Colaboração inclui a criação de conteúdos educativos e ativações digitais, além da participação no MoneyLab Summit
A Trade Republic – a maior plataforma de poupança da Europa – estabeleceu uma parceria estratégica com o MoneyLab, instituição de referência em educação financeira em Portugal, com o objetivo de melhorar os níveis de literacia financeira no país. A colaboração inclui a criação de conteúdos educativos com uma ampla componente digital, ativações nas redes sociais, newsletters e artigos na plataforma MoneyLab. Adicionalmente, a Trade Republic será co-parceira do MoneyLab Summit.
Através deste compromisso, a Trade Republic pretende partilhar conhecimento e promover hábitos saudáveis de poupança e investimento, permitindo aos portugueses melhorar a sua literacia financeira e potenciar a criação de riqueza ao longo do tempo. Os conteúdos desenvolvidos irão abordar temas como liberdade e psicologia financeira, investimento de longo prazo, o poder da capitalização de juros, o impacto negativo da inflação e das comissões elevadas, bem como análises aprofundadas sobre classes de ativos como ações e ETFs, planos e fundos de poupança para a reforma, obrigações, entre outros.
Antón Díez Tubet, country manager da Trade Republic para Portugal e Espanha, sublinha: “Pretendemos que Portugal atinja níveis de literacia financeira comparáveis aos dos restantes países europeus. Acreditamos que o conhecimento é a base para decisões financeiras mais conscientes e sustentáveis, e é por isso que esta colaboração com o MoneyLab – uma referência nacional no ensino de finanças pessoais – tem um valor tão relevante. Queremos contribuir ativamente para que cada vez mais portugueses se sintam capacitados para gerir, poupar e investir com confiança, construindo assim um futuro financeiro mais sólido.”
Bárbara Barroso, fundadora e CEO do MoneyLab, acrescenta: “No MoneyLab, acreditamos profundamente no poder da literacia financeira para transformar vidas. Perceber que a Trade Republic partilha dessa mesma visão foi determinante para avançarmos com esta colaboração.”
O desafio da literacia financeira em Portugal
Apesar do aumento na procura por soluções de poupança e investimento, os indicadores de literacia financeira em Portugal continuam a evidenciar fragilidades. De acordo com o Eurobarómetro da Comissão Europeia (2023), Portugal ocupa a penúltima posição entre os países da União Europeia, com apenas 42% dos inquiridos a responder corretamente à maioria das questões, face a uma média europeia de 52%.
Adicionalmente, o Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa (2023), promovido pelo Conselho Nacional dos Supervisores Financeiros, indica que 44% dos portugueses selecionam produtos financeiros sem realizar qualquer comparação prévia. Já no estudo da OCDE/INFE (2023), Portugal posiciona-se no 13.º lugar entre 39 países, com um desempenho acima da média global em atitudes e comportamentos, mas abaixo no domínio dos conhecimentos financeiros.
Trade Republic cresce em Portugal
A Trade Republic tem registado um forte crescimento em Portugal, desde 2022, tendo aumentado 10 vezes o seu número de clientes só no último ano, destacando-se na promoção da poupança para a reforma e na criação de património, através de soluções como planos de poupança e depósitos remunerados.
Em Portugal, a plataforma bancária disponibiliza uma conta com taxa de juro anual bruta (TANB) de 2,25% até 50.000 euros, com pagamento mensal de juros e acesso total aos fundos. O cartão de débito permite um saveback de 1% sobre os pagamentos com cartão, que é automaticamente reinvestido nos planos de poupança. Estes planos de poupança não têm comissões de execução e permitem o acesso a ETFs, ações e criptomoedas.
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