Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch aumenta capacidade em Ovar com nova área de I&D e produção

Bosch aumenta capacidade em Ovar com nova área de I&D e produção
Share it:

  • A reconversão da nova área representa um investimento de 2,1 milhões €
  • Equipa de I&D passa de 70 para 110 engenheiros até ao fim de 2020
  • Projeto de inovação Sensitive Industry é um dos destaque desta nova área e representa cerca de 17 milhões de euros
Bosch aumenta capacidade em Ovar com nova área de I&D e produção

A Bosch acaba de inaugurar em Ovar uma nova área com 3.200m2 (2.500m2 destinados à produção, 500 m2 de espaço de escritórios e 200m2 para I&D) dedicados à produção e investigação e desenvolvimento (I&D) de sistemas de comunicação, segurança, deteção de incêndio e painéis e soluções de SW, HW e testing para Power Tools. Estas novas áreas, que representam um investimento de cerca 2,1 milhão de euros, permitirá maior e melhor capacidade para o desenvolvimento de atividades de I&D, produção e de suporte à produção.

O crescimento em I&D tem vindo a ser uma aposta da Bosch Security Systems, em Ovar, com constantes investimentos em infraestruturas, recursos humanos e parcerias com universidades. Os números refletem isso mesmo: a empresa deverá passar de 70 engenheiros em 2019 para 110 até ao fim de 2020, e espera crescer 40 por cento até 2024.

“As novas áreas são fruto da competência, criatividade e competitividade de toda a equipa. Este investimento e a ampliação das instalações mostram a continuidade da aposta da Bosch em Portugal, e neste caso concreto da região de Ovar, significando também mais oportunidades para o futuro”, explica António Pereira, administrador da Bosch em Ovar.

Para além de outros projetos dedicados à I&D, o recém-criado Sensitive Industry é um projeto estratégico para esta unidade, na medida em que permitirá encontrar soluções ajustadas às exigências da Indústria 4.0. O Sensitive Industry é um projeto que envolverá a Bosch em parceria com a Universidade do Porto e o INL (International Iberian Nanotechnology Laboratory), e representa um investimento de cerca de 17 milhões de euros. O projeto aposta na criação de um sistema com componentes inovadoras que permitirão recolher e analisar dados de produção com recurso a câmaras e outros dispositivos sensoriais. Desta forma será possível a criação de um digital twin da área produtiva e logística, minimizando desperdícios e otimizando recursos.

Bosch Security Systems: um crescimento sustentado da unidade de Ovar

A Bosch desenvolve e produz em Ovar algumas das mais inovadoras tecnologias eletrónicas de segurança, com um impacto global, e exporta cerca de 90% da sua produção para diversos países europeus, para os Estados Unidos, África e Ásia (com exceção da China).

Devido à pandemia, a unidade da Bosch em Ovar foi afetada pelo cerco sanitário, tendo visto a sua produção reduzida para cerca de 50% em março. No entanto, logo no mês de abril a empresa conseguiu voltar ao seu nível de atividade e faturação normal, tendo mesmo a partir do mês de maio começado a receber encomendas acima do previsto, conseguindo alcançar resultados bastante positivos.

“O impacto causado pela pandemia da Covid-19 trouxe momentos difíceis e de alguma incerteza, vimo-nos obrigados a parar temporariamente a nossa atividade, mas quando podemos regressar fizemo-lo em força e graças à dedicação e ao apoio de todos temos vindo a conseguir recuperar, e retomar o caminho do crescimento”, afirma António Pereira, administrador da Bosch Security Systems.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: