Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Lispolis reforça aposta na saúde com nova edição do Ignite

Lispolis reforça aposta na saúde com nova edição do Ignite
Share it:
Lispolis reforça aposta na saúde com nova edição do Ignite

O Lispolis Ignite, programa de aceleração da Lispolis - Pólo Tecnológico de Lisboa, regressa em outubro para uma edição inteiramente dedicada a empreendedores com soluções e serviços para o setor da saúde. Durante quatro dias os participantes terão acesso a formação e mentoria especializada, e a possibilidade de ganharem prémios no valor de 6 mil euros. As candidaturas estão abertas até 17 de outubro.

A 3.ª edição do Lispolis Ignite, que visa apoiar startups na área da saúde a desenvolverem os seus modelos de negócio, contará com quatro dias de formação intensiva e contacto direto com investidores, universidades e empresas relevantes no setor (28 e 29 de outubro e 4 e 5 de novembro), e um Demo Day final (27 de novembro).

O Lispolis Ignite 2025 procura startups focadas nos setores: Inteligência Artificial e Machine Learning, Automação e Robótica, Telemedicina e Saúde Digital, Medicina de Precisão e Terapias Avançadas, Saúde Mental, MedTech e Dispositivos Médicos, Tecnologias para Cuidados Domiciliários e Envelhecimento e Nutrição.

Além da capacitação em áreas críticas como investimento, marketing, tecnologia e regulamentação, e do speedmentoring, o programa distingue-se pela introdução de uma visita técnica a um espaço do setor da saúde, pela presença de um keynote speaker no Demo Day e por um júri renovado.

À semelhança das edições anteriores, os vencedores terão acesso a mentoria, apoio na procura de investimento e no estabelecimento de contactos, além de prémios atribuídos pelos parceiros: 1º prémio, patrocinado pela HTL powered by Lispolis, de 4 mil euros, 2º prémio, patrocinado pelo CNS, de 2 mil euros e um ano de mentoria e incubação gratuita como 3º prémio.

O Lispolis Ignite é mais do que um programa de aceleração. É um espaço de partilha, aprendizagem e contacto com quem pode realmente fazer a diferença para o sucesso de uma startup. Mas, acima de tudo, o apoio não termina no Demo Day. A nossa aposta no setor da saúde é contínua e queremos ser parceiros de longo prazo para os projetos que aqui nascem e crescem”, afirma António Cardoso Pereira, CEO da Lispolis.

Iniciado em  2024, o Lispolis Ignite já impactou 29 startups e mobilizou mais de 30 mentores.

Em 2024, realizaram-se duas edições. A primeira, focada em sustentabilidade e energia, reuniu a comunidade para falar de inovação e distinguiu como vencedoras a ANIMOB, a Bambu Bycicles e a Repete. A segunda, em parceria com a HealthTech Lisboa, o SGS e o CNS – Campus Neurológico, também teve como tema a saúde e premiou a Lampsy, a Virtuleap e a Imagi Health. Depois de participarem no programa, a ANIMOB, a Repete e a Lampsy angariaram financiamento no valor de 370 mil euros.

Este programa de aceleração permitiu-nos desenvolver capacidades e técnicas fora da nossa área de formação e que são necessárias para progredir o nosso negócio”, destaca Manuel Varregoso (ANIMOB, 1.ª edição).

Os contactos estabelecidos na sessão de speedmentoring foram de grande relevância e finalizamos o programa com uma perspetiva clara dos valores que defendemos e que deviam ser aplicados na nossa startup”, reforça Vicente Garção (Lampsy, 2.ª edição).

Desde a sua criação, há mais de 30 anos, a Lispolis acolhe empresas tecnológicas e tem vindo a posicionar-se como um hub de referência no setor da saúde devido ao seu Centro de Incubação e Desenvolvimento com licença industrial, apto para acolher laboratórios e empresas com necessidades específicas. A sua comunidade residente inclui players de referência como a Germano de Sousa, o Campus Neurológico e a NZYTECH, bem como a Venture Builder Health Tech Lisboa, dedicada a apoiar projetos no setor da saúde. A par da sua proximidade aos principais hospitais de Lisboa, o hub facilita o acesso a financiamento e cria oportunidades de networking através de iniciativas como o Lispolis Meet Up e a Lispolis Experience.

Um exemplo desse impacto é a Ophiomics, uma startup que se instalou em 2020 no Centro de Incubação e Desenvolvimento da Lispolis, onde mantém o seu laboratório de I&D. Depois de captar investimento do EIC - European Innovation Council (o primeiro contrato do género em Portugal), a Ophiomics está hoje focada no desenvolvimento de dispositivos médicos de diagnóstico in vitro assistidos por Inteligência Artificial. Com o  primeiro produto já no mercado - o Hepatopredict -, a empresa quer afirmar-se como uma referência global na medicina de precisão.

As candidaturas para o Lispolis Ignite estão abertas até dia 17 de outubro e toda a informação está disponível no website oficial da Lispolis.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: