breve apresentação da Snowflake

Fazer um uso inteligente dos dados para suportar decisões importantes para os negócios é atualmente uma grande oportunidade para as empresas. As organizações em Portugal ainda são desafiadas por silos de dados, em que os conjuntos de dados residem em diferentes departamentos e não conseguem comunicar de forma eficaz uns com os outros. Isso dificulta a capacidade de uma empresa analisar com precisão importantes insights de negócios, como, por exemplo, como um produto está a ser percecionado pelo cliente ou até mesmo disponibilizar campanhas mais personalizadas aos clientes. Ao utilizar a Snowflake, os clientes podem alimentar todas as suas necessidades de dados em cloud e ter todas as cargas de trabalho em execução na Snowflake com uma única fonte confiável. Isto está a tornar-se muito mais fácil para as organizações acederem aos dados quase em tempo real e garantir insights de negócios acionáveis.

Resumidamente, a Snowflake permite que todas as organizações mobilizem os seus dados com o Data Cloud da Snowflake. Os clientes utilizam o Data Cloud para unir dados em silos, descobrir e partilhar dados com segurança e executar diversas cargas de trabalho analíticas. Onde quer que os dados ou os utilizadores estejam, a Snowflake disponibiliza uma experiência única de dados que abrange várias clouds e localizações.

Qual a estratégia da Snowflake para os próximos cinco anos?

Iniciámos as operações da Snowflake em Espanha e em Portugal em 2019 e temos crescido constantemente desde então. A nossa base de clientes em Espanha, por exemplo, cresceu 20 vezes desde o seu lançamento e, atualmente, contamos com cerca de 100 clientes na região. Esperamos que este cenário de crescimento e sucesso também se verifique em Portugal.

A nossa visão atual e futura está centrada num dos valores fundamentais da Snowflake: colocar os clientes em primeiro lugar. Isso significa disponibilizar o melhor serviço possível aos nossos clientes e assegurar que eles estão realmente a mobilizar os dados do mundo utilizando o Data Cloud da Snowflake.

Desde que a Snowflake foi fundada em 2012, que somos reconhecidos por inovar o mundo da análise de dados e colaboração de dados. Atualmente, estamos focados na disrupção no desenvolvimento de aplicações com o Data Cloud. Continuamos a adicionar interessantes recursos de produto – como a possibilidade de os utilizadores serem capazes de codificar na sua linguagem de programação de escolha –, que está a ajudar os nossos clientes a promover cargas de trabalho de data science. Isto é particularmente relevante atualmente, conforme demonstrado pelo recente aumento no interesse por Inteligência Artificial generativa e Large Language Models (LLMs), que têm o potencial de transformar as operações de negócios e aumentar a produtividade das empresas.

Embora os clientes possam estar em jornadas diferentes na sua migração para a cloud e transformação digital, vemos grande valor em trazer cargas de trabalho como desenvolvimento de aplicações em IA/MMLs para onde os dados estão, apoiando as empresas a desenvolver rapidamente aplicações voltadas para o cliente muito mais seguras e de alto rendimento.

Porque devemos escolher a Snowflake?

A Snowflake ajuda as empresas a acelerar o tempo que podem obter ao valorizar um dos seus ativos mais preciosos: os seus dados. Regra geral, as empresas são muito competentes quando se trata de recolher dados, mas muitas vezes não são eficientes quando se trata de analisá-los. Os dados só são úteis se for gasto tempo para analisá-los e democratizá-los ao longo de toda a organização para suportar a tomada de decisões. Esse desafio geralmente é ampliado por silos de dados em que cada departamento de uma organização não consegue partilhar dados facilmente entre si, e os bancos de dados legados complexos estão mal equipados para reunir esses dados de forma eficaz e eficiente.

A Snowflake elimina completamente esses desafios e colca os dados na ponta dos dedos das pessoas que necessitam deles. Resumidamente, a Snowflake é um balcão único para todas as necessidades dos clientes no que se refere a dados analíticos. Através de um mecanismo elástico, as organizações podem dimensionar as operações facilmente, pagando apenas pelo que utilizam. Isso significa que os clientes não ficam sujeitos a nenhum pagamento inesperado ou com contratos dispendiosos com bloqueio do fornecedor.

A plataforma da Snowflake permite que as organizações executem qualquer projeto de dados de forma contínua, segura e controlada. Ter dados quase em tempo real significa que os clientes podem tomar decisões de negócios instantâneas e acionáveis, tudo sem sair da plataforma.

Data Cloud é o futuro?

Muito simples, sim. O Data Cloud da Snowflake é inovador, pois permite que todas as organizações mobilizem os seus dados e acedam com segurança aos dados de todo o ecossistema de negócios. Embora muitos dados primários sempre tenham sido importantes, o Data Cloud da Snowflake traz valor extra para uma organização ao ser capaz de combinar dados de terceiros também para obter insights de negócios mais informados.

Além disso, o Data Cloud da Snowflake está a ajudar a Snowflake no desenvolvimento disruptivo de aplicações. Com a sua integração Streamlit, os programadores podem criar aplicações poderosas e interativas – tudo dentro da Snowflake. Como parte disso, estamos a reduzir a complexidade de criar essas aplicações através da nossa estrutura de desenvolvimento denominada Snowpark, que permite que os programadores codifiquem na linguagem a sua escolha, como Python ou Java.

Já temos 590 dos 2022 Forbes Global 2000 (a 30 de abril de 2023) a utilizar o Data Cloud para unir dados isolados, descobrir e partilhar dados com segurança e executar diversas cargas de trabalho analíticas.

Inteligência Artificial… Onde se encaixa na SnowFlake?

Acreditamos que a IA está a causar uma mudança fundamental nos negócios e na sociedade. Todos os executivos de nível C estão a questionar-se o que é que a IA significa para os seus negócios. Fluxos de trabalho inteiros, categorias de software e requisitos de trabalho serão transformados pela IA nos próximos anos. A função da Snowflake é fornecer às organizações a infraestrutura de dados de que necessitam para enfrentar esses desafios e aproveitar a oportunidade apresentada pela IA e pelo machine learning.

Como a IA requer um universo vasto e crescente de dados públicos e privados, torna-se evidente o papel do Data Cloud no avanço da tendência recente de IA regenerativa e LLMs.

Estamos a trabalhar na extensibilidade da plataforma Snowflake há algum tempo, e é assim que trazemos o trabalho para os dados. A IA é um exemplo desse tipo de trabalho, e nem é preciso referir a sua importância crescente. Aumentámos também as nossas cargas de trabalho para incluir data science e ML para ajudar os nossos clientes a fazer mais.

Os clientes estão a escolher a Snowflake para cargas de trabalho de IA / ML porque somos capazes de ajudá-los a executar LLMs com segurança de dados corporativos, oferecemos funcionalidades orientadas por IA como funções e interface de utilizadores integrados e estamos a reinventar a experiência do programador e do administrador com a IA.

Mais recentemente, a Snowflake anunciou a aquisição da Neeva, uma tecnologia de busca de próxima geração alimentada por modelos de linguagem. Isso irá permitir aos utilizadores da Snowflake e aos programadores de aplicações criar experiências avançadas de pesquisa e conversação através da linguagem normal. Acreditamos que a Neeva irá aumentar a nossa oportunidade de permitir que os utilizadores não técnicos extraiam mais valor dos seus dados.

Além disso, continuamos a contruir como foco claro na segurança e na gestão de dados, trazendo o trabalho – neste caso, os LLMs – para os dados. Os investimentos e inovações da Snowflake incluem as nossas aquisições de Applica e da Steamlit.

Como está o vosso mercado em Portugal?

Muitas empresas portuguesas estão em processo de adoção de cloud e a redesenhar a transformação de negócios baseada em cloud. Estamos com os clientes em cada etapa dessa jornada e ajudamo-los nas suas tarefas de transformação digital. Contar com cerca de 8 000 clientes em todo o mundo coloca-nos numa excelente posição para disponibilizar a nossa tecnologia e a nossa experiência às empresas portuguesas para maximizar o valor dos seus dados.

Estamos a verificar uma grande tração de clientes no mercado, como, por exemplo, aqueles que marcaram presença no evento Data for Breakfast que realizámos recentemente em Lisboa – Outsystems e Profimetrics. Os clientes estão a perceber o poder de utilizar o Data Cloud da Snowflake e a mostrar a outras empresas locais o que pode ser alcançado com uma plataforma de dados em cloud eficaz. Outro aspeto importante na jornada do cliente é o valor que deriva de ter uma forte rede de parceiros locais e globais, como a Timestamp e a Deloitte. Através de uma estreita colaboração com os nossos parceiros, conseguimos ter uma relação de proximidade com os clientes para garantir que estamos a dar resposta às suas necessidades de dados.

A Snowflake na EMEA tem-se concentrado em mudar e consolidar a nossa posição como uma empresa vertical de pleno direito. Isso permite-nos ter relações de proximidade com os clientes, independentemente do setor eles operem, impulsionados pelas nossas ofertas personalizadas de Data Cloud. Em Portugal, estamos focados principalmente em setores como retalho e CPG – consume packaged goods –, saúde e ciências vivas, bem como tecnologia.

Pode falar do vosso portefólio?

Temos cerca de 8 000 clientes a nível global em várias verticais que estão a aceder à Data Cloud da Snowflake para mobilizar os seus dados. A Snowflake desenvolveu soluções verticais sob media, incluindo retalho e CPG, manufatura, telecomunicações, saúde e ciências da vida, media e entretenimento e serviços financeiros, para dar suporte a diferentes verticais e ter conversas mais profundas com esses clientes.

Pode dar exemplos concretos do que a Snowflake faz?

Os nossos clientes são a melhor representação do que pode ser alcançado através da utilização de dados. Por exemplo, a PromoFarma da DocMorris, um dos líderes em Espanha na venda online de produtos de saúde e cuidados pessoais, conseguiu poupanças significativas em custos e recursos após migrar para a Snowflake. A migração para a Snowflake libertou os engenheiros de dados para que se pudessem concentrar em tarefas de negócio mais importantes. Pablo Ros, CTO da PromoFarma da DocMorris disse que “a escalabilidade quase ilimitada da Snowflake e os rápidos tempos de ETL significam que a nossa plataforma de dados está sempre carregada com os dados mais recentes, permitindo-nos tomar decisões mais atualizadas e baseada em dados”.

A Hawkers, outro cliente líder na indústria europeia de óculos e óculos de sol, que desde a migração para o Data Cloud da Snowflake acelerou o seu processamento e análise de dados e reduziu significativamente os tempos de resposta para relatórios de dados e painéis. A empresa processa uma média de 500GB de dados por dia através da Snowflake, mas deve aumentar para 2-3TB por dia quando a plataforma abrir para novos casos de uso que não eram possíveis antes.

Quais serão as principais tendências, tecnologicamente falando nos próximos anos?

Existem duas tendências atuais que estão a impactar a forma com utilizamos os dados. O primeiro é o poder de trazer o trabalho para os dados, e não o contrário, como costuma acontecer. Ao trazer código de aplicações e data science (incluindo IA/ML) para mais perto de onde os dados residem, os clientes estão a perceber os benefícios de maior segurança, melhor desempenho e menor custo total de propriedade para muitas das suas cargas de trabalho com o uso intensivo de dados. O resultado é que muitos dados estão agora no centro do desenvolvimento de novas aplicações e serviços, transformando completamente as experiências do cliente.

A segunda tendência é o poder da IA generativa e dos LLMs. A IA generativa, com a sua capacidade de produzir resultados semelhantes aos humanos, capturou a imaginação da sociedade em geral. Traz disrupção, produtividade, bem como obsolescência para tarefas e setores inteiros. É uma tecnologia extremamente promissora, mas ainda estamos nos estágios inicias de adotá-la e entender todas as suas implicações.

Há uma série de questões que ainda temos que resolver no setor, e muitas delas estão relacionadas como implicações sociais e aspetos técnicos sobre segurança e conformidade. Uma grande ressalva à IA generativa é que as organizações devem ser realmente claras sobre quais são as promessas de governança e segurança de dados no que se regere a como elas expõem os seus dados privados a esses modelos. Segurança e governança são requisitos essenciais para todos os resultados intensivos de dados, com IA/ML não sendo diferente.

As organizações têm obrigações de privacidade para os seus dados, e necessitam ser cautelosas se estiverem a enviar dados para um serviço com garantias e promessas muito mais flexíveis e negligentes. Para empresas particulares, ser capaz de aproveitar essa tecnologia com segurança e privacidade de dados é um imperativo fundamental e é onde a Snowflake se está a posicionar de forma única.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: