Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

IPTV é legal? Temos que entender o conceito...

IPTV é legal?
Share it:
O nome IPTV está de mãos dadas com com algo ilegal, mas não é bem assim. É preciso entender bem o conceito e separar as águas no que se refere ao termo legalidade.


Por isso vamos por partes.

O que é IPTV?


Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.

A IPTV é mais prática para todos os utilizadores e necessita de metade do material para funcionar. Apenas precisas de uma boa NET e um aparelho para ver TV (Box ou Smartv).

Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte do conteúdo, o IP (internet protocol).

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receberes o sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da tua operadora de TV, recebes via internet.

Este serviço apenas exige uma Box, que pode ser ela Android, Linux ou outro Tipo, que transforma o sinal recebido através da internet de modo a ser visualizado nas nossas Televisões.

Que Velocidades de Internet exige?


Este ponto não é comum entre todos, existem várias teorias e estes valores que aqui vou indicar podem não estar 100% correctos.

Mas segundo dizem alguns blogs especialistas nesta área, as velocidades recomendadas para ver canais de IPTV são:
  • 0,5 mbps: velocidade mínima para ver canais com 360p, ou seja, muito má qualidade; 
  • 1,5 mbps: velocidade mínima recomendada; 
  • 3 mbps: aqui já é possível ver canais com qualidade de DVD; 
  • 5 mbps: velocidade correta para quem quer ver canais em alta definição (720p);
  • 12 mbps: Ideal para quem deseja ver os canais em Full HD (ou 1080p).

IPTV vs WEB TV


Os conceitos são muitas vezes confundidos, mas são diferentes.

A WEBTV é muitas vezes utilizado pelas estações televisivas em serviços como RTP Player, TVI Player, etc, onde o dispositivo indicado para ser ver é o PC.

Só que isto basicamente é um stream, onde não há garantia de qualidade, e estão a utilizar as larguras de banda de um servidor onde o site ou serviço está alojado ao invés de utilizarem um servidor de IPTV. Isso pode ter falhas.

Já o IPTV é fechado, o sistem é semelhante a uma intranet, contra a WEBTV que é transmitida via internet, uma rede de acesso livre.

Utilização


A utilização deste serviço tem subido cada vez mais.

As operadoras já utilizam este serviço nas nossas casas onde a Box da operadora apenas tem ligada a si o cabo da Internet.

Tem-se revelado um serviço mais barato, a nível de material já não é necessário a parabólica nem um receptor e também já não e necessário aquelas boxs onde se controlava por cartão.

Serviços IPTV para ver filmes e séries também já existem e Netflix ou HBO já podem estar encaixados nesta categoria.

Legalidade e Ilegalidade


O conceito IPTV não tem nada de ilegal, aliás as operadoras usam sistemas de IPTV para os seus clientes.

Operadoras essas devidamente credenciadas, registadas como tal e que cumprem com todos os direitos televisivos e de autor.

Agora, existe muita gente a tentar ganhar dinheiro com IPTV, de uma forma não legal. Com serviços em que o preço é muito mais atractivo do que o de uma operadora.

Muitas vezes esta ilegalidade vem associada à compra de uma box ou de uma smartv e não tem nada a ver.

Uma box Android, ou Linux ou mesmo uma Smartv não vem com esses conteúdos do fabricante. Normalmente são alteradas por intermediários que tentam vender uma box com serviço incluído, que é uma forma mais atractiva de angariar clientes.

Por isso é errado associar a pirataria a uma Box TV.

Existe milhares de sistemas e vendedores na internet ilegais de IPTV, e isto está ser um verdadeiro problema para as autoridades. Porquê? Isso já vem de cada um, mas os preços praticados pelas operadoras são ainda muito caros. Veja-se o sucesso do netflix com subscrições já dentro das possbilidades...

A tecnologia IPTV representa uma parte do futuro das transmissões de TV no mundo inteiro. Mas, quando associada à pirataria, pode significar problemas para quem vende.

Top Box Android Lowcost 2019


ITO - NET Things: Top 5 Boxes Android Lowcost em 2019

O Ano ainda nem chegou a meio mas quero deixar aquelas que na minha opinião estão a ser as melhores Boxs TV Android de baixo preço no ano de 2019. Como referi, é a minha opinião o que pode haver opiniões bem distintas e podem ate nem concordar.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: