TikTok atinge 4.2 milhões de utilizadores em Portugal
Com mais de 200
milhões de utilizadores na Europa, o TikTok confirma o seu papel como novo
impulsionador do crescimento cultural e económico
O TikTok atingiu um novo marco: mais de 4,2
milhões de utilizadores em Portugal e mais de 200 milhões de pessoas na Europa utilizam a plataforma todos os meses. As pessoas escolhem o TikTok não apenas
para se entreter, mas também para partilhar histórias, descobrir novos
interesses, desenvolver habilidades e conectarem-se com marcas, produtos e
serviços. Além disso, muitas marcas continuam a escolher o TikTok para as suas
campanhas, expandir a sua presença orgânica e participar nos debates que surgem
na plataforma.
Histórias da Comunidade
A comunidade local do TikTok continua a destacar-se pela sua
criatividade e pela capacidade de inventar e envolver audiências,
experimentando novos formatos concebidos para entreter em diferentes áreas de
especialização. E o TikTok dá a qualquer pessoa a possibilidade de partilhar
criatividade com um público que seria impossível de alcançar de outra forma. Tiago David, um criador emergente que trabalha nas áreas de televisão,
cinema e música, partilha a sua paixão no TikTok e, graças à plataforma, teve a
oportunidade de entrevistar celebridades internacionais, apresentar eventos e
criar uma comunidade. Ele apresenta um talk show em direto a partir de uma
pequena cidade do norte de Portugal com 60.000 habitantes, num espaço que tem
apenas 230 lugares. Os vídeos desses momentos, no TikTok, já ultrapassaram
2 milhões de visualizações. Esta é mais uma demonstração do poder do TikTok em
conectar pessoas, amplificar conteúdos e levar histórias locais a uma audiência
global de forma única e irrepetível. O TikTok tornou-se o lugar onde os
criadores portugueses partilham a sua paixão e usam a sua voz para debater
diversos temas enquanto falam dos seus interesses. Beatriz Rosa
(conhecida como @rosasininho), Booktoker e uma voz da comunidade
LGBTQ+, sonhava desde pequena em ser escritora, jornalista e criadora de
conteúdo digital. Está no TikTok desde o início de 2020, onde partilha muitos
conteúdos sobre livros — histórias fantásticas, poesia — e construiu a sua
própria comunidade.
Além disso, o TikTok pode tornar-se um impulsionador para
conectar pessoas de todo o mundo, sem fronteiras: Lucas Rodrigues,
conhecido como Lucas With Strangers, conseguiu, através do TikTok,
apresentar-se ao mundo e dar a conhecer o seu trabalho. É conhecido por tornar
sonhos de estranhos realidade nos seus vídeos. Tornou-se popular ao perguntar
às pessoas “Como posso fazer-te feliz?” e depois ajudá-las a concretizar os
seus desejos. Sem dúvida, o TikTok contribuiu para esta mudança na sua vida.
TikTok, onde nascem as tendências
Nos últimos anos, o TikTok tem tido uma influência poderosa
na definição de tendências que vão muito além da própria plataforma. É aqui que
as tendências nascem: 76% dos utilizadores afirmam que o TikTok os tornou
mais conscientes do que está na moda , e 33% ouviram falar dos Jogos
Olímpicos de 2024 pela primeira vez no TikTok — mais do que na TV ou em
plataformas de streaming (28%). As tendências no TikTok têm uma
capacidade única de criar comunidades à volta de interesses partilhados. O
#BookTok, por exemplo, reacendeu a paixão global pela leitura e ajudou muitos
criadores a ganhar visibilidade. Ou #AprendernoTikTok, a versão portuguesa da
tendência global #LearnOnTikTok, usada por criadores em todo o mundo para
partilhar conteúdos educativos, dicas e truques do dia a dia.
Algumas tendências têm uma presença duradoura na app,
enquanto outras passam mais rapidamente, mas ambas podem produzir altos níveis
de entusiasmo e envolvimento. Um exemplo é o “Nothing beats a Jet2 holiday”,
um anúncio do Reino Unido de 2022, remixado com “Hold My Hand”, o êxito de 2015
de Jess Glynne. Tornou-se a banda sonora do verão de 2025 no TikTok, usada pela
comunidade para partilhar momentos de férias hilariantes e inesquecíveis e até
verdadeiros desastres de férias.
Neste ambiente rápido e criativo, as marcas têm a
oportunidade de participar nos debates mediáticos, usando o mesmo tom de voz da
comunidade, integrando-se naturalmente no diálogo. O Millennium BCP (@millenniumbcp), marca reconhecida em Portugal, por
exemplo, juntou-se às conversas #girlmath na app, usando as tendências locais
com sucesso para partilhar conselhos financeiros com humor, ajudando a
rejuvenecer a imagem da marca. Outra tendência contínua na plataforma é
partilhar o dia a dia: a Bond Touch (@bondtouch) fez isso de uma forma mais simples, mas eficaz: uma
poderosa chamada de atenção, narrativa estruturada, call to action memorável e
apresentação do produto num contexto diário.
A Criatividade gera impacto
Num ambiente acelerado, onde as tendências se sucedem
rapidamente e os criadores de conteúdo revolucionaram a forma como se
expressam, há uma constante no TikTok: a criatividade. A criatividade
chegou mesmo a redefinir a demografia da plataforma: toda a comunidade
destaca-se pela sua energia criativa inata, pela capacidade de inovar e por uma
partilha de interesses que transcende o conceito tradicional de idade. Esta
característica, aliada à criação de vídeos direcionados para uma nova
audiência, pode tornar-se um ativo distintivo para as marcas: os anúncios
mais divertidos aumentam +39% a memorabilidade, duplicam o brand awareness e
elevam 2,8x a imagem da marca.
A criatividade é um fator chave de memorabilidade. A Terra
Nostra (@terra_nostra_) construiu a sua própria imagem à
volta do conceito ‘Vacas Felizes’. Isso tornou-os memoráveis para os
utilizadores e, ao entrarem no TikTok, trouxeram este conceito à vida, com as
vacas da Terra Nostra a conquistarem a plataforma e a colaborarem com criadores
locais para convidar os utilizadores a sair de casa e viver uma vida mais
feliz.
Um impacto económico que continua a crescer
Hoje, milhões de empresas — desde pequenos empreendedores até
marcas globais — utilizam o TikTok para alcançar novos clientes, aproveitando o
poder da For You Page (que apresenta conteúdos adaptados aos interesses dos
utilizadores) e a capacidade da comunidade em gerar ação. O TikTok
consolidou-se como um verdadeiro motor de negócios, com 64% dos utilizadores a
descobrir novos produtos ou serviços na plataforma (vs. 56% noutras
plataformas), e 65% a estarem mais propensos a comprar futuramente o que viram
na plataforma.
E não se trata apenas de descoberta: os dados mostram que o
TikTok fortalece relações de longo prazo entre marcas e consumidores. 88%
dos utilizadores mais fiéis experimentam novos produtos da mesma marca, 84%
compram com mais frequência e 84% tornam-se verdadeiros defensores da marca nas
suas redes.
Por exemplo, a EDP (@edp.pt), uma
marca presente no mercado há quase 50 anos e líder global em energia renovável
e transição energética, presente em quatro principais regiões do mundo (Europa,
América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico). A EDP queria apresentar-se
como “muito mais do que energia”. Ao longo de três semanas, foram lançados
cinco vídeos no TikTok, combinando humor, energia e acessibilidade, e
utilizando a linguagem da comunidade da plataforma. Esta combinação de precisão
mediática e autenticidade dos criadores garantiu não só um alcance amplo, como
um envolvimento genuíno, enquanto a nova página da EDP no TikTok passou a ser
um espaço de storytelling contínuo e crescimento de seguidores. Com mais de
10M de visualizações em vídeos através de TopView, Top Feed e formatos in-feed
sempre ativos, a comunidade recebeu-os bem e os seus anúncios foram recordados
por 18,4% do público entrevistado.
O TikTok confirma-se como um espaço onde as pessoas não só
consomem conteúdos, mas também os criam, reinterpretam e transformam em
tendências, conversas e oportunidades de crescimento. Para utilizadores,
criadores e marcas, o TikTok deixou de ser apenas entretenimento — é um
verdadeiro ecossistema cultural e económico, em constante evolução.



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