Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como funciona a tecnologia do QR CODE?

Como funciona a tecnologia do QR CODE?
Share it:
O QR Code é cada vez mais popular e podes encontra-lo em muitas embalagens de produtos, cartazes, tshirts, entre outras coisas, cujo o objectivo é redireccionar para o site pretendido, seja de produto ou de outra coisa qualquer.


História do QR Code

Código QR (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente scaneado usando a maioria dos telemóveis equipados com câmara.

Esse código é convertido em texto (interactivo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização, um e-mail, um contacto ou um SMS.

Inicialmente este género de código foi empregado para catalogar peças na produção de veículos, pela Denso Wave, empresa que faz parte do grupo Toyota. Surgiram com a intenção de facilitar a identificação de peças de carros.

Desde 2003, que foram desenvolvidas aplicações que ajudam os utilizadores a inserir dados num telemóvel usando a câmara para tal. Os códigos QR são comuns também em revistas e publicidade, para registar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas.

Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas ou calendários.

O uso desta tecnologia é indeterminável de um jeito brutal.

O que é um QR Code e como funciona?

O QR Code funciona como um código de barras, porém é 2d, pois tem altura e largura, enquanto o código de barras é apenas largura. Na verdade o código de Barras só é comprido para facilitar a identificação do leitor.

QR Code significa: Quick Response Code (Código de resposta rápida, na tradução), as suas capacidades de armazenamento são bem superiores, chegando a armazenar 100 vezes mais dados do que o código de barras.

O código tradicional das embalagens, por exemplo, são captados pelo leitor graças a uma luz especial que o mesmo emite.

Esse feixe de luz que o aparelho emite (que normalmente se parece com um lazer vermelho) são direccionados aos intervalos de preto e branco, que reflecte e volta para a máquina, que por fim, interpreta esses códigos e mostra qual produto foi passado no leitor,e assim sucessivamente.

Já o QR Code trabalha de maneira diferente. Através da câmara do telemóvel, que tem um programa que reconhece os padrões de um QR Code, e usa o processador para compreender a imagem obtida.

Os QR Codes são compostos por vários pixeis, ou "quadradinhos" que são chamados de módulos. Também tem os quadrados maiores, presentes em todos o QR Codes,que têm a função de orientação, para saber em qual sentido imagem está, para evitar erros.

Também existe um quadrado menor do que os maiores descritos acima, mas maior que os outros. (O que está marcado em vermelho) estes são responsáveis pelo alinhamento, em que ordem se deve ler o código, são os chamados alignment pattern.


Existe também duas linhas, que ligam os quadrados maiores, são as chamadas timing patterns, que servem para informar ao leitor qual é o posicionamento das linhas e colunas perante o código.


Existem vários patterns e divisões nos QR Codes, todos com funções diferentes mas vamos falar das linhas à volta dos quadrados que são chamadas de separators. São as linhas brancas que indicam um separador presente em todos os módulos de luz e tem a largura de um módulo. Está localizado entre cada padrão localizador e a região de codificação. Portanto, sua principal função é separar os padrões de função e a região de codificação.

Os QR Codes tem tamanhos diferentes e tipos diferentes.

Existem ferramentas para geral QR Codes gratuitas. Nós também temos o nosso que se o leres redirecciona para o nosso blog.

Experimenta:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: