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Agentforce reduz em 75% o tempo de criação de propostas comerciais e diminui trabalho manual das equipas de vendas

Agentforce reduz em 75% o tempo de criação de propostas comerciais e diminui trabalho manual das equipas de vendas
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Agentforce reduz em 75% o tempo de criação de propostas comerciais e diminui trabalho manual das equipas de vendas
  • Equipas geram propostas comerciais precisas em segundos, bastando descrever o que precisam — por exemplo, “Criar proposta para 25 licenças com 10% de desconto” — utilizando o Agentforce for Revenue, integrado no Revenue Cloud;
  • Configuração de produtos e de propostas complexas mais rápidas através do Product Configurator do Revenue Cloud, que suporta propostas com mais de mil linhas;
  • As equipas de receitas e de IT podem implementar o Agentforce em qualquer canal, graças a uma arquitetura API-first, onde todos os processos de receita estão disponíveis como API;

 

A Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), anuncia o lançamento do Agentforce for Revenue – uma solução de trabalho digital que assume tarefas de rotina como a criação de propostas, o seguimento de oportunidades e a introdução de dados, permitindo que cada representante de vendas possa estar concentrado no que realmente importa: criar relações e impulsionar as vendas.

Integrado no Revenue Cloud, o Agentforce combina o melhor dos humanos com agentes de IA, para simplificar todo o processo de quote-to-cash — desde a proposta e contratação até ao pedido e faturação — com maior rapidez, precisão e confiança.

 

Propostas instantâneas com o Agentforce for Revenue

O Agentforce permite que os representantes de vendas criem propostas precisas e personalizadas em segundos. Basta descreverem o que precisam — por exemplo, “Proposta para um novo gerador com o pacote de energia baseado na utilização” — e o Agentforce gera automaticamente a proposta, identificando os produtos, preços e termos corretos. A Salesforce já está a utilizar o Agentforce internamente e registou uma redução de 75% no tempo de criação de propostas, bem como uma diminuição de 87% no número de cliques por parte da sua equipa de vendas.

O Agentforce foi desenvolvido para proporcionar rapidez e precisão na criação de propostas em empresas de qualquer setor, desde a indústria transformadora à saúde. Veja-se o exemplo da AdMed, Inc., uma referência em formação farmacêutica e biotecnológica, que está a modernizar o seu processo comercial com o Revenue Cloud.

“O Revenue Cloud está a transformar a forma como fazemos negócio,” afirma Bill Francy, Presidente de Serviços ao Cliente da AdMed, Inc. “Estamos atualmente a testar o novo agente de propostas e esperamos reduzir o trabalho manual, acelerar os ciclos de negócio e enviar propostas aos clientes mais rapidamente do que nunca. Não se trata apenas de eficiência. Trata-se de concluir mais negócios e crescer de forma mais inteligente.”

 

Configuração de produtos mais rápida e inteligente

Gerar uma proposta é apenas o primeiro passo. Para desbloquear verdadeiramente a rapidez e a precisão ao longo de todo o processo, os vendedores precisam também de uma forma mais inteligente de configurar produtos. Após o início da proposta pelo Agentforce, os vendedores utilizam o configurador de produtos melhorado do Revenue Cloud para personalizar rapidamente ofertas complexas — incluindo propostas com mais de mil linhas.

Ao contrário das ferramentas CPQ tradicionais, baseadas exclusivamente em sistemas rígidos e com muitas regras, o novo motor lógico da Salesforce, baseado em restrições orientadas, complementa essas abordagens tradicionais, oferecendo maior flexibilidade para lidar com qualquer nível de complexidade. Utiliza regras bidirecionais e modelos de apontar e clicar para reduzir drasticamente o tempo de criação e manutenção das regras. Funciona como um GPS para propostas, que orienta os vendedores em tempo real para configurações válidas, acelerando o tempo de resposta.

As operações de receita atuais são mais complexas do que nunca. Segundo a Deloitte, 71% dos executivos B2B enfrentam dificuldades com processos de vendas manuais e fragmentados — e 13% dos negócios perdem-se devido à falta de integração entre ferramentas. Com os modelos híbridos de monetização a tornarem-se a norma, os vendedores já não têm tempo para combinar manualmente subscrições, preços baseados em uso e ofertas de serviços. O Revenue Cloud, potenciado pelo Agentforce, elimina essa complexidade, unificando todos os tipos de transações numa única proposta e transportando os dados da transação até à encomenda e à fatura.

 

Como funciona

A Salesforce reconstruiu a sua solução CPQ e lançou o novo Revenue Cloud: a primeira plataforma de receita verdadeiramente componível, com agentes de IA integrados. A sua arquitetura API-first expõe todos os processos de negócio relacionados com receita como APIs acessíveis, o que facilita a interação dos agentes com esses processos.

“O Salesforce CPQ impulsionou a segunda vaga da gestão de receita, ao permitir escalar modelos de receita recorrente,” refere Meredith Schmidt, EVP e GM do Revenue Cloud da Salesforce. “Agora, com o Revenue Cloud, estamos a lançar a terceira vaga: uma gestão de receita potenciada por uma plataforma componível, orientada por APIs e pronta para agentes, que permite que a receita flua sem fricção por todos os canais — desde representantes de vendas e portais de parceiros até ao self-service e serviços de campo.”

O Agentforce e o Revenue Cloud unificam dados estruturados e não estruturados (histórico de compras, catálogos de produtos, insights de ativos conectados) para ações oportunas e precisas. Estes dados, harmonizados no Data Cloud, capacitam a IA generativa orientada por agentes do Agentforce, permitindo que as equipas implementem agentes autónomos e orientados por objetivos, capazes de raciocinar e agir. Ao contrário dos assistentes de IA tradicionais, que apenas sugerem próximos passos, o Agentforce executa tarefas de ponta a ponta, libertando os vendedores para trabalho de maior valor

Ao longo de todo o processo, os dados são protegidos pela Trust Layer da Salesforce. Os agentes operam com base em permissões específicas para cada colaborador, garantindo que tanto os agentes como os colaboradores acedem apenas aos dados e ações autorizadas. Isto assegura que cada proposta cumpre as políticas da empresa, regras de preços e dados dos clientes, reduzindo significativamente o tempo necessário para gerar uma proposta.

Informação completa pode ser consultada aqui.

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