Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Liga Portugal avança com modernização aplicacional em Cloud com o apoio da Bizdirect

Liga Portugal avança com modernização aplicacional em Cloud com o apoio da Bizdirect
Share it:
A equipa de Cloud da Bizdirect procedeu à análise, desenho e implementação do projeto com base nos serviços Cloud da Microsoft, o Microsoft Azure. 

Liga Portugal avança com modernização aplicacional em Cloud com o apoio da Bizdirect

A Bizdirect, empresa tecnológica portuguesa do grupo Sonae IM, foi selecionada pela Liga Portugal para modernizar a infraestrutura e as aplicações de suporte à operação da organização. 

A Liga Portugal, que tem procurado manter a inovação tecnológica, apresentou a necessidade de atualizar alguns dos seus sistemas através da incorporação das tecnologias mais recentes, para permitir dar uma melhor experiência ao utilizador, ter uma maior flexibilidade na utilização dos recursos e na otimização os seus custos e reforçar a segurança dos seus sistemas. 

Para atingir os objetivos propostos, a Liga Portugal necessitava de uma solução escalável, com uma capacidade de se ajustar às dinâmicas da utilização e que permitisse uma monitorização constante da utilização dos recursos, tendo recorrido à expertise da Bizdirect. 

Assim, a Liga Portugal desafiou a equipa de Cloud da Bizdirect a desenvolver uma solução holística tendo como base a avaliação da componente de aplicações e infraestrutura Cloud existente para posterior realizar a migração para uma arquitetura moderna, reestruturada e otimizada, de encontro aos requisitos de operação da Liga Portugal. 

A solução da empresa tecnológica recaiu na análise, desenho, implementação e acompanhamento de uma solução tecnológica com base nos serviços Cloud da Microsoft, especificamente o Microsoft Azure, tendo a implementação passado por inúmeras etapas e desafios, entre os quais: 
  • Migração para a arquitetura de continuidade do Azure e evoluir da infraestrutura com a criação de novos recursos; 
  • Otimização de custos através da validação de máquinas virtuais e sugestão de melhorias; 
  • Aumento da segurança através da adição de fontes de dados ao portal de Cloud App Security, aumentado assim a visibilidade sobre o parque informático; 
  • Assessment e migração de bases de dados SQL legacy para sistemas PaaS e managed; 
  • Assessment de performance dos Serviços; 
  • Implementação de políticas de governance em Azure e revisão completa de segurança da infraestrutura em Azure. 


Desta forma, a Liga Portugal conseguiu centralizar o desenvolvimento e gestão das suas aplicações. Através do Azure DevOps, as três ferramentas que anteriormente se encontravam isolados para três tarefas distintas, tornaram-se integradas numa única plataforma. 

“Desde a desmaterialização dos processos de organização de jogo – que culminou na plataforma eLiga, até à desmaterialização dos processos de inscrição de jogadores e diversos agentes desportivos – que culminou na plataforma Transfer, a Liga Portugal tem procurado atingir um patamar que lhe permita ser pioneira no que diz respeito a inovação tecnológica. O uso do Microsoft Azure vem facilitar todos estes mecanismos, permitindo à Liga Portugal um maior controlo e monitorização das suas plataformas, tendo como objetivo a modernização aplicacional” comenta Bruno Oliveira, Gestor de Projetos de Desenvolvimento na Liga Portugal. 

A Liga Portugal centralizou ainda a gestão do Azure Repos (repositório de código GIT), do Azure Boards (gestão de tarefas com base em metodologias ágeis) e do Azure pipelines (ferramenta de deployment em modelo Continuous Integration e Continuous Delivery) numa única ferramenta, conhecida por Azure DevOps. 

As soluções da Bizdirect permitiram ainda à Liga Portugal criar também um “ambiente de qualidade” atualizado, ganhando 4 vezes mais tempo no deployment de aplicações. Através desta solução está previsto o ganho na separação dos diferentes ambientes (ambiente de qualidade e ambiente de produção) bem como a realização dos testes de qualidade dos seus componentes aplicacionais e respetivas infraestruturas. 

José Freire, Cloud Services Manager na Bizdirect partilha que: “A Liga Portugal tomou a decisão de se tornar early adopter de Cloud Pública, através da migração de workloads críticos para Microsoft Azure em modelo IaaS. À medida que a confiança na plataforma Microsoft Azure tem vindo a aumentar e as novas funcionalidades se tornam essenciais e diferenciadoras, os sistemas e aplicações da Liga Portugal tiram partido da constante evolução da plataforma em conjunto com o apoio e know-how da Bizdirect para a modernização aplicacional contínua.” 

Para mais informações: https://www.bizdirect.pt/pt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: