Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Qual é a diferença entre VPN grátis e VPN paga?

VPN Grátis vs VPN Paga
Share it:
Diferenciar uma VPN gratuita e uma VPN paga pode ser uma tarefa difícil de executar. Como a maioria dos utilizadores ainda deseja uma VPN gratuita, é preciso saber o que é bom e o que é mau numa VPN.

VPN Grátis vs VPN Paga

Em primeiro é preciso saber para que propósito queremos a VPN:
  • Gamming;
  • Torrents;
  • Netflix;
  • IPTV;
  • Streaming em geral;

Todos os propósitos em cima mencionados são aqueles que fazem com que as pessoas procurem VPNs.

No entanto aviso desde já que uma VPN gratuita não consegue cumprir com todos os propósitos em cima.

Por isso, vamos entender a diferença entre VPN gratuita e VPN paga.

Curta Utilização

As VPNs gratuitas são ideais para usos a curto prazo ou para testes, mas se estiveres à procura de uma VPN a longo prazo, precisas de procurar um serviço de VPN pago.

Privacidade

Nas VPNs gratuitas podes esquecer a privacidade. De acordo com pesquisas, a maioria das VPNs gratuitas colecciona dados dos utilizadores e vende-os a terceiros. É daí que tiram a sua rentabilidade.

Um serviço de VPN pago normalmente oferece 100% de privacidade e os utilizadores não precisam de ver os dados deles comprometidos.

Política Sem Log ou Zero Log

De acordo com a Política de registo zero, os Serviços VPN são obrigados a não coleccionar ou partilhar os dados com autoridades ou agências governamentais.

As VPNs gratuitas não oferecem a política Zero Log, mas os serviços de VPN pagos, como NordVPN, ExpressVPN, CyberGhost, Ivacy e muitos outros, oferecem a política 100% No-log.

Bloqueio de largura de banda

Se optares por uma VPN gratuita, verás que a tua largura de banda está bloqueada ou eles podem ter um controle sobre sua largura de banda.

Outro aspecto é que as VPNs gratuitas limitam o numero de páises e servidores e como tem muitos utilizadores gratuitos e os servidores são pouco provoca congestionamentos nesses servidores com velocidades baixas.

Já as VPNs pagas nunca irão bloquear ou controlar sua largura de banda e têm em geral melhores velocidades.

Navegação HTTPS ou Internet segura

Os serviços de VPN pagos seguem a rígida política de navegação HTTPS, portanto, toda a navegação do utilizador está encriptada usando o método AES de 256 bits.

Algumas VPN grátis também oferecem navegação 100% HTTPS.

Localizações do servidor

Os Serviços VPN gratuitos, como já referimos em cima oferecem acesso à Internet através de dois ou três Servidores, que normalmente estão sobrecarregados por que são muitos os utilizadores de VPNs gratuitas.

Nas VPNs pagas tens uma variedade de escolha muito maior.

Velocidade da Internet

Como discutimos anteriormente, as VPN gratuitas bloqueiam a largura de banda, mas também diminuem a velocidade da Internet. Mas, ao mesmo tempo, se optaste por um serviço de VPN pago, a velocidade é melhor do que as VPNs gratuitas.

No entanto não esperes que a velocidade seja igual à que tens sem VPN. O facto de uma VPN passar por vários servidores, varias ligações faz com que a velocidade caia para mais de metade.

Cobertura ou uso de dados

Muitas VPNs gratuitas definem um limite de dados que podes utilizar, depois disso, ou esperas ou adquires uma VPN paga. Algumas ainda utilizam a tácita de que se partilhares nas redes sociais os serviços deles, ganha cesso a mais alguns dados.

No entanto já existem VPNs Gratuitas ilimitadas, como a Proton VPN ou a Urban VPN.

Os serviços de VPN pagos não têm limites.

Dispositivo de conexão

Podes conectar-te a vários dispositivos quando optas por um serviço de VPN pago.

Mas a VPN gratuita normalmente tem limites no numero de dispositivos usados em simultâneo.

Suporte ao cliente

Normalmente não existe suporte ao cliente nas VPNs gratuitas.

Já as pagas apostam muito na satisfação do cliente.

Resumindo

Se precisas de uma VPN para uso esporádico, para evitar traffic shapping esporadicamente e outras coisas, penso que não precisas de andar a gastar em assinaturas.

Se já necessitas de largura de banda, de dados ilimitados, de segurança para trabalhar, entre outras coisas as gratuitas não servem.

Se te preocupas com privacidade, segurança e anonimato, também deves optar  por uma paga.

Hoje em dia, a maioria dos serviços VPN oferece avaliação gratuita, podes reivindicar o teu dinheiro se não estiveres satisfeito com o serviço deles.


Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: