Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como criar seu próprio site em algumas etapas

Confira as etapas para criar um bom site e tudo que você precisa focar para um site de boa qualidade.
Share it:
Se precisas de criar um site para o teu empreendimento, vamos ensinar-te uma maneira fácil e simples, seguindo as principais etapas.
Como criar seu próprio site em algumas etapas
Todo mundo sabe hoje em dia é fundamental ter um bom site, não apenas em requisitos de funcionalidade, mas também de aparência. Isso, porém, pode parecer assustador para quem não está familiarizado com o assunto.

Pois não precisas de te preocupar! É muito mais simples do que parece, confere connosco os principais pontos para criar o teu site:
  • Registar um domínio
  • Escolher o teu serviço de hospedagem
  • Escolher a ferramenta para criar o site
Registar um domínio

Essa é a parte mais simples, porém é bom estar atento a alguns detalhes que podem beneficiar o teu empreendimento! Antes de mais nada, vamos definir o que é o domínio: domínio é o nome do teu site, é por onde os utilizadores vão aceder através de um browser. É bom escolher um domínio com um registo comum, como .com ou .pt, mas se o orçamento estiver apertado há alternativas mais baratas. Além disso, há domínios específicos para o tipo de serviço que prestas.

Uma dica aqui é escolher uma empresa para registo de domínio que ofereça algum recurso na hora de contratar o plano de hospedagem. Como muitos dos preços são similares, às vezes consegues eliminar completamente o custo do registo ao contratar um plano de hospedagem que já o ofereça. Além disso, é muito útil quando há a opção de ferramenta criadora de sites incluida! Muitos planos de hospedagem oferecem esse recurso. Algumas das principais empresas são: Hostinger, GoDaddy, Locaweb, entre outras. Vale conferir!

Escolher o seu serviço de hospedagem

Como foi dito anteriormente, é importante olhar se o plano de hospedagem que a empresa oferece também inclui algum tipo de benefício como registo de domínio gratuito. Isso pode mitigar e muito os custos, fazendo com que um serviço tenha melhor orçamento.

Para além disso, algumas outras coisas que precisas de estar atento para escolher um serviço de hospedagem bom:
  • Se possui suporte bom e disponível
  • Se os preços praticados estão de acordo com o mercado
  • Se oferece recursos de segurança como certificado SSL gratuito
  • Se possui boa reputação com os clientes
  • Se os datacenters estão bem localizados, o que garante melhor latência e estabilidade

Escolher a ferramenta para criar seu site

Agora a parte mais importante, pois talvez seja a mais complicada para a maioria dos utilizadores: Como faço um site? Por sorte, existem alternativas amigáveis para quem não possui muito conhecimento de linguagem de programação, como o Wix ou Tray. Qual o melhor criador de sites? Vamos apresentar algumas soluções:

WordPress

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (do inglês CMS ou Content Management System) que facilita a vida de quem precisa criar um site.

Com uma interface muito intuitiva, não é à toa que é a ferramenta mais utilizada no mundo e está presente em muitos blogs, lojas virtuais, sites de notícias e todo tipo de conteúdo da rede. Além disso, ele possui código aberto!

O WordPress é facilmente customizável e pode ser transformado numa loja virtual, portfólio ou qualquer outra coisa.

Wix

O Wix é uma ótima alternativa para criar um site, com sua ferramenta criadora de sites fácil de utilizar, consegues em poucos cliques criar um site completamente funcional. Além disso, ele oferece algumas opções de criador de site grátis, com recursos limitados, para experimentares.

O grande forte do Wix está no design, bonito e simples de usar, qualquer um aprende facilmente a configurá-lo.

Ferramentas criadoras de sites nos planos de hospedagem:

Outra opção é utilizar as ferramentas criadores de sites dos próprios planos de hospedagem, como Locaweb ou GoDaddy oferecem.

Agora que vimos como configurar um site do jeito mais fácil e em poucas etapas, vamos estar atentos aos detalhes para tornar o teu site verdadeiramente profissional. Algumas coisas que precisas de considerar são: criação de conteúdo, marketing, templates, manutenção e atualização, opções de contato, entre outras. Vamos falar um pouco da importância de cada uma delas e como podes fazer para ter um bom desempenho sem gastar muito.

Criação de conteúdo

Um ponto importantíssimo hoje em dia é ter um conteúdo que prenda a audiência. Mais e mais profissionais especializam-se nesta área, justamente porque faz toda a diferença. Caso não sejas um especialista, é recomendável buscar assessores nesta área. Um gasto a mais no orçamento para contratar uma boa criação de conteúdo pode fazer toda a diferença para impulsionar o teu empreendimento e garantir retornos ainda maiores.

Marketing

A publicidade é a alma do negócio, principalmente nos dias atuais. Hoje tudo gira em torno da publicidade. Muitas vezes ela está associada ao conteúdo que a empresa oferece, como é o exemplo de publicidades de bancos na televisão. Quem nunca viu uma publicidade a tocar uma música feliz e te encantou por aquilo, mas já consideraste qual a relação com o serviço oferecido? Uma boa publicidade capta a audiência e faz com que os clientes se lembrem da tua marca.

Social media

Outro ponto importantíssimo hoje em dia é a presença de uma forte divulgação nas redes sociais. Isso mistura-se ao marketing, com técnicas específicas para uma boa divulgação nas redes. Muitas empresas contratam profissionais de social media para gerir as redes sociais e impulsionar o engagement!

Conteúdo otimizado para SEO

Outra parte importante da criação de conteúdo é otimizar o teu site para as ferramentas analíticas do Google, para que possas ter o maior retorno nas pesquisas da plataforma.

Templates

Para quem não tem muito orçamento para contratar um designer ou não possui o conhecimento para configurar um site sozinho, há templates disponíveis em muitos dos serviços de hospedagem! Um bom design faz toda a diferença e nenhum cliente vai continuar a usar o teu serviço caso o site apresente muitos erros ou inconsistências que dificultem o acesso.

Conclusões

Vamos retomar então as etapas e os principais pontos que te deves focar para criar facilmente um bom site: Registar um domínio, contratar uma hospedagem, utilizar um criador de sites ou uma ferramenta de gestão, construir bom conteúdo, ser ativo nas redes sociais e manter uma boa publicidade.

Sempre atento aos fatores na hora de escolher a hospedagem: Preço, estabilidade, recursos e suporte.

Enfim, esperamos que essas dicas ajudem a criar um site facilmente e a começar o teu empreendimento virtual!
Share it:

Post A Comment:

0 comments: