A Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com Inc. (NASDAQ:
AMZN), anunciou que a Iberia Líneas Aéreas de España, S.A., a principal
companhia aérea de Espanha, que opera uma extensa rede de voos pela Europa,
América Latina, América do Norte, Ásia e África, selecionou a AWS como o seu
fornecedor de cloud preferencial para acelerar a sua transformação
digital. Ao estabelecer uma parceria de vários anos com a AWS, a Iberia
está a transformar a experiência de viajar de avião desde o início, otimizando
operações, aumentando a fiabilidade e a resiliência das suas aplicações
críticas e utilizando inteligência artificial (IA) para melhorar a satisfação
dos passageiros.
«A nossa
transformação, com a AWS, mudou fundamentalmente a forma como operamos e
servimos os nossos clientes», afirmou Gabriel Perdiguero, Diretor Financeiro
e de Tecnologia da Iberia. «Ao migrar a nossa infraestrutura digital para a
AWS e utilizar as suas capacidades de IA e dados, não só alcançámos uma
eficiência operacional sem precedentes, como também nos posicionámos para
liderar o futuro das viagens aéreas através da inovação, ao proporcionar
experiências excecionais para os nossos clientes. Esta transformação alinha-se totalmente
com o nosso propósito de gerar prosperidade, ao conectar pessoas em todo o
mundo.»
Mais desempenho e resiliência
A Iberia
desativou os seus data centers físicos e migrou a sua infraestrutura de
TI para a AWS, incluindo 1 638 servidores, 1 235 bases de dados, 572 aplicações
e o website Iberia.com. Esta migração permitiu à companhia aérea transformar a
sua estrutura operacional com uma arquitetura moderna de microserviços, de
forma a utilizar serviços da AWS como o Amazon ECS, AWS Fargate, Amazon
EventBridge, Amazon DynamoDB e Amazon Aurora Serverless, e facilitar a gestão independente
de sistemas e o lançamento de novas funcionalidades.
A empresa pode agora lançar atualizações de código 1000% mais rápidas, reduzir os tempos de ciclo de desenvolvimento em 40% e diminuir as taxas de erro em 38%, através da correlação abrangente de métricas, rastreamentos e registos. A Iberia também implementou um novo modelo operacional que utiliza a automatização para gerir mais de 200 contas AWS e mais de 2000 recursos AWS, melhorando a sua agilidade e a administração. No âmbito da sua estratégia de resiliência, a Iberia está a migrar estrategicamente cargas de trabalho para a Região AWS Europa (Espanha) para estabelecer capacidades de recuperação de desastres em várias regiões e reduzir a latência para cargas de trabalho específicas.
Experiência do cliente melhorada com IA
A Iberia está
a criar soluções inovadoras que melhoram a experiência de viagem através da IA,
com tecnologia da AWS. A companhia aérea está a utilizar o Amazon Bedrock para aperfeiçoar
a experiência dos passageiros e aumentar a eficiência nas suas operações.
Por exemplo,
a Iberia criou um Assistente de Viagens com IA, um chatbot sofisticado
com tecnologia GenAI, integrado na área pessoal "Mi Iberia". Este
assistente digital fornece recomendações de viagem personalizadas com base nos
perfis e preferências dos clientes, transformando a forma como os viajantes
planeiam as suas jornadas. A Iberia está a integrar a IA generativa em todas as
suas operações, equipando engenheiros de manutenção com ferramentas
inteligentes, desenvolvendo assistentes de atendimento ao cliente aperfeiçoados
por IA e revolucionando a experiência do seu contact center através da análise
comportamental, com mais de 10 agentes de IA generativa em produção.
Excelência operacional impulsionada por
análises em tempo real
A Iberia
também criou uma Plataforma de Dados em tempo real na AWS, que inclui dados de
clientes, comerciais e operacionais. A plataforma alimenta centenas de casos de
uso em todas as operações da Iberia, como relatórios operacionais em tempo
real, campanhas de marketing direcionadas e personalizadas e planeamento de
procura, com mais de 100 dashboards e 50 modelos de IA utilizados para lidar diariamente
com mais de 20 milhões de pedidos de processos de negócios. Tornou-se essencial
para melhorar as experiências dos clientes e alcançar a excelência operacional.
Impulsionada por arquitetura serverless e pelo Amazon SageMaker, a
plataforma processa diariamente quase 2 TB de dados. A sua contribuição para a
receita da empresa cresceu de dezenas de milhões de euros para uma projeção de
centenas de milhões de euros em pouco mais de 5 anos, o que revela o seu papel
crucial no futuro digital da Iberia.
Para o
futuro, a Iberia também planeia integrar recursos avançados de IA com serviços
da AWS nas suas operações de Manutenção, Reparação e Revisão (MRO), com o
objetivo de transformar a manutenção de aeronaves através de análises
preditivas, processamento automatizado de documentação e operações técnicas
assistidas por IA. Esta modernização irá melhorar a segurança, reduzir o tempo
de inatividade das aeronaves e otimizar os custos de manutenção.
«No panorama
dinâmico da aviação atual, a resiliência e a inovação são fundamentais», disse Tanuja
Randery, Vice-Presidente e Diretora Geral para a Europa, Médio Oriente e África
(EMEA) da AWS. «Ao utilizar a AWS, a Iberia Airlines não só alcançou uma
resiliência operacional notável através de capacidades em várias regiões, como
também é pioneira na utilização de IA generativa para transformar a experiência
dos passageiros. A implementação bem-sucedida de soluções com tecnologia de IA
pela Iberia no atendimento ao cliente, manutenção e operações demonstra como as
companhias aéreas podem aproveitar a tecnologia de cloud para construir
um futuro de viagens aéreas mais resiliente e inovador.»
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