Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

CoreELEC - Uma nova vida para as Boxs Android com Amlogic

CoreELEC - Uma nova vida para as Boxs Android com Amlogic
Share it:
Começo por explicar o que é CoreELEC. O CoreELEC é uma distribuição Linux, baseada na tecnologia Kodi, para o hardware da Amlogic.


Ou seja, funciona apenas em dispositivos que tenham processador Amlogic.

Esta distribuição é muito simples e leve e pode dar uma nova vida à tua Box Android e explico porquê em dois tópicos:
  • Boxs mais antigas: Como são mais lentas e com hardware ultrapassado esta distribuição simples pode dar uma nova vida a essa box.
  • Duplo Sistema operativo: Existe quem prefira estas simples distribuições baseadas no Kodi, porque pode "ver-se" tudo num só lugar e até há quem diga que traz vantagens na qualidade de Streaming.

A nova Box da Beelink, a GS King X, por exemplo já oferece duplo sistema operativo onde uma deles é o CoreELEC.

Como instalar o CoreELEC?


Muito simples. Precisas de um cartão de memória com mínimo de 8GB. Cartão SD ou Micro SD, depende daquilo que o dispositivo leva. Depois disso é só seguir estes passos:

1 - Vais à página de download e fazes download da versão que pretendes. Podes escolher de duas maneiras, pelo processador (genérico):


Ou pelo modelo da tua Box:


Depois escolhes a variante de RAM do modelo e é só fazer download da Imagem.
2 - Grava a imagem que fizeste download para o cartão através de uma ferramenta apropriada. CoreELEC recomenda a Rufus e eu também ou Win32 Disk Imager que é mais fácil de efectuar o processo em Windows.

Nos programas seleccionas a imagem que fizeste download no passo 1 e escolhes o cartão de memória para onde queres escrever e fazes Write!!

3 - Depois e atenção a este passo. Tens que ir à pasta "Device Trees" no teu cartão de memória, que agora ficou com o nome de CoreELEC e procuras pelo ficheiro correspondente à tua Box. Tens aqui lista que tens que visitar obrigatoriamente. Tens que ter atenção ao modelo, à RAM que tem e se tem ou não entrada ethernet Gigabit.

Depois de encontrares o ficheiro correspondente, copias o ficheiro para a raiz do cartão de memória e dás-lhe o nome de "dtb.img".

Se por acaso escolheres o ficheiro errado, a box simplesmente não arranca.

4 - Feito isto, basta meter o cartão de memória com a box desligada e ligar a Box que ela arranca pelo Cartão de Memória e estás no CoreELEC. Caso querias regressar ao Android, desligas a box e retiras o cartão de memória.

Deixo aqui um vídeo de um Youtuber com muita experiência neste ramo, Carlos Correia, ele fez um tutorial muito bom com uma PEN e podes tirar alguma duvida que tenhas.



Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:

Share it:

boxtv

info

Kodi

Post A Comment:

1 comments:

  1. Olá, gravei CoreELEC-Amlogic.arm-9.2.5-Generic na minha unidade flash. Acontece que agora não posso mais formatar ou excluir a partição. Também não é possível copiar nada para o pen drive. Informa que você está protegido. Alguém sabe como resolver isso?

    ResponderEliminar