Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

FCA apresenta “Introdução à Criptografia”

FCA apresenta “Introdução à Criptografia”
Share it:
“Introdução à Criptografia” Um guia que explora os aspetos essenciais da disciplina 

FCA apresenta “Introdução à Criptografia”

A editora FCA apresenta o novo livro da coleção Data Protection “Introdução à criptografia”, com autoria dos professores da Universidade de Coimbra, Fernando Boavida e Mário Bernardes.

A criptografia é indispensável na sociedade atual, estando presente em praticamente todas as atividades que realizamos na Internet, sem que tenhamos consciência da sua existência.

É uma disciplina vital para o bom funcionamento das redes, dos sistemas informáticos e das aplicações, garantindo a integridade dos dados, a autenticação dos utilizadores, o controlo de acesso a recursos e a confidencialidade da informação.

Juntando a teoria e a prática, com exemplos e exercícios de aplicação, este livro oferece uma visão abrangente e atualizada da criptografia, abordando os seus princípios fundamentais, as políticas e procedimentos para garantir a segurança informática.

As soluções criptográficas existentes foram desenvolvidas para o suporte de aplicações, que existem em elevado número e que se organizam em dois tipos essenciais: aplicações de sistema e aplicações de rede. As primeiras têm em vista a garantia da confidencialidade, integridade, autenticação e controlo de acesso a sistemas informáticos, serviços ou documentos digitais. As segundas têm por finalidade a proteção das redes, das comunicações e dos serviços que suportam.” In Introdução 

Desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta de apoio a estudantes e profissionais da área dos sistemas e redes de computadores, redes de telecomunicação e segurança; profissionais responsáveis pela instalação e administração de sistemas e redes informáticos em operadores de telecomunicações, fornecedores de serviços IP e na administração pública e engenheiros.

Conteúdos abordados no livro:
  • Fundamentos 
  • Criptografia simétrica e assimétrica 
  • Encriptação de blocos com DES e AES 
  • Funções de Hash criptográficas 
  • Códigos de autenticação de mensagens 
  • Infraestruturas de chaves públicas 
  • Aplicações de sistema e de rede, computação na nuvem e Blockchain 
  • Gestão de chaves, políticas e procedimentos

Sobre a FCA:

A FCA Editora nasceu em 1991, no seio do grupo editorial LIDEL, e atualmente edita nas áreas das Tecnologias da Informação, Gestão de Projetos e Tecnologias Industriais. Desde a sua criação, a editora já publicou mais de 1800 livros, é líder de mercado em Portugal na área da informática e está presente nos principais países de expressão portuguesa.

No ano em que assinalou o seu 25º aniversário a FCA lançou os primeiros livros digitais em português, com a qualidade e atualidade de sempre, indo assim ao encontro das necessidades e gostos do seu público-alvo.

O Grupo LIDEL, 100% português, tem como atividade principal a edição e distribuição de livros de autores nacionais. Com 56 anos de experiência no mercado do livro, é atualmente uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino da língua portuguesa em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo mais de 900 obras em português.

Do Grupo LIDEL fazem parte as chancelas LIDEL, FCA, ETEP (Automação, Robótica e Eletrónica), PACTOR (Ciências Sociais e Educação), FCA Design e LIDEL Saúde e Bem-Estar.

Sobre os autores:

Fernando Boavida 
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Informática. Possui vasta experiência no ensino, investigação e engenharia nas áreas de informática, redes e protocolos de comunicação, planeamento e projeto de redes, redes móveis e redes de sensores. Membro da Ordem dos Engenheiros e do Institute of Electrical and Electronics Engineers. É também coautor dos livros “Engenharia de Redes Informáticas”, “Administração de Redes Informáticas”, “TCP/IP - Teoria e Práticas e Redes de Sensores sem Fios", publicados pela FCA.

Mário Bernardes
Ex-diretor do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu atividade de planeamento, projeto e administração de sistemas e redes informáticos durante muitos anos. Mestre (pré-Bolonha) em Arquitetura de Sistemas e Tecnologias na mesma instituição. Participa regularmente como docente convidado em cursos de mestrado e pós-graduação na área das tecnologias da informação e comunicação. É coautor dos livros “Administração de Redes Informáticas” e “TCP/IP- Teoria e Prática”, publicados pela FCA.

Sobre o livro:

“Introdução à Criptografia”
ISBN: 978-972-722-902-4
N. º de pág.: 320
P.V.P: 29,95€
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: