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Na era do hidrogénio: Bosch inicia a produção em massa do seu módulo de energia de célula de combustível

Na era do hidrogénio: Bosch inicia a produção em massa do seu módulo de energia de célula de combustível
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 Na era do hidrogénio: Bosch inicia a produção em massa do seu módulo de energia de célula de combustível

Vendas de 5 mil milhões de euros com tecnologias H2 até 2030

  • A Bosch opera ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio.
  • O presidente da Bosch, Stefan Hartung: “A Bosch conhece o caminho do hidrogénio e está a crescer com o hidrogénio”.
  • A Bosch irá investir quase 2,5 mil milhões de euros em tecnologia H2 entre 2021 e 2026.
  • A Bosch emprega mais de 3.000 pessoas na tecnologia de hidrogénio.
  • A experiência da Bosch no setor automóvel na procura pela economia do hidrogénio.


A Bosch está a entrar na era do hidrogénio da mobilidade. Na sua unidade de em Estugarda-Feuerbach, o fornecedor de tecnologia e serviços já iniciou a produção em massa do seu módulo de energia de célula de combustível. O cliente piloto é a empresa norte-americana Nikola Motors e seu camião elétrico a célula de combustível, que deve estrear-se no mercado norte-americano no terceiro trimestre de 2023. “Aqui em Estugarda-Feuerbach, na fábrica cuja história remonta há mais tempo do que qualquer outra fábrica da Bosch, o futuro do hidrogénio está prestes a acontecer”, afirma o Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, durante o evento Bosch Tech Day 2023. “A Bosch conhece bem o hidrogénio e está a crescer com o hidrogénio.” A empresa atua em toda a cadeia de valor do hidrogénio, desenvolvendo tecnologia para a sua produção e aplicação. Até 2030, a Bosch planeia gerar vendas de cerca de 5 mil milhões de euros com a tecnologia de hidrogénio.

Também no que diz respeito às suas soluções para a economia do hidrogénio, a Bosch conta com uma rede de produção global e a destreza das suas localizações na Alemanha. Por exemplo, a fábrica da Bosch em Bamberg, na Alemanha, fornecerá a fábrica de Feuerbach com a pilha de células de combustível. Além disso, componentes importantes do sistema, como o compressor de ar elétrico e o ventilador de recirculação, vêm da fábrica da Bosch em Homburg, na Alemanha. “A Bosch é uma das poucas empresas capazes de produzir em massa uma tecnologia tão complexa quanto pilhas de células de combustível. Não temos apenas a experiência necessária em sistemas, mas também a capacidade de expandir rapidamente novos desenvolvimentos para produção em massa”, explica Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da Bosch Mobility. A produção do módulo de energia de célula de combustível não está apenas a começar em Feuerbach, mas também em Chongqing, na China. Os componentes necessários terão como origem a fábrica de Wuxi. “A Bosch é a primeira empresa a produzir esses sistemas na China e na Alemanha”, refere Hartung. Além disso, a Bosch planeia também fabricar pilhas para aplicações móveis na sua fábrica nos Estados Unidos em Anderson, Carolina do Sul. Em todo o mundo, a empresa espera que, até 2030, um em cada cinco novos camiões, com peso de seis toneladas ou mais, apresente um motor de força com célula de combustível.

Bosch ajuda a moldar a economia do hidrogénio e identifica obrigações por parte dos decisores políticos

Somente com o hidrogénio pode haver um mundo com clima neutro. Para a Bosch, isso é claro. A empresa defende fortemente o estabelecimento de uma economia de hidrogénio e está a intensificar os seus investimentos em hidrogénio. Entre 2021 e 2026, a Bosch terá investido um total de quase 2,5 mil milhões de euros no desenvolvimento e produção das suas tecnologias H2. Isto significa mais de mil milhões de euros do que o previsto no plano de investimentos para 2021 a 2024. As oportunidades de negócios para a Bosch são enormes, assim como o efeito nos empregos. Atualmente, existem mais de 3.000 pessoas na Bosch a trabalhar em tecnologias de hidrogénio, mais da metade na Europa. A maioria das vagas pode ser preenchida dentro da empresa, especialmente com pessoas que já trabalharam no setor de negócio relacionado com o powertrain.

No entanto, as perspetivas futuras para o negócio do hidrogénio dependem do ambiente político. Hartung acredita especialmente que a Europa deve fazer muito mais para criar um contrapeso ao ritmo acelerado de desenvolvimento noutras regiões do mundo, como é o caso dos Estados Unidos. Mais especificamente, o presidente da Bosch tem quatro pedidos para os decisores políticos alemães e europeus: “Primeiro, temos de acelerar o ritmo da produção de hidrogénio na UE. Em segundo lugar, as cadeias de fornecimento globais devem ser estabelecidas e, em terceiro lugar, o hidrogénio deve ser usado em todos os setores da economia”. Como quarto ponto, o CEO da empresa enfatizou a importância de criar rapidamente uma infraestrutura para a distribuição de hidrogénio na Europa.


​Tecnologia da Bosch começa com a eletrólise e termina com o motor a hidrogénio

De qualquer forma, a Bosch está pronta e a aplicar a experiência no setor automóvel à economia do hidrogénio como nenhuma outra empresa. É por isso que a empresa também está envolvida na produção de H2. No início de 2023, a Bosch começou a construir protótipos para eletrólise usando membranas de troca de protões – por outras palavras, o inverso do método de conversão de energia usado em células de combustível móveis. A partir do outono, a empresa pretende disponibilizar protótipos de 1,25 megawatts para aplicações piloto e está a caminho de iniciar a produção em volume em 2025. A Bosch está a explorar várias opções para o uso de hidrogénio. Células de combustível estacionárias de óxido sólido podem ser usadas para o fornecimento distribuído de energia e calor. Num projeto piloto no hospital em Erkelenz, perto de Colónia, na Alemanha, a Bosch quer usar essa tecnologia para atingir uma eficiência geral de 90%. A microusina funcionará inicialmente com gás natural, mas pode ser convertida em hidrogénio verde. Além do motor de força com célula de combustível, a Bosch está também a trabalhar no motor a hidrogénio, desenvolvendo sistemas tanto para injeção direta como injeção no coletor. Esta solução é particularmente adequada para veículos pesados em percursos longos com cargas especialmente pesadas. “Um motor a hidrogênio pode fazer tudo o que um motor a diesel faz, mas, além disso, é neutro em carbono. Também permite uma entrada rápida e económica na mobilidade baseada em hidrogénio”, afirma Heyn. Uma grande vantagem é que já existem mais de 90% das tecnologias de desenvolvimento e produção necessárias para isso. Espera-se que o motor H2 seja lançado a partir de 2024. Neste momento, a Bosch tem quatro pedidos para projetos de produção das principais regiões económicas e espera volumes unitários de seis dígitos até 2030. Também neste campo, a Bosch está a assumir a dianteira da economia do hidrogénio de forma dinâmica.


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