Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Qual é a diferença entre Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz?

Qual é a diferença entre Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz?
Share it:
Houve muitas confusões sobre as bandas de frequência disponíveis nos routers Wi-Fi que vêm com o recurso 'banda dupla'.


Primeiro, se o teu router Wi-Fi for um modelo antigo ou de gama baixa, a maioria deles tem apenas uma banda, ou seja, 2,4 GHz. Mas, se vais actualizar o router Wi-Fi ou já possuis um que suporta banda dupla, encontrarás termos como 2,4 GHz e 5 GHz.

Antes de escolheres um aleatoriamente ou escolheres o último por causa do valor mais alto, deves entender o significado e as condições de uso.

O que são 2,4 GHz e 5 GHz em routers Wi-Fi?


Essas são simplesmente as faixas de frequência que um router Wi-Fi pode transmitir. Agora, se voltarmos aos dias de escola e lembrarmos o que significa frequência, é apenas um número obtido quando dividimos a velocidade da onda pelo comprimento de onda.

Assim, afecta os dois factores da onda; velocidade e comprimento de onda. Em palavras simples, a frequência causa um grande impacto na velocidade e alcance de uma onda. Nesse aspecto, maior a frequência; maior a velocidade e menor a faixa, enquanto menor a frequência; menor é a velocidade e maior é o alcance.

Ou seja na frequência 2,4G tens menos velocidade mas tens um maior alcance. Na 5G tens maior velocidade mas um menos alcance.


Qual é a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz em routers Wi-Fi?


Continuando o assunto de cima, podemos derivar duas grandes diferenças entre esses valores de frequência disponíveis nos routers Wi-Fi: VELOCIDADE e GAMA.

Vamos ver as diferenças nesses aspectos:

Velocidade
Quando se trata da velocidade do sinal Wi-Fi, o valor da frequência afecta directamente. Quanto maior a frequência, maior é a velocidade e vice-versa.

Portanto, fica claro que, quando usamos a banda de frequência de 5 GHz no nosso router Wi-Fi, as velocidades de upload e download da Internet são maiores em comparação com a banda de frequência de 2,4 GHz.

Podes transmitir vídeos, fazer uma chamada de vídeo ou baixar ficheiros maiores facilmente com a banda de frequência de 5 GHz, ao contrário da banda de 2,4 GHz, que pode permitir que navegues e faças coisas leves na Internet.

Alcance
Outro factor do qual essas duas bandas de frequência diferem é obviamente 'Faixa' ou 'Cobertura' do sinal Wi-Fi.

É caso para dizer que não vale a pena ficares admirado pela Velocidade porque para obteres maior velocidade vais perder cobertura.

A alta velocidade custará o alcance. Se a banda de frequência for alta, o alcance do sinal Wi-Fi será baixo. A razão é que os sinais de frequência mais altos não podem penetrar nas paredes e obstruções que encontram no caminho. Assim, a banda de frequência de 5 GHz fornecerá uma cobertura menor que 2,4 GHz.

Interferência
Outra coisa que devemos ter em mente ao analisar as diferenças é a interferência dos sinais.

A interferência depende do número de canais que uma banda de frequência pode ter. No caso da banda de frequência de 2,4 GHz, existem apenas 11 canais disponíveis e, como a maioria dos dispositivos que usamos suportam essa banda de frequência, eles têm a tendência de usar os mesmos canais e criar um engarrafamento.

É assim que os sinais interferem entre si, causando alta latência nas velocidades da Internet. No entanto, no caso da banda de frequência de 5 GHz, existem 23 canais disponíveis e, como apenas menos dispositivos electrónicos usam essa banda, há menos tráfego e menos interferência, resultando em velocidades da Internet mais elevadas.

Qual banda de frequência devemos usar?


Ambas as bandas de frequência, 2,4 GHz e 5 GHz, têm os seus próprios prós e contras. Por isso temos que responder a algumas questões para nos ajudar.

O que mais importa para ti: a velocidade ou o alcance?

Se precisas de alta velocidade de internet e aceitas a baixa cobertura, 5 GHz é a resposta que desejas. Mas, se desejas que a cobertura do sinal Wi-Fi seja maior, mesmo que a velocidade da Internet caia, usa a banda de frequência de 2,4 GHz.

A tua rede Wi-Fi está a ser partilhada com outras pessoas ou não?

Se a tua rede sem fios está ser partilhada com outras pessoas em diferentes andares de um prédio ou mesmo com vizinhos, deves escolher 2,4 GHz imediatamente devido à sua capacidade de cobrir uma faixa mais ampla e penetrar em paredes e pisos.

No entanto, se apenas tu ou teus familiares ou colegas de apartamento usam a rede Wi-Fi, deves usar bandas de frequência de 5 GHz.

Por fim, se possuis muitos outros dispositivos electrónicos que usam 2,4 GHz e tens um alto nível de interferência, a banda de frequência de 5 GHz é a escolha certa.

Como descobrir se o router suporta banda de frequência de 5 GHz?


A maioria dos routers Wi-Fi domésticos (geralmente modelos antigos e mais baratos) suportam apenas uma banda de frequência; 2,4 GHz.

Mas, se o teu router for de modelos mais novos e suportar bandas duplas, normalmente ele transmite duas bandas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz separadamente e vêm identificadas. Normalmente é "NomedaRede + 5G".

Ou então, basta verificar as especificações técnicas do modelo do router Wi-Fi que estás a usar ou pensas comprar. Se a lista de especificações incluir os padrões sem fio como 802.11a ou 802.11ac, ele suporta 5 GHz, enquanto que se os padrões forem 802.11b / g / n, não. No entanto, o padrão 802.11n pode ter um recurso opcional para suportar 5 GHz também.

Como descobrir se o teu dispositivo suporta banda de frequência de 5 GHz?


Antes de querermos utilizar a a banda 5G, temos que verificar se os nosso dispositivos já são compatíveis. Se não forem nem sequer conseguem detectar aquela rede.

O principal é que deves verificar as especificações técnicas do teu modelo de telemóvel, portáti ou mesmo box tv. Deve ter claramente mencionado lá se é compatível com 5 GHz ou não.

No teu portátil podes verificar através de um comando. Pressione ' Windows + R ' e digitas 'cmd '. No prompt de comando, digitas ' netsh wlan show drivers '. Na secção 'Tipos de rede/radio suportadas', verifica os padrões sem fio suportados pelo teu portátil. A mesma coisa novamente, se for 802.11a ou ac, é compatível. Senão, não é.

Além disso, outro método fácil é verificar a parte ' Adaptadores de rede ' no 'Gestor de dispositivos '. Lá, os padrões e a faixa de frequência suportados devem estar claramente mencionados.

Por fim, podes fazer um teste simples ao tentar a conexão a uma rede Wi-Fi que esteja na banda de frequência de 5 GHz. Normalmente se não for compativel não aparecem, mas pode dar-se o caso de a conexão falhar, e isso também te diz se é compatível ou não.

Espero que este post seja útil!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: