Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Quais são os benefícios de usar um cabo Ethernet?

Quais são os benefícios de usar um cabo Ethernet?
Share it:
Muitas vezes temos a possibilidade de usar um cabo em vez de ligar por Wifi. É verdade que Wifi é menos um fio que temos que ligar, mas isso vale mesmo a pena?

Quais são os benefícios de usar um cabo Ethernet?

Vamos então ver alguns benefícios de usar cabo ethernet em vez de usar wifi.

O WiFi é half-duplex, a Ethernet é full-duplex. Isso significa que numa conexão sem fio não podes enviar e receber simultaneamente.

É pior do que isso, apenas uma pessoa dentro do alcance do teu rádio e do rádio do AP (e no mesmo canal) pode enviar ao mesmo tempo. Na ethernet, cada dispositivo pode enviar e receber sem interferir um com o outro (até saturar a tua conexão de internet, é claro).

Cada dispositivo WiFi activo tem um pequeno impacto negativo em todos os outros. Quanto mais dispositivos domésticos tiverem conectados, pior experiência terás nos dispositivos sem fio restantes. Isso se torna mais perceptível com vários dispositivos WiFi muito activos.

O WiFi está sujeito a interferências aleatórias de dispositivos WiFi, telefones sem fio, fornos de micro-ondas e muito mais. Já aqui falamos de alguns objectos que tens que estar longe. Provavelmente nunca terás impactos negativos perceptíveis de interferência na tua rede Ethernet doméstica.

Em termos práticos, ninguém pode bisbilhotar a tua ethernet hardline a menos que esteja em tua casa ou na tua empresa. Existem muitos APs / router WiFi com falhas que tornam mais fácil para qualquer adolescente com experiência em tecnologia espiar ou hackear.

Há buffer inerente e atraso na conexão entre a rede Ethernet à qual o teu AP se conecta e os dispositivos WiFi. Isso vai provocar algum atraso.

O WiFi experimenta muitas ordens de magnitude e mais perda de pacotes do que uma rede Ethernet (que em velocidades domésticas experimenta normalmente 0-1 / h contra algumas centenas a dezenas de milhares por hora em WiFi. Como se pode suspeitar, a maioria das perdas de pacotes ocorre em dispositivos com uma conexão má na borda do intervalo de AP / cliente).

Conclusão final

O WiFi pode ser óptimo se usares o padrão IEEE 802.11ac mais recente, não tiveres muitos vizinhos e tiveres uma pequena casa ou muitos APs.

O WiFi não é muito bom para algo que peça estabilidade, e normalmente não gosta de vários dispositivos a funcionar em simultâneo a não ser que invistas num router caro e com muita capacidade.

OS router fornecidos pelas operadoras normalmente têm pouco valor a nível wifi o que não ajuda em nada.

Por isso se estiveres perto do router e houver essa possibilidade deves usar ethernet sempre que possível.

Se usares um cabo CAT6 moderno com um router doméstico moderno, poderás atingir velocidades de 1000 Mbps (1 Gbps).

Um ponto de acesso sem fio moderno / router doméstico pode atingir até 450 Mbps se estiver es próximo dele e houver pouca obstrução.

Quanto mais dispositivos numa rede sem fio, menor será a largura de banda disponível para os dispositivos.

O WiFi é muito susceptível a interferências e, mesmo em condições ideais, ocorrem dezenas a milhares de erros de transmissão e recepção a cada hora, e essa taxa aumentará exponencialmente à medida que adicionares mais dispositivos e outros pontos de acesso nas proximidades.

O WiFi pode ser interrompido por micro-ondas, telemóveis e outros dispositivos que operam próximo ao alcance de 2,4 GHz (ou 5 GHz).

O cabo Ethernet UTP (ou STP, se estiveres a usar um cabo de alta qualidade) foi projectado para resistir a essa interferência. Na Ethernet, cada dispositivo obtém uma conexão dedicada de 100 Mbps (ou 1 Gbps se usares um router doméstico mais moderno e cabos). Quase não há erros quando um bom cabo é usado, e a taxa nunca diminui como o Wifi.

Do ponto de vista da segurança, usando a ethernet, ninguém sem acesso directo aos fios em tua casa pode espiar o teu tráfego.

Ethernet consome menos energia, para quem tem um laptop ou gosta de economizar energia.

A rede sem fio também tens que lidar com o problema de separar o tráfego destinado a outras pessoas do tráfego destinado a ti mesmo. Se estiveres conectado directamente ao teu router doméstico, estás num canal full duplex comutado, o que significa que nesse fio pode falar com o teu router enquanto o router fala com o teu computador, enviando e recebendo ao mesmo tempo, e não há interrupções.

A rede sem fio precisa classificar e armazenar em buffer o tráfego e esperar a vez de falar / receber em intervalos de tempo negociados com o ponto de acesso. Antes de enviar qualquer coisa, um dispositivo sem fio deve escolher um horário aleatório e perguntar ao AP se pode comunicar. Há um tempo mínimo de espera, adicionando atraso inerente. Isso piora consideravelmente à medida que mais dispositivos tentam enviar para o AP.

Por outro lado, a maioria das conexões Ethernet de rede doméstica tem a enorme vantagem de ser uma conexão dedicada "full duplex". O que "full duplex" significa é que a conexão permite que o dispositivo em cada extremidade envie e receba simultaneamente, em vez de uma via de cada vez como em WiFi "half-duplex".

Graças a isso, o teu adaptador Ethernet raramente precisa esperar um período significativo de tempo para transmitir. Em contraste, o período de espera na rede congestionada pode tornar-se bastante perceptível. A rede sem fio é muito sujeita a falhas, precisa verificar regularmente os dispositivos e atribuir-lhes horários para conversarem. Depois que uma conexão Ethernet é estabelecida, não há mais negociações especiais ou períodos de espera.

Por causa do buffer e dos intervalos de tempo em ambas as extremidades, o tráfego sem fio leva alguns milissegundos extras para viajar em comparação com a Ethernet. Para quem joga online ou está preocupado com o baixo tempo de resposta, a ethernet deve sempre fornecer um menor tempo de resposta (além de ser mais estável e não perder frames).

E pronto, espero ter sido útil!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: