Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O Novo Android chama-se "Pie" e usa IA para melhorar utilização

Share it:



O Android 9 aproveita o poder da inteligência artificial para oferecer mais do seu telefone. Agora é mais inteligente, mais rápido adapta-se ao utilizador à medida que o usa.

Finalmente, a Google revelou nesta segunda-feira (6) o nome oficial do Android 9, até então apenas chamado de P. O novo sistema operativo se chama Pie ("torta", em português) e recebeu algumas novidades ainda não anunciadas pela empresa.

A Google já tinha anunciado algumas novidades do programa durante a sua apresentação para programadores. Agora, a gigante informou que os utilizadores de smartphones da linha Pixel, bem como de outros aparelhos já compatíveis com o beta, poderão fazer download do novo Android Pie.

A primeira grande novidade é uma utilização mais robusta de mecanismos de inteligência artificial embutido no Android. Com isso, o sistema operativo oferece uma série de pequenos confortos, como prever a sua próxima ação e até adaptar o consumo de bateria de acordo com a utilização do aparelho.

Com a proposta de fazer um sistema mais adaptável ao utilizador, a empresa adicionou a ferramenta Adaptive Battery, que gere a energia para determinadas funções em detrimento de outras, e o Adaptive Brightness, que regula o brilho da tela de acordo com a utilização.


Outro sistema adicionado é o App Action. Esta é uma pequena aba que fica na parte superior do aparelho e que apresenta as possíveis apps que pode precisar, dependendo da ação que estiver a desempenhar. Um exemplo é quando se coloca um fone de ouvido no aparelho e ele já sugere ações como, por exemplo, ligar para a lista de favoritos ou começar a tocar as músicas do Spotify. A ideia é que, com o tempo de uso, estas sugestões sejam ainda mais aperfeiçoadas.


Uma novidade deste sistema operativo também é o Slices. Trata-se de um pequeno card que aparece quando o usuário faz uma pesquisa por uma aplicação na barra do Google. O exemplo que a empresa dá é em relação ao Lyft (principal concorrente do Uber nos EUA). Quando um utilizador procura a app, já aparece uma barra não só para abrir a app (caso esteja instalado no aparelho), como a estimativa de tempo e preço para uma viagem para casa ou trabalho, por exemplo. Assim, esta é só uma forma mais fácil de aceder a algumas informações das aplicações.

Navegação

Além da introdução de mecanismos de inteligência artificial, o Android Pie também tem uma nova proposta de navegação pelo botão Home. Agora, o botão mostra uma versão em fullscreen das aplicações que estão abertas. Além disso, quando o utilizador desliza o dedo para cima em qualquer lugar da tela, também pode ver esta opção de preview dos programas em execução.

A ideia, segundo a Google, é fazer com que seja mais fácil a navegação com uma só mão, ainda mais para smarphones com ecrãs cada vez mais alongados.

Agora sempre que o utilizador selecionar um determinado trecho de texto, aparecerão sugestões de ações para aquela palavra ou frase. Outra introdução feita em relação ao mecanismo de inteligência artificial.

Aproveitamento no smartphone

Seguindo a tendência de melhorar a qualidade do tempo gasto pelos utilizadores no smartphone, o Android P agora tem toda uma gama de funcionalidades para ajudar o utilizador a pensar no modo como usa o seu telemóvel.

Agora, o sistema operativo tem um dashboard que informa detalhadamente o tempo que o utilizador gastou em cada uma das aplicações que usa, quantas vezes foram abertas e em que momentos. Com isso, o utilizador também pode colocar um alarme numa determinada aplicação caso exagere no tempo dedicado à mesma.
Outras funções novas são a de “não perturbe”, que elimina grande parte das notificações e possíveis notificações visuais no ecrã, para melhorar a concentração, e que modifica as configurações do aparelho de forma a despertar o menos possível nos momentos antes de dormir. O sistema operativo ainda oferece novidades em segurança e outras pequenas mudanças, como na forma de mostrar notificações e informações ao utilizador.

A notícia triste é que estas funções estão apenas disponíveis para utilizadores dos Pixel, e devem chegar para outros aparelhos com Android Pie provavelmente para o ano que vem. O Pie também deve chegar aos aparelhos que fazem parte do programa beta de testes, entre modelos da Sony, Xiaomi, HMD Global, OPPO, Vivo, OnePlus e Essential ainda no outono do Estados Unidos, o que seria próximo ao final do ano. Para outros dispositivos, é preciso que a própria fabricante lance a sua versão personalizada do Android Pie o que, dependendo da empresa e do modelo do aparelho, pode demorar a acontecer.

Fonte: Google 




Share it:

Android

Post A Comment:

0 comments: