- O
Atlas Reasoning Engine da Salesforce introduz um modelo de raciocínio
híbrido com os modelos Gemini, permitindo que agentes de IA combinem a
criatividade da inteligência artificial com a fiabilidade dos processos
empresariais.
- A
parceria alargada expande-se agora ao Google Workspace, integrando as
capacidades de vendas e de serviço do Agentforce 360 em todo o ecossistema
colaborativo.
- A nova integração entre a API de pesquisa em tempo real do Slack e o Gemini Enterprise, disponibiliza capacidades avançadas de análise de dados, IA de agente e orquestração de agentes de nova geração, diretamente na interface conversacional do Slack.
A Salesforce (NYSE: CRM) e a Google anunciam a expansão da sua parceria estratégica, com uma nova vaga de inovações em inteligência artificial que visam transformar o universo empresarial. Esta colaboração integra os avançados modelos Gemini da Google na nova plataforma Agentforce 360 da Salesforce.
O reforço da parceria coloca a produtividade dos colaboradores no centro da experiência, ao integrar o Agentforce 360 com o Google Workspace — tanto para vendas como para serviços de TI — e ao expandir a integração do Gemini da Salesforce, já disponível no Gmail, para outras ferramentas do ecossistema Google Workspace.
Para colaboradores e
clientes, estas integrações proporcionam experiências contínuas, contextuais e
seguras em todos os pontos de contacto, criando confiança e estabelecendo um
novo padrão para interações empresariais inteligentes e conectadas.
Integração com Gemini e interoperabilidade de agentes de nova geração
Os clientes podem agora
utilizar os modelos Gemini para potenciar o Atlas Reasoning Engine da
Salesforce — o “cérebro” por detrás do Agentforce — ampliando o leque de
modelos disponíveis e explorando a inteligência multimodal dos Gemini para
resolver problemas empresariais complexos e multietapa.
Como o motor de raciocínio agora suporta raciocínio híbrido, os utilizadores dos Gemini podem implementar agentes de IA na Salesforce, que oferecem resultados mais precisos e consistentes para as suas operações.
A Salesforce e a Google estão também a expandir as capacidades dos Large Action Models (LAMs) que permitem automatizar processos e não apenas gerar texto, através de modelos Gemini otimizados, que superam os LLMs líderes do mercado nos principais indicadores de CRM. Isto traduz-se numa automação mais fiável e precisa de processos empresariais complexos.
“No ambiente empresarial, é essencial que os agentes de IA sejam altamente capazes e consistentes, especialmente em casos de uso críticos”, afirma Silvio Savarese, Chief Scientist da Salesforce. “Em conjunto, estamos a definir um novo padrão para o futuro da Agentic Enterprise, até ao nível do modelo.”
O compromisso conjunto com
uma IA de nível empresarial é reforçado pelo apoio da Salesforce e da Google a
padrões abertos, como o Model Context Protocol (MCP) e o Agent2Agent (A2A), que
permitem a colaboração entre múltiplos agentes em diferentes plataformas e
domínios especializados. Estas inovações complementam as capacidades avançadas
de orquestração do Agentforce 360, que ligam agentes, dados e ferramentas em
toda a organização.
Criar uma força de trabalho potenciada por IA — liderada pelo Google Workspace, Gemini e Agentforce 360
A Salesforce e a Google
têm uma parceria de longa data dedicada a melhorar a experiência dos
colaboradores através da integração contínua entre o Google Workspace e a
Plataforma Salesforce. Essa colaboração é agora ampliada com o Agentforce 360,
a mais recente evolução da plataforma de agentes de IA da Salesforce.
Com esta integração, os utilizadores podem aceder às aplicações Salesforce Customer 360, como o Agentforce Sales e o Agentforce Service, diretamente a partir de ferramentas Google Workspace como o Gmail e o Meet.
Por exemplo, a visita de um utilizador a um site pode acionar o Agentforce Sales para iniciar uma conversa personalizada no Gmail, qualificar o potencial cliente e agendar uma reunião no Google Calendar. E com a integração ampliada do Gemini em todo o Workspace, um vendedor pode aceder com segurança aos dados e insights do CRM através de aplicações como o Sheets, Docs, Drive, Slides e Meet.
A nova solução Agentforce IT Service disponibiliza ainda integrações pré-configuradas com o Google, permitindo às equipas de agentes e de TI aumentar a velocidade e a qualidade dos serviços de suporte, em casos de uso comuns como:
- automatização do acesso ao Google Workspace,
- gestão da segurança de
dispositivos de colaboradores com ChromeOS,
- e análise de tendências de serviço de TI através do Looker.
“A integração mais
profunda entre o Google Workspace, o Gemini e a Salesforce tem o poder de
transformar fundamentalmente a forma como as equipas trabalham”, explica George Kwon, VP of
Product Management para o Google Workspace Platform and Growth. “Esta
colaboração une informação empresarial crítica a uma poderosa assistência
baseada em IA, ajudando as equipas de vendas, serviço e TI a tomar decisões
mais inteligentes e a simplificar o trabalho — tudo a partir das ferramentas
que já utilizam diariamente.”



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