Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

IA: da ficção científica à rotina quotidiana

IA: da ficção científica à rotina quotidiana
Share it:
A inteligência artificial (IA) foi, durante muitos anos, temática de ficção científica, mas hoje é impossível ignorá-la como ferramenta do quotidiano.
Com usos pessoais e corporativos, as ferramentas de IA proliferam, trazendo consigo um sem fim de oportunidades que podem ajudar a melhorar a gestão individual ou coletiva. Na verdade, alguns meios de comunicação, como o Explorador IA são uma referência na temática, oferecendo informação valiosa sobre inteligência artificial. Nestes, torna-se possível conhecer as novas ferramentas de IA e a melhor forma de utilizá-las de forma a que possam impactar positivamente na sua rotina e produtividade.
Apesar de algumas críticas ainda existirem e de se apresentarem desafios evidentes numa era virtual marcada pela IA, o facto é que esta tem vindo a apresentar-se como um recurso muito útil, cuja utilização ponderada pode vir a melhorar de forma substancial as rotinas diárias das pessoas ao redor do mundo.

Venha saber mais sobre a IA, os seus usos e o seu imenso potencial para vida do ser humano.

Usos quotidianos da IA no uso da web

A IA tem uma grande diversidade de usos, muitos dos quais podem facilmente ser identificados.

Hoje, ferramentas de correio eletrónico, sites e redes sociais recorrem à IA. A triagem de spam e pishing, a organização de conteúdos com base nas preferências dos utilizadores ou a apresentação de sugestões com base nas interações virtuais dos internautas são alguns dos principais usos deste tipo de recurso.

Os motores de busca são outro exemplo que merece referência, já que a IA veio agilizar os processos de pesquisa, ao antecipar o que o autor da mesma quer saber. Além de frequentemente completar a frase de pesquisa, este recurso pode ainda ordenar os resultados com base no uso anterior que um determinado utilizador fez no mundo digital.

Usos quotidianos da IA na rotina diária

Fora dos meandros da Internet, a IA também está a tornar-se parte essencial da rotina. Hoje, as pessoas utilizam cada vez mais os assistentes pessoais eletrónicos para apoiarem as suas necessidades quotidianas. A Alexa ou a Siri são já fenómenos reconhecidos internacionalmente pelo seu sucesso, sendo assistentes IA que se encontram em permanente aprendizagem e melhoramento.

Além disso, instrumentos de uso quotidiano, como o GPS ou os robôs de cozinha também já integram recursos de IA, que visam tornar as experiências diárias mais céleres e práticas para os utilizadores.

Empresas : da produtividade ao atendimento

No meio corporativo, o papel da IA é cada vez mais relevante. A IA pode servir vários interesses de empreendedores, ajudando a automatizar vários processos, desde a produção, ao acondicionamento, distribuição e até mesmo ao apoio ao cliente.

Ajudando a evitar o erro humano, estas ferramentas são ideais em contexto fabril, podendo apoiar a produção ou até substituir o uso de mão-de-obra humana em algumas situações. O seu uso pode contribuir para ambientes de trabalho mais dinâmicos, seguros e produtivos.

No contexto do atendimento, os chatbots ou chats automatizados foram fundamentais para que existisse acesso a um atendimento permanente (24/7), com a IA a responder de forma bastante clara a quase todos os problemas e situações mais relevantes e comuns, de forma dinâmica e imediata

IA : outros aspetos relevantes

A IA tem tido também um papel importante em áreas como a Medicina e a segurança.

No campo da saúde, esta permite tratamentos personalizados, uma análise mais completa do histórico clínico dos pacientes, estando a ser testada em procedimentos cirúrgicos que se prevê que venham a ter menor índice de erro do que quando são realizados por um humano.

Integrados em cidades a nível mundial, os sistemas IA estão também a permitir ambientes mais seguros em cidades inteligentes altamente inovadoras.

Muito há ainda para descobrir sobre o imenso potencial da IA. Ainda assim, é inegável que, passo a passo, ela é uma presença cada vez mais patente no nosso dia-a-dia.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: