Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que são redes MESH e quais as vantagens?

O que são redes MESH e quais as vantagens?
Share it:
Uma rede Mesh permite aos utilizadores um maior alcance e estabilidade a nível de sinal Wi-Fi.

O que são redes MESH e quais as vantagens?

Esta tecnologia já era utilizada por agências do governo e grande corporações, mas está agora a ficar mais conhecida pelo crescente uso a nível doméstico.

Em inglês, mesh significa “malha” e por aí podemos ver como funciona. A ideia principal é criar um sistema Wi-Fi que faça uma gestão automática de todos os teus dispositivos melhorando a velocidade, a cobertura e a distribuição do sinal.

Basicamente uma rede Mesh funciona da seguinte maneira: faz uma gestão inteligente, eliminando zonas mortas de sinal disponibilizando mais sinal e estabilidade para áreas onde é mais necessário.

Isto é feito com recursos a aparelhos Mesh, que são multi-aparelhos que estabelecem comunicação com o router principal e entre si.

Eles formam uma única rede, distribuída em nós (pontos de acesso) em que os utilizadores podem conectar-se, sem qualquer distinção (por exemplo, nomes diferentes de rede Wi-Fi) e sem perda de sinal e velocidade se se afastarem do router principal.

Por exemplo, numa casa ou apartamento de apenas um piso podes definir os seguintes pontos de acesso tendo sempre conectividade muito boa.


Numa casa ou apartamento de mais que um andar de igual forma. Podes por exemplo meter um ponto de acesso por piso.


Esta tecnologia permite que o utilizador ande em qualquer local, em qualquer espaço sem perder conexão ou sequer perceber qualquer mudança, já que há uma transição inteligente entre os pontos de acesso.

Se tiveres um repetidor de sinal, por vezes tens que desconectar de uma rede para ligares a outra ou então esperar que um aparelho tenha mais alcance que o outro.

Mas neste caso é diferente. Uma rede Mesh permite a transição entre os seus pontos de acesso de forma sincronizada e inteligente logo que identifica a movimentação.

Vantagens de usar redes Mesh

Começo por dizer que oferece um sinal de Wi-Fi de maior alcance e estabilidade, mas não só.

Facilidade de uso e gestão da rede – As redes mesh são mais fáceis de gerir pois são totalmente automatizadas. A verificação do melhor ponto para dar velocidade à conexão dos dispositivos é feita de forma a garantir sempre o melhor desempenho.

Os novos aparelhos permitem a gestão da rede através de aplicações bastante usáveis no teu smartphone e por isso estás completamente à vontade e não precisas de perceber de redes.

Melhor transmissão, alcance da rede e conexão – Nos routers comuns o sinal wireless é irradiado para todos os lados, normalmente até para cima. Já os equipamentos com tecnologia mesh, utilizam a tecnologia beamforming, que permite uma transmissão de melhor qualidade, menos susceptível a interferências e com alcance ampliado, pois direcciona o sinal de forma inteligente aos dispositivos conectados na rede Wi-Fi e com isso acaba-se a re-conexão constante mesmo que mudes de localização. Como todos os pontos de acesso Mesh transmitem o mesmo sinal, o ‘delay’ na troca de pontos de acesso é imperceptível para o utilizador. 

Dual band – Os routers mesh suportam dual band (2.4 e 5Ghz). Assim, é possível utilizar sempre a melhor frequência e ainda conectar mais dispositivos. Por exemplo, em locais com muitas redes próximas utilizando a frequência 2.4 GHz é possível usar a banda de 5 GHz para aproveitar canais adicionais que estejam mais livres.

Como os próprios dispositivos controlam o uso dessas frequências e canais de forma transparente, é possível aproveitar sempre a melhor capacidade da rede.

Distribuição de rede – Esse tipo de sistema controla automaticamente a distribuição da conexão na rede conforme a necessidade do utilizador.

A velocidade pode ser direccionada para uma determinada tarefa. Muito util para gammmers e consumidores de streaming para terem uma transmissao de muito maior qualidade.

Custos de aumento – O custo para ampliar a infraestrutura são relativamente baixos. Não é necessário investir em router novos potentes ou em repetidores para cobrir ambientes mais extensos, pois basta adicionar módulos, que fica bem mais barato.
 
IoT (internet das coisas) – Para tornar as casas inteligentes e totalmente conectadas, será preciso adotar este tipo de conexão. A tecnologia em malha possibilita que todos os dispositivos inteligentes, como, televisões, câmaras, alarmes, portões, entre outros, possam funcionar de forma plena, sem falhas no sinal ou baixa performance de conexão.

Os sistemas mesh permitem mais equipamentos conectados ao mesmo tempo.

É sem duvida o futuro das redes e o fim dos repetidores. Já se encontram bons sistemas que começam a ficar mais baratos.

Num futuro proximo vai melhorar de certeza.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: