Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é teclado mecânico e qual a diferença para o normal

O que é teclado mecânico e qual a diferença para o normal, todos os conceitos e explicações
Share it:
Muitos perguntam, mas o que é um teclado mecânico? Qual a verdadeira utilidade destes? Quais a diferenças paras os teclados normais?

teclado mecânico

Dúvidas essas que vamos tentar explicar ao longo destes artigo, começando por definições, explicar as diferenças e ver qual é a verdadeira utilidade destes teclados.

O que é um teclado mecânico?


Ao contrário dos modelos que usam membranas, a maioria que acompanham os PCs gratuitamente, os mecânicos oferecem um mecanismo separado para cada botão, resultando em melhor feedback e mais durabilidade.

Especialmente para quem gosta de jogar ou usa o computador como ferramenta de escrita, um dispositivo do tipo pode virar rapidamente uma parte essencial da tua vida.

Na prática, se clicas numa letra num teclado normal, a pressão faz com que três membranas de silicone e borracha encostem umas nas outras, fechando o circuito e enviado o sinal ao computador.

O maior problema é que essas camadas formam um tecido que passa por baixo de todas as teclas ao mesmo tempo, tornando a digitação mais propensa a erros.

Num teclado mecânico, por outro lado, não há perigo de o computador entender que estás a pressionar a tecla errada, porque cada tecla tem um conjunto de interruptor e mola próprios para enviar o sinal.

teclado mecânico


O resultado é um teclado com resposta mais clara ao utilizador, que minimiza erros e é muito mais durável.

teclado mecânico


Talvez a marca de teclados mecânicos mais conhecida em todo o mundo seja a marca Razer.

Estes teclados também são conhecidos por ter um preço bem mais elevado que os normais.

Tipos de teclado mecânico


Há seis tipos de teclado mecânico, que variam conforme o tipo de mecanismo que está debaixo de cada tecla:
  • Cherry MX Black;
  • Cherry MX Red,;
  • Cherry MX Brown; 
  • Cherry MX Blue;
  • Cherry MX Green; 
  • Cherry MX Clear;

teclado mecânico


Esses mecanismos diferenciam-se, basicamente, pela resistência da mola e consequente força necessária para serem pressionados, sendo o modelo Black o mais suave e o Clear o mais duro.

Outro factor importante na hora de escolher o teclado mecânico ideal é o som emitido pelas teclas. Como o sistema é baseado num mecanismo físico, o material do interruptor e a resistência da mola vão ditar o “clique” ouvido quando uma tecla é pressionada. Os tipos Cherry MX Brown são conhecidos pelo som mais alto e agudo, enquanto os Cherry MX Black são os mais silenciosos.

A maioria deles utiliza o mecanismo Cherry MX Blue, que é o mais popular entre os teclados mecânicos por proporcionar, para muitos, o equilíbrio ideal entre som, resposta de toque e resistência.

Teclado Mecânico vs Teclado Normal


Vamos começar que estudos apontam que um teclado mecânico aguenta milhões de cliques nas teclas
contra alguns milhares dos modelos normais. Só aqui existe uma diferença estrondosa.

A maioria dos teclados encontrados no mercado actualmente possui três camadas de plástico combinadas entre si que estão localizadas logo abaixo das teclas. Quando a parte superior e a parte inferior desse material se conectam (quando clicas), elas enviam um sinal eléctrico ao computador que indica qual letra, numero ou símbolo deve aparecer no ecrã. Já a camada central desse material possui um pedaço de borracha ou silicone em fórmula de cúpula que não só é responsável por fazer a ligação entre as partes, como dá a resposta táctil que sentes ao clicar numa tecla.

teclado normal


Os teclados normais apresentam como principal vantagem o custo reduzido e uma maior resistência a contacto com líquidos. No entanto, a borracha utilizada não favorece uma resposta táctil muito boa, o que faz com nem sempre saibas qual a pressão necessária para activar uma tecla.

Em contrapartida, os teclados mecânicos substituem essa película de borracha por molas ou outros mecanismos mecânicos. Isso se traduz num retorno mais rápido das teclas à sua posição original e em uma redução na força necessária para digitar, já que os botões providenciam uma resposta táctil mais aguçada que vem acompanhada de um sinal sonoro bastante perceptível — o famoso “clique” que lembra o som produzido por máquinas de escrever.

Utilidade - Vale a pena adquirir um?


Decidir pela compra de um teclado mecânico tem a ver com a maneira como utilizas o computador. Para navegação pelas redes sociais é completamente dispensável.

No entanto, quem costuma utilizar o computador para escrever (trabalho, pesquisas escolares ou textos em blogs) deve achar o investimento num teclado mecânico bastante válido. Permite que escrevas com uma maior exactidão e com maior rapidez. A lógica por detrás disto é bastante simples: graças às respostas táctil e sonora mais apuradas, esse tipo de teclado permite que cliques com menos esforço, o que se reflecte numa maior velocidade de escrita.

Talvez onde estes teclados são mais importantes é no que toca aos Gamers que usam o PC como principal fonte para jogar. Quando jogas estes teclado fazem com que jogues com melhor exactidão, tempo de resposta mais rápido, além de maior durabilidade e impacto a "pancadas" nas teclas, que é normal em quem joga.

Eu como blogger estou escrevi este texto com um teclado mecânico, desde que experimentei que não quero outra coisa.

Onde encontrar este tipo de teclados?


Os teclados de marca são mais caros, marcas como a Razer podem andar numa média de preços entre os 50-100€. Podes encontrar em muitas lojas tanto físicas como online como por exemplo a Amazon: teclado.

Podes optar por marcas não tão conhecidas: http://bit.ly/2nhKIbR

Eu por exemplo tenho um ThunderRobot K70 que divulgarei a minha análise brevemente.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: