Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como funciona a aplicação Stayaway Covid?

Como funciona a aplicação Stayaway Covid?
Share it:
A aplicação que pretende monitorizar os contactos de risco que tiveram em contacto com pessoas infectadas com o coronavírus já foi disponibilizada para iOS e Android conforme noticiamos aqui.

Como funciona a aplicação Stayaway Covid?

Mas esta aplicação está a causar alguma polémica por causa da nossa privacidade com muita gente a criticar este género de soluções.

É por isso importante saber detalhadamente como funciona esta aplicação e de que modo ela pode realmente ajudar-nos.

O que é StayAway Covid?


A STAYAWAY COVID, foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e implementada pelo INESC TEC, em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Esta faz uso do sistema de tracking desenvolvido e disponibilizado em conjunto pela Apple e pela Google de forma a abranger smartphones Android e iPhones.

Foi lançada oficialmente esta semana para Android e iOS.

Como funciona?


Esta aplicação permite alertar todos os utilizadores que estiveram a menos de 2 metros de distância, durante 15 minutos, nos últimos 14 dias, desde que tenham a aplicação instalada.

O Objectivo desta aplicação é fazer o rastreamento dos contactos relativos ao Covid-19, tirando partido do sistema de tracking desenvolvido e disponibilizado em conjunto pela Apple e pela Google de forma a abranger smartphones Android e iPhones.

A ideia da aplicação é permitir que o telemóvel seja usado como um dispositivo que identifica situações de proximidade com outros utilizadores, ou melhor com os seus telemóveis, e que em situação de contágio com COVID-19 possa funcionar como alerta para possíveis contágios com os contactos realizados.

Nunca revela identidade nem outro dado, a aplicação não recolhe dados, e rege-se pelo RGPD.

Não é de uso obrigatório mas quantos mais usamos melhor será a monitorização e melhor é a ferramenta para controlo da propagação do CoronaVirus.
 
Quando uma pessoa é diagnosticada com COVID-19 recebe um código de 12 dígitos que pode inserir na aplicação. Por isso se és um dos infectados ou tiveste infectado à relativamente pouco tempo, ajudar não custa.

Esse código vai validar a informação que é enviada para o sistema. Quando os telemóveis dos outros utilizadores fizerem a ligação periódica ao sistema para validar os códigos de telemóveis com que estiveram em contacto nos últimos 14 dias, recebem a informação dessa confirmação de infecção e um alerta ou notificação.

A aplicação não usa o GPS mas tira partido do Bluetooth, mais especificamente o Bluetooth de baixo consumo (BLE) ,que na utilização normal está sempre a comunicar a sua presença a todos os equipamentos que estão próximos.

A aplicação guarda esses códigos que depois são cruzados com a informação de infecções que ficam registadas na cloud, validando se um contacto dos últimos 14 dias foi diagnosticado com COVID-19.

A aplicação acede uma vez por dia ao servidor público do sistema para fazer a verificação da existência de códigos de contactos anteriores que tenham sido infectados.

Este sistema pode realmente ajudar e como podes ver não há recolha de dados sensíveis nem qualquer coisa do género.

É no entanto, e repito de extrema importância que as pessoas infectadas a utilizem e registem o seu código!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: