Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é o Wi-Fi 6?

O que é o Wi-Fi 6?
Share it:
A nova geração do padrão Wi-Fi é o Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax. Este padrão aproveita os pontos fortes do 802.11ac, acrescentando ainda eficiência, flexibilidade e redimensionabilidade, o que proporciona mais velocidade e capacidade em redes novas e existentes com aplicações da próxima geração.

O que é o Wi-Fi 6?

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) propôs o padrão Wi-Fi 6 para poder combinar liberdade e elevada velocidade da transmissão sem fios Gigabit Ethernet com a fiabilidade e previsibilidade da tecnologia de rádio licenciada.

Isto tudo era necessário principalmente agora que vivemos na era do Streaming e do IoT em que mais do que nunca puxamos pelas nossas redes wireless.

Quais são as vantagens do Wi-Fi-6?

O Wi-Fi 6 proporciona às empresas e aos provedores de serviços o suporte de aplicações novas e emergentes na mesma infraestrutura LAN sem fios (WLAN), ao mesmo tempo que oferece maior qualidade de serviço para aplicações mais antigas. Este cenário define os padrões dos novos modelos empresariais e da crescente adoção da tecnologia Wi-Fi.

O 802.11ax permite que os pontos de acesso suportem mais clientes em ambientes densos e oferece uma melhor experiência em redes LAN sem fios típicas. Também torna mais previsível o desempenho de aplicações avançadas, como vídeo 4K ou 8K, aplicações de colaboração de alta densidade e alta definição, escritórios totalmente sem fios e Internet das Coisas (IoT). O 802.11ax impulsionará o Wi-Fi rumo ao futuro, acompanhando o crescimento da utilização da tecnologia sem fios.
Quantas vezes estás em casa ou num café e o não te consegues conectar a uma rede? Significa que o router já não suporta mais ligações. 
Acreditem que a mim já me aconteceu várias vezes, principalmente em casa onde tenho alguns aparelhos inteligentes ligados.
Resolvi quando mudei o router para um com esta nova tecnologia.
Para Streaming esta tecnologia vem melhorar e muito a qualidade quando estamos a transmitir através de Wifi. 
Estamos na era do Youtube, Netflix, HBO, Disney e Aamzon Prime Video. É essencial teres boa cobertura e boas velocidades para poderes ver vídeos, filmes e series em 4K sem grandes problemas.

O Wi-Fi 6 será compatível com o padrão 802.11ac?

Como acontece com qualquer avanço recente a nível de Wi-Fi, o 802.11ax é retrocompatível, aproveitando a base de tecnologias existentes e tornando-as mais eficientes.

Resumo

Esta nova tecnologia começou a ser usada em 2019 mas agora começaram a aparecer mais soluções a nível de routers já com preços acessíveis.

Esta nova tecnologia consegue ser mais eficiente em ambientes que têm mais pessoas a utilizar a rede, como por exemplo locais públicos, promete uma melhor gestão do sinal e maior velocidade de tráfego.

É mais eficiente em espaços com muitos aparelhos ligados epermite melhor qualidade no streaming.

Atenção que já se fala do Wifi 7!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: