Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O fim dos carregadores dos telemóveis na caixa?

O fim dos carregadores dos telemóveis na caixa?
Share it:
Corem rumores que, em 2021, a Samsung poderá seguir o exemplo da Apple e deixar de fornecer o carregador do telemóvel na caixa . Isso significa que, se comprares um telemóvel novo, este já não traz carregador.

O fim dos carregadores dos telemóveis na caixa?


A Apple está a começar

Vários rumores apontam que no iPhone 12, a Apple não vai incluior os fones de ouvido com fio e o carregador de energia na caixa usual do iPhone 12.

Os fones de ouvido com fio já foram descartados por alguns fabricantes de smartphones e agora o carregador é o próximo na fila.

Mas porquê? Para reduzir custos e ganhar mais dinheiro? Embora seja um elemento pequeno e de baixo custo, o carregador e os seus requisitos de embalagem custam o suficiente para que seja apetitoso o não incluir.

O analista da Apple, Ming-chi Kuo, diz que essa remoção permitirá que a empresa venda o iPhone 12 por um preço semelhante ou igual ao do iPhone 11.

Basicamente no iPhone 12 com 5G, a remoção dos desses itens que normalmente vinham dentro da caixa irá compensará o custo dos componentes 5G no novo telemóvel e pode inclusive reduzir outros custos, como no transporte, por exemplo, devido a vir menos pesada.

Há um forte argumento de que as pessoas já terão alguns dos carregadores de reserva que podem ser utilizados. Mas vindo da Apple cheira-me esturro por vários motivos:
  • A Apple não tem USB-C, não é Standard, uma pessoa que vem de um Android é obrigada sempre a comprar um carregador ou então um adaptador.
  • Corem rumores que a Apple está a desenvolver um novo carregador USB-C PD de 20W, e que será vendido separadamente.
  • A estratégia da Apple nunca foi poupar mas sempre incentivar À compra, ou seja, ganhar mais e mais.

Ate´se podia falar aqui de uma politica ambiental, porque realmente nós vamos trocando de telemóveis e acumulamos uma série de carregadores, mas então o preço dos telemóveis também deveria baixar nem que fosse simbolicamente.

O próprio cabo de carregamento, no entanto, é sempre útil. O que a Apple vai fazer com isso não é claro.

A Samsung está a pensar no mesmo...

De acordo com o ETNews da Coreia, a Samsung também está a considerar vender os telemóveis sem carregadores na caixa a partir do próximo ano.

"A Samsung Electronics está a discutir com seus parceiros um plano que vai excluir os carregadores de uma lista de componentes de smartphones". disseram especialistas da indústria.

A Samsung já estava a ser criticada por vender um carregador rápido de 45W por 45€ para o Galaxy S20 Ultra, e na caixa vem apenas um carregador de 25W.

Isto é tudo negócio, tal e qual como na Apple.

Convergência?

Existem soluções proprietárias de carregamento rápido para Huawei e OnePlus, o USB Power Delivery com USB-C é um padrão mais comum e o Quick Charge da Qualcomm também.

Mas a Apple não tem nem um nem outro mas já correm rumores que se está a aproximar da adopção do USB-C mas para já o iPhone parece estar na mesma levar com a porta Lightning no próximo modelo.

A USB-C em todos os lado era o ideal e seria imensamente bom para o meio ambiente, embora todos os cabos dos iPhones de uma maneira ou de outra tornariam-se obsoletos.

Mas, em geral, teria um impacto muito positivo se o mundo todo virasse para o USB-C, já que a maioria dos novos portáteis, já estão lá, falta apenas a convergência a nível de telemóveis.

Outro ponto é os carregadores wireless, esses sim já são convergentes mas ainda são poucos os telemóveis com essa tecnologia.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: