Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia da Internet Segura 2024: os conselhos da WatchGuard

Dia da Internet Segura 2024: os conselhos da WatchGuard
Share it:
Dia da Internet Segura 2024: os conselhos da WatchGuard

Os investigadores da WatchGuard explicam tudo o que podemos fazer, enquanto utilizadores, para nos mantermos mais seguros online, lembrando que a tecnologia que utilizamos para nos protegermos é apenas parte da resposta global

O Dia da Internet Segura tem lugar em fevereiro de cada ano para sensibilizar para uma Internet mais segura e melhor para todos, mas especialmente para as crianças e os jovens. A WatchGuard® Technologies, líder mundial em cibersegurança unificada, lembra que as práticas eficazes de cibersegurança e segurança online dependem apenas em parte da tecnologia que utilizamos para nos protegermos a nós próprios e aos nossos dados.

"As considerações relativas à privacidade e outras preocupações relacionadas com a IA estão na ordem do dia neste momento. Com cada vez mais ferramentas e aplicações de IA a ficarem disponíveis ao público, a comemoração anual do Dia da Internet Segura deste ano é uma altura oportuna para chamar a atenção para os riscos associados à tecnologia de IA, bem como para as práticas das empresas que podem melhorar a segurança das crianças online. Lembre-se, se um serviço que utiliza é "gratuito", é provável que você e os seus dados sejam o produto", alerta Corey Nachreiner, diretor de segurança da WatchGuard Technologies.

Eis alguns conselhos de segurança da WatchGuard para pais, educadores, jovens e população em geral, neste Dia da Internet Segura.

· Leve a sério a sua privacidade online: Muitas vezes, entramos na Internet para socializar e partilhar coisas sobre nós próprios, pelo que é natural querermos partilhar. No entanto, os agentes de ameaças podem explorar coisas pequenas e aparentemente básicas sobre si para fazer coisas que não quereria. Poderá pensar que partilhar informações como o nome do seu animal de estimação, a cidade onde vive, a sua idade ou o seu aniversário é seguro, porque se trata de informações aparentemente inconsequentes. No entanto, um cibercriminoso pode utilizar estas informações contra si para, de forma nefasta, criar confiança, piratear uma das suas passwords ou mesmo fazer-se passar por si. Ao interagir online, deve sempre estabelecer uma relação de confiança verificada com um estranho antes de partilhar informações privadas e evitar completamente a partilha de demasiadas informações privadas em sítios que os estranhos possam ver.

· Nunca publique coisas que não gostaria que a sua avó ou um desconhecido visse: O conteúdo digital publicado online tem o potencial de viver para sempre e de se espalhar de forma viral, apesar dos controlos que pensa ter. Mesmo que pense que está a partilhar uma imagem com alguém em quem confia numa plataforma aparentemente segura, não é difícil que outros façam cópias digitais e publiquem repetidamente esses conteúdos noutros locais que não pode controlar. Mesmo que a plataforma lhe permita apagar a imagem ou publicação original, é possível que outra pessoa tenha conseguido aceder a esse conteúdo e o tenha partilhado noutro local, dando-lhe uma nova vida e tirando-o do seu controlo. E, por vezes, as coisas que publicamos podem não só ser embaraçosas, mas também fornecer informações críticas sobre nós próprios, das quais os autores de ameaças podem abusar.

· Saiba que é fácil fingir online ser alguém que não se é: Queremos poder partilhar online coisas sobre nós próprios com pessoas em quem confiamos, como amigos e entes queridos, e não há nada de errado nisso. No entanto, é preciso ter a certeza de que as pessoas que conhecemos online são realmente quem dizem ser. Um homem de 60 anos pode facilmente fingir ser uma rapariga de 15 anos para enganar os outros. Para além disso, a tecnologia pode ajudar as pessoas a fingirem ser alguém que conhecemos na vida real, copiando e utilizando as imagens dessas pessoas (como num perfil fraudulento do Facebook) ou utilizando tecnologia de IA para criar áudio e vídeo deepfake que soa e se parece com a pessoa que conhecemos. Quando conhecer pessoas online, deve ser cético no início e adotar uma abordagem de Confiança-Zero, encontrando formas de validar a sua identidade antes de partilhar demasiadas informações. Se for alguém que já conhece, é provável que possa fazer perguntas que só o seu verdadeiro amigo saberia. Se acabou de conhecer uma pessoa online, deve dedicar algum tempo a conhecê-la.

· Proteja a sua identidade online: Como já foi referido, é cada vez mais fácil para as pessoas fingirem ser outra pessoa online. Uma das razões pelas quais um cibercriminoso pode procurar todas as informações que partilha online é para se fazer passar por si e roubar a sua identidade. Se conseguirem obter acesso às suas contas, podem utilizar as personas online que utiliza. É por isso que deve proteger as suas contas online tanto quanto possível. Utilize passwords fortes e longas e autenticação de dois ou vários fatores (2FA/MFA) para reforçar a segurança de autenticação das suas contas. Não partilhe as suas credenciais com mais ninguém, nem mesmo com os seus amigos.

· Ensinar dicas gerais de segurança online: Existem muitas dicas de higiene online ou de boas práticas que os adultos devem sempre partilhar com os mais novos. Estas dicas incluem:

o As crianças devem sempre pedir autorização aos pais antes de acederem à Internet (até uma certa idade).

o Os pais devem limitar as aplicações, os jogos e os sites que a criança pode visitar àqueles que consideram adequados e não a deixar sair desses limites.

o Nunca partilhe o seu nome verdadeiro com estranhos.

o Nunca partilhe o seu endereço real com ninguém na Internet.

o As crianças não devem comprar aplicações ou fazer compras na aplicação sem a aprovação e supervisão dos pais.

o Não partilhe detalhes íntimos sobre si ou fotografias íntimas com ninguém online.

o Não desativar ou contornar qualquer software de segurança ou de filtragem que tenha sido ativado por um pai, tutor ou professor.

o Se alguma vez se sentir inseguro ou desconfiado relativamente a uma interação online, informe imediatamente os seus pais ou um adulto ou professor de confiança.

“Só estando sempre alerta e exercendo uma grande dose de precaução é nos podemos proteger melhor a nós e à geração mais jovem de utilizadores da Web de serem vítimas de ataques furtivos e garantir uma experiência mais segura na Internet”, conclui Corey Nachreiner.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: