Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Profissionais defendem que as novas tecnologias melhoram a experiência laboral

Profissionais defendem que as novas tecnologias melhoram a experiência laboral
Share it:
O estudo Future of Work da Ricoh releva que os profissionais encaram a tecnologia de forma positiva.

Profissionais defendem que as novas tecnologias melhoram a experiência laboral

A nova geração tecnológica promete revolucionar o local de trabalho do futuro, com 54% dos colaboradores a defender que os empregadores usarão a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias para melhorar a experiência de trabalho. Além disso, apenas 28% estão preocupados com a possibilidade das tecnologias, como IA e robótica, os substituírem nos seus locais de trabalho. Estes são alguns dos resultados do relatório Future of Work da Ricoh (ao qual responderam 3000 colaboradores europeus), que explora como a tecnologia, a colaboração e a sustentabilidade devem estar à frente das empresas que procuram o sucesso no futuro.

Quase três quartos (72%) dos colaboradores europeus dizem que querem contribuir mais para o desempenho da sua empresa. A tecnologia permitirá essa contribuição, dado que liberta os trabalhadores de tarefas repetitivas para se poderem concentrar em tarefas cognitivas de valor acrescentado. Nesse sentido, Ramon Martin, CEO da Ricoh Espanha e Portugal, afirma: “O uso das novas tecnologias no dia a dia não apenas melhora a capacidade dos colaboradores de se concentrarem em tarefas mais gratificantes, mas também muda a experiência de trabalho, estimulando as relações e a colaboração humanas”.

À medida que a tecnologia muda, rapidamente, a forma como trabalhamos, as empresas devem fornecer as ferramentas e a formação para aproveitar ao máximo os seus colaboradores. 69% dos inquiridos acreditam que os melhores locais de trabalho investem em tecnologias digitais para melhorar as competências das equipas. "Se tivermos o conhecimento e as capacidades necessárias para enfrentar o trabalho, seremos não apenas mais produtivos, mas também mais criativos", acrescenta o responsável.

No entanto, apenas 38% indicam que a sua empresa possui uma estratégia para integrar tecnologias como IA e robótica no local de trabalho e que a comunicou aos colaboradores. Isto reforça a importância da comunicação e da formação para melhorar o envolvimento dos colaboradores e promover a lealdade da empresa. “A necessidade de trabalho realizado por pessoas não desaparecerá. As empresas devem encarar a tecnologia como uma fórmula mágica para gerar lucros. Um relacionamento frutífero entre pessoas e máquinas só pode ter sucesso se os colaboradores fizerem parte do processo e estiverem envolvidos em novas formas de trabalhar desde o início", finaliza Ramon Martin.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: