- Para 41% dos inquiridos, ainda existem boas oportunidades nestes dias, apesar de acharem que estas são cada vez mais raras
- O cartão de débito (39%) e o MB Way (27%) destacam-se como os métodos de pagamento mais utilizados
- 35% dos portugueses vai aproveitar os descontos para comprar presentes de Natal
- 26% dos consumidores planeia gastar entre 100€ a 250€ e apenas 5% pretende gastar acima dos 500€
- O segmento tecnológico revela o maior interesse este ano (20%)
Novembro e dezembro são dois meses associados a grandes volumes de compras pelas famílias, e nesse sentido, a Escolha do Consumidor desenvolveu um estudo sobre as intenções e comportamentos dos consumidores durante a Black Friday e a Cyber Monday. A análise aborda temáticas como, quais os produtos mais procurados, os valores médios de despesa e as preferências nos métodos de pagamento, entre outras.
Metade dos entrevistados (50%) afirma
que a maioria das suas compras será para uso próprio, demonstrando
uma inclinação para o consumo pessoal e para a satisfação de necessidades
individuais. 20% vai comprar sobretudo para oferecer e 21% prefere fazer uma
combinação equilibrada entre compras pessoais e ofertas. Apenas 9% ainda não
sabe o destino das suas aquisições.
De acordo com os dados obtidos, 20%
dos inquiridos planeia adquirir produtos tecnológicos e 19% demonstra mais
interesse em comprar artigos de moda e acessórios. A preferência por estas
categorias reflete a crescente importância da inovação e da atualização pessoal
nas decisões de consumo dos participantes. Outras categorias com expressão
relevante incluem artigos para casa (16%), eletrodomésticos e beleza
e cosmética (ambos com 12%). Brinquedos e jogos representam ainda 7%
das escolhas dos entrevistados. No entanto, 14% revela não ter intenções de
realizar compras nestes dias de grandes promoções.
Há quem pense já na época natalícia,
pois 35% dos portugueses indica que vai aproveitar os descontos destes
dias para comprar alguns presentes de Natal. Para além disso, 22% refere
que grande parte das suas compras será destinada às ofertas natalícias,
evidenciando uma tendência de planeamento antecipado. 23% vai comprar artigos
apenas para uso pessoal e 20% não decidiu ainda se irá
adquirir produtos para o Natal.
Quando questionados sobre quanto prevêem
gastar na Black Friday e Cyber Monday este ano, 26% dos consumidores
pretende gastar nas suas compras entre 100 a 250 euros, 19% entre 50 a 100
euros, 16% prevê gastar entre 250 a 500 euros e apenas 5% prevê um
gasto acima dos 500 euros. Por outro lado, 13% planeia gastar até 50 euros
e 21% admite não saber ainda quanto vai gastar, exibindo assim prudência ou
indefinição nas suas intenções.
Apesar do crescimento do comércio
online, 35% dos participantes vai fazer a maioria das suas compras em
lojas físicas, reforçando a importância do contacto direto com os
produtos e do papel da experiência presencial nas decisões de compra. Já 26%
dos inquiridos prefere adquirir artigos em plataformas digitais devido à facilidade
e conivência do processo de compra. Por fim, 24% vai dividir as compras entre
ambos os formatos.
No geral, o cartão de débito destaca-se
como o método de pagamento mais utilizado pelos entrevistados (39%).
O MB Way,
com 27%, consolida-se como uma das soluções digitais mais populares em
Portugal, seguido do cartão de crédito (18%). Com menor expressão surgem as
opções de pagamento em dinheiro (11%) e a transferência bancária (4%). Somente
1% dos inquiridos utiliza outros métodos de pagamento.
Relativamente aos descontos na Black
Friday e Cyber Monday, 41% dos consumidores acredita que ainda
existem boas oportunidades, mas que estas são cada vez mais raras,
sugerindo uma perceção de maior desconfiança face às campanhas de descontos. 35%
tem uma visão mais positiva, assegurando que há boas oportunidades de negócio
durante estas épocas. Para 11% dos inquiridos, os descontos são ilusórios,
refletindo assim uma falta de confiança na transparência das promoções. Os
restantes 13% não tem uma opinião formada sobre o tema.



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