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Salesforce e Google expandem parceria com integrações avançadas entre o Agentforce 360 e o Gemini Enterprise

Salesforce e Google expandem parceria com integrações avançadas entre o Agentforce 360 e o Gemini Enterprise
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Salesforce e Google expandem parceria com integrações avançadas entre o Agentforce 360 e o Gemini Enterprise
  • O Atlas Reasoning Engine da Salesforce introduz um modelo de raciocínio híbrido com os modelos Gemini, permitindo que agentes de IA combinem a criatividade da inteligência artificial com a fiabilidade dos processos empresariais.
  • A parceria alargada expande-se agora ao Google Workspace, integrando as capacidades de vendas e de serviço do Agentforce 360 em todo o ecossistema colaborativo.
  • A nova integração entre a API de pesquisa em tempo real do Slack e o Gemini Enterprise, disponibiliza capacidades avançadas de análise de dados, IA de agente e orquestração de agentes de nova geração, diretamente na interface conversacional do Slack.

A Salesforce (NYSE: CRM) e a Google anunciam a expansão da sua parceria estratégica, com uma nova vaga de inovações em inteligência artificial que visam transformar o universo empresarial. Esta colaboração integra os avançados modelos Gemini da Google na nova plataforma Agentforce 360 da Salesforce.

O reforço da parceria coloca a produtividade dos colaboradores no centro da experiência, ao integrar o Agentforce 360 com o Google Workspace — tanto para vendas como para serviços de TI — e ao expandir a integração do Gemini da Salesforce, já disponível no Gmail, para outras ferramentas do ecossistema Google Workspace.

Para colaboradores e clientes, estas integrações proporcionam experiências contínuas, contextuais e seguras em todos os pontos de contacto, criando confiança e estabelecendo um novo padrão para interações empresariais inteligentes e conectadas.

 

Integração com Gemini e interoperabilidade de agentes de nova geração

Os clientes podem agora utilizar os modelos Gemini para potenciar o Atlas Reasoning Engine da Salesforce — o “cérebro” por detrás do Agentforce — ampliando o leque de modelos disponíveis e explorando a inteligência multimodal dos Gemini para resolver problemas empresariais complexos e multietapa.

Como o motor de raciocínio agora suporta raciocínio híbrido, os utilizadores dos Gemini podem implementar agentes de IA na Salesforce, que oferecem resultados mais precisos e consistentes para as suas operações.

A Salesforce e a Google estão também a expandir as capacidades dos Large Action Models (LAMs) que permitem automatizar processos e não apenas gerar texto, através de modelos Gemini otimizados, que superam os LLMs líderes do mercado nos principais indicadores de CRM. Isto traduz-se numa automação mais fiável e precisa de processos empresariais complexos.

“No ambiente empresarial, é essencial que os agentes de IA sejam altamente capazes e consistentes, especialmente em casos de uso críticos”, afirma Silvio Savarese, Chief Scientist da Salesforce. “Em conjunto, estamos a definir um novo padrão para o futuro da Agentic Enterprise, até ao nível do modelo.”

O compromisso conjunto com uma IA de nível empresarial é reforçado pelo apoio da Salesforce e da Google a padrões abertos, como o Model Context Protocol (MCP) e o Agent2Agent (A2A), que permitem a colaboração entre múltiplos agentes em diferentes plataformas e domínios especializados. Estas inovações complementam as capacidades avançadas de orquestração do Agentforce 360, que ligam agentes, dados e ferramentas em toda a organização.

 

Criar uma força de trabalho potenciada por IA — liderada pelo Google Workspace, Gemini e Agentforce 360

A Salesforce e a Google têm uma parceria de longa data dedicada a melhorar a experiência dos colaboradores através da integração contínua entre o Google Workspace e a Plataforma Salesforce. Essa colaboração é agora ampliada com o Agentforce 360, a mais recente evolução da plataforma de agentes de IA da Salesforce.

Com esta integração, os utilizadores podem aceder às aplicações Salesforce Customer 360, como o Agentforce Sales e o Agentforce Service, diretamente a partir de ferramentas Google Workspace como o Gmail e o Meet.

Por exemplo, a visita de um utilizador a um site pode acionar o Agentforce Sales para iniciar uma conversa personalizada no Gmail, qualificar o potencial cliente e agendar uma reunião no Google Calendar. E com a integração ampliada do Gemini em todo o Workspace, um vendedor pode aceder com segurança aos dados e insights do CRM através de aplicações como o Sheets, Docs, Drive, Slides e Meet.

A nova solução Agentforce IT Service disponibiliza ainda integrações pré-configuradas com o Google, permitindo às equipas de agentes e de TI aumentar a velocidade e a qualidade dos serviços de suporte, em casos de uso comuns como:

  • automatização do acesso ao Google Workspace,
  • gestão da segurança de dispositivos de colaboradores com ChromeOS,
  • e análise de tendências de serviço de TI através do Looker.

“A integração mais profunda entre o Google Workspace, o Gemini e a Salesforce tem o poder de transformar fundamentalmente a forma como as equipas trabalham”, explica George Kwon, VP of Product Management para o Google Workspace Platform and Growth. “Esta colaboração une informação empresarial crítica a uma poderosa assistência baseada em IA, ajudando as equipas de vendas, serviço e TI a tomar decisões mais inteligentes e a simplificar o trabalho — tudo a partir das ferramentas que já utilizam diariamente.”

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