Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Projeto "Heritage on the Edge" pede ação contra a crise climática

Projeto "Heritage on the Edge" pede ação contra a crise climática
Share it:
O Google Arts&Culture disponibiliza a partir de hoje um novo projeto chamado "Heritage on the Edge" que pretende chamar a atenção dos impactos das alterações climáticas nos monumentos culturais, incluindo nas estátuas da Ilha de Páscoa (em risco de colapso devido à subida do nível do mar).

Projeto "Heritage on the Edge" pede ação contra a crise climática

No lançamento do projeto estão disponíveis modelos 3D, exposições e estórias em vídeo e informações sobre 5 locais icónicos que são património da humanidade espalhados pelo mundo. Os utilizadores vão poder ver e saber mais como as comunidades locais e as entidades culturais estão a tentar preservar peças insubstituíveis da história da Humanidade.

Nota ao editor: O autor convidado, Dr. Toshiyuki Kono, é Presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. O ilustre professor Kono também lecciona direito internacional privado e direito patrimonial na Universidade de Kyushu, no Japão.

Post:

Preservar e proteger o passado é essencial para o nosso futuro. Esta crença está no centro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), uma organização global não governamental dedicada à conservação do património arquitetónico e arqueológico.

Os nossos 10.000 membros em todo o mundo - incluindo arquitetos, arqueólogos, geógrafos, projectistas e antropólogos - partilham a mesma visão: proteger e promover o património cultural do mundo. As recentes manifestações de jovens sobre o clima lançaram um holofote sobre a urgência da crise climática, que também está a causar um efeito devastador nos nossos monumentos culturais. É importante agir, e devemos agir agora para salvar esta parte do nosso legado humano.

É por isso que, criado em parceria com a CyArk, e com o Google Arts & Culture, estamos a lançar "Heritage on the Edge", uma nova experiência online que reforça a gravidade da atual situação pelas lentes de cinco locais considerados Património Mundial da UNESCO. O utilizador pode juntar-se a nós e explorar mais de 50 exposições online, modelos em 3D, tours no Street View e entrevistas com profissionais locais e comunidades sobre as estátuas icónicas Rapa Nui’s (Ilha de Páscoa), a grande mesquita de Bagerhat, em Bangladesh, a cidade de adobe de Chan Chan, no Peru, o Castelo de Edimburgo, na Escócia, e a cidade costeira de Kilwa Kisiwani, na Tanzânia -- todos locais históricos afetados pela crise climática.

Rapa Nui


Construídas em pedra vulcânica pelos habitantes polinésios nativos dos séculos X a XVI, as Estátuas da Ilha de Páscoa - chamadas Moai - ficam a uma altura média de 13 pés e pesam 14 toneladas cada. À medida que o nível do mar aumenta e as tempestades aumentam, os penhascos onde os monumentos estão localizados estão a ser rebaixados. As estátuas vão acabar por cair ao mar.


Fortaleza histórica e o centro urbano de Edimburgo


A fortaleza histórica e o centro urbano de Edimburgo é a atração turística mais visitada da Escócia e está em risco de rápido aumento de chuvas e inundações de águas subterrâneas.


Kilwa Kisiwani


Kilwa Kisiwani, na Tanzânia, é o mais famoso porto comercial da Costa Swahili no Oceano Índico. A diretora do local, Mercy Mbogellah, e sua equipa monitorizam e trabalham para preservar o local, que está em risco de elevação do nível do mar, esgotamento de manguezais e acidificação do oceano. Explore o site do "Forte Gereza" e o impacto das mudanças climáticas de perto numa" experiência de realidade aumentada no “Pocket Gallery”.


Chan Chan



Chan Chan, no Peru, é a maior cidade de adobe do mundo. Está a ser arrastado pelo aumento das chuvas torrenciais causadas pelas mudanças climáticas. Construir telhados não vai resolver o problema: com o aumento dos níveis das águas subterrâneas, os mesmos podem causar um microclima perigoso e, finalmente, afetar a estabilidade estrutural dos edifícios.


Bagerhat


Uma visualização em 3D da Mesquita das Nove Cúpulas na cidade de Bagerhat, em Bangladesh, usa uma “nuvem de pontos” para representar a sua alta concentração de monumentos religiosos finamente elaborados e planeamento espacial. Mas os monumentos estão a decair rapidamente devido à inundação e erosão da água salgada. Com a ajuda destes dados, também pudemos criar outra “Pocket Gallery” que permite explorar a Mesquita das Nove Cúpulas em Realidade Aumentada.

Acima de tudo, o projeto é um plano de ação. Os efeitos das mudanças climáticas na nossa herança cultural refletem impactos mais amplos no nosso planeta e exigem uma resposta forte e significativa. Embora as ações em locais individuais possam impedir a perda localmente, a única solução sustentável é a mudança sistemática e a redução global das emissões de gases de efeito estufa.

O projecto "Heritage on the Edge" reúne estórias de perda, mas também de esperança e resiliência. Estas estórias lembram-nos que todo o nosso património cultural, incluindo estes locais emblemáticos do património mundial, são mais do que apenas destinos turísticos. São locais de grande significado nacional, espiritual e cultural.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: