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Resoluções digitais de Ano Novo ganham mais importância

Resoluções digitais de Ano Novo ganham mais importância
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Resoluções digitais de Ano Novo ganham mais importância

· Quase metade das pessoas fizeram resoluções digitais para o ano de 2024

· Passwords difíceis e desintoxicação dos dispositivos eletrónicos fazem parte da rotina diária das pessoas

Á medida que o mundo recebe 2024, a tecnologia integra cada vez mais as resoluções de novo ano e as pessoas já não desejam apenas saúde e bem-estar. Segundo uma investigação realizada pela Kaspersky, quase metade das pessoas na Europa decidiram fazer mudanças impactantes nos seus hábitos digitais para este ano.

As resoluções digitais consistem nas promessas de mudança dos hábitos online e da sua proteção da privacidade para este ano, uma vez que as pessoas passam cada vez mais do seu tempo a navegar na internet. Segundo dados recolhidos pela Kaspersky, 46% dos europeus prometem mudar do seu estilo de vida digital neste novo ano que agora começa. Um dos dados retirados deste estudo, que se relevou surpreendente, é que a grande maioria das pessoas que fizeram uma resolução digital para 2023 (76%) cumpriu-a.

As resoluções digitais mais populares para este ano são as seguintes:

· Fazer uma desintoxicação digital através da redução do tempo de utilização de ecrã e dispositivos eletrónicos (22%)

· Utilizar de palavras-passes mais seguras e fortes (14%)

· Utilizar a internet para gerar dinheiro e ir mais longe na vida (11%)

· Ser mais consciente em relação às hiperligações nas quais clico (10%)

· Não adormecer ao telemóvel (8%)

Espanha e Itália (60% e 58%, respetivamente) foram os países que demonstraram uma maior adesão a esta tendência e onde os inquiridos afirmaram estar empenhados em fazer uma resolução digital para 2024. Já em frança (35%), no Reino Unido (39%), na Alemanha (42%) e nos Países Baixos (43%), as pessoas demonstraram menos interesse na matéria. Dentro da amostra inquirida, houve mais homens a afirmarem que tomariam uma resolução digital (50%) do que mulheres (43%). Relativamente aos mais jovens, estes estão mais inclinados a fazê-lo do que os mais velhos (64% da Geração Z, em comparação com 29% dos Baby Boomers).

Passwords mais fortes, encontros e mais bom-senso

No que diz respeito à privacidade digital e aos hábitos deste ano, para além da utilização de passwords mais fortes, as principais resoluções para 2024 centraram-se no desenvolvimento de uma melhor gestão do email (16%) e na realização de mais cópias de segurança. A alteração das definições de cookies (12%) também desempenha um papel mais importante no nosso mundo profissional e pessoal. No Reino Unido, 24% dos inquiridos afirmaram que iriam utilizar passwords mais fortes, em comparação com a França e com a Alemanha (19%). Por outro lado, na Alemanha deram proporcionalmente mais importância à realização de cópias de segurança com maior regularidade (19% contra 10% no Reino Unido, França e Países Baixos, 11% em Itália e 12% em Espanha).

De acordo com este estudo, 12% das pessoas farão um maior esforço para se encontrar mais vezes pessoalmente em 2024, em vez de se apenas online, quer seja para reuniões de trabalho, ou para pôr a conversa em dia com a família e amigos, enquanto 11% estão a utilizar a função "não incomodar" do seu smartphone com mais frequência.

Para o novo ano, 10% das pessoas pretendem deixar de seguir contas e grupos nas redes sociais com os quais não se identificam ou que não lhes trazem qualquer felicidade e 8% dos utilizadores dizem que vão aumentar a utilização de aplicações de bem-estar, como aplicações de fitness, de sono ou guias de meditação.

“Passamos mais tempo do que nunca online e, tal como gostamos de avaliar e ajustar constantemente a nossa vida real para sermos mais felizes e saudáveis, faz sentido fazer o mesmo com a nossa vida online. É animador ver que as pessoas estão a perceber a importância de melhorar a vida digital, estabelecendo uma desintoxicação digital ou limites, organizando os ficheiros e melhorando as práticas de segurança e privacidade”, David Emm, Investigador Principal de Segurança da Kaspersky

De acordo com o mesmo responsável, “estas medidas podem ter um grande impacto na segurança online e melhorar a nossa saúde mental, reduzindo a preocupação com fraudes e com a possibilidade de sermos vítimas de burlas. Ter mais cuidado com as passwords, não clicar em ligações suspeitas ou rever as definições das redes sociais, pode criar um estilo de vida digital mais organizado, seguro e equilibrado. Seria maravilhoso que 2024 fosse o ano digital mais seguro de sempre e que as pessoas continuassem a avaliar e a melhorar as práticas de cibersegurança”.

Dicas de segurança para 2024

A Kaspersky está a incentivar as pessoas a reavaliarem e ajustarem regularmente os seus hábitos digitais, de forma a promoverem o seu bem-estar e produtividade. Devem, também, desafiar os seus amigos e familiares a tomarem resoluções digitais. A Kaspersky recomenda que siga estes passos simples para manter as suas informações digitais privadas:

· Proteger todos os dispositivos utilizando soluções de segurança;

· Proteger todos os dispositivos utilizados para transações online - operações bancárias, compras, socialização - aplicando correções assim que estiverem disponíveis.

· Utilizar uma password única e complexa para todas as suas contas online, com a ajuda de um gestor de palavras-passe como, por exemplo, o Kaspersky Password Manager;

· Rever cuidadosamente as definições de privacidade e segurança, limitando o que pode ser visto e partilhado;

· Desativar as aplicações e funcionalidades, exceto se estiverem a ser utilizadas;

· Desativar os serviços de rastreio e de localização;

· Configurar o seu navegador para limpar os cookies regularmente;

· Verificar os endereços de correio eletrónico em serviços como o "Have I Been Pwned" para ver se alguma das suas contas digitais foi comprometida.

Metodologia da investigação

O estudo online foi realizado numa amostra de 5500 adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Países Baixos, com quotas representativas a nível nacional para o género, a idade e a região. Esta investigação foi concretizada pela Arlington Research, uma agência independente de estudos de mercado, entre o mês de novembro e dezembro de 2023.
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