Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB - Análise e Desempenho

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB - Análise e Desempenho
Share it:
Se andas à procura de um portátil fino, leve, elegante vocacionado para o trabalho, tens que olhar com olhos de ver para este portátil da Lenovo - o IdeaPad 720s-14iKB.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Passei algum tempo com este portátil nas últimas semanas e agradeço à Lenovo a oportunidade que me foi dada de testar este magnifico portátil.

Deve saber desde o início é que este notebook é uma opção fina e leve construída com hardware Intel Core U e gráfica Nvidia. Isso faz com que seja capaz de lidar com tarefas diárias sem problemas e a maioria dos jogos em resolução FHD com detalhes Médio-Alto.

No entanto, é compacto e portátil, pesa cerca de 1.48 Kilos, com um ecrã de 14 polegadas com uma excelente qualidade construção e super silencioso.Vamos então analisar este portátil detalhadamente.

Unboxing


Uma caixa branca a dizer IdeaPad com o símbolo da Lenovo no canto inferior esquerdo. Um aspecto bastante profissional.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Bem embalado, a caixa de cartão é bastante robusta.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

A caixa trazia o seguinte:
  • Lenovo IdeaPad 720s-14IKB;
  • Carregador;
  • Manual Inglês;
  • Manual Português;
  • Declaração de Conformidade;
  • Ficha de Suporte da Lenovo;

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Design


Assim que o tiras da caixa vais reparar o quão simples e bonito é o portátil, fino e com excelente qualidade de construção.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Com um cor cinzenta, todo o exterior é feito de metal fosco liso. É óptimo ao toque, não mostra manchas nesta versão o que não se vai notar muito o envelhecimento. 

O logotipo da marca quase que se mistura com o corpo do portátil, é suave e de um cinzento ligeiramente mais escuro.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Também não há luzes e elementos chamativos, excepto os LEDs de status no lado esquerdo e a tecla de energia que faz parte do teclado real e está sempre acesa.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

As bordas são bastante afiadas, mas especialmente aquelas ao redor do ecrã. Tanto ecrã como os resto do corpo têm os cantos suavemente arredondados.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

A dobradiça do ecrã é bastante resistente que exige que ambas as mãos para abrirem o ecrã, mas que, por outro lado, a mantém bem ajustada e permite que ela se incline para trás em 180 graus. Esse é um aspecto importante para aqueles que não costumam usar os portáteis numa mesa.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

De um dos lados tem uma entrada HDMI, uma USB, uma USB Type-C com Thunderbolt 3, e um leitor de cartões.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Por baixo podes ver os 3 pés de borracha (um mais longo) que lhe conferem estabilidade e não escorrega. Podes ver ainda a saída de ar quente com cortes de tamanho adequado que garantem uma boa refrigeração, sem necessidade de instrumentos de apoio.

Podes ainda ver os altifalantes que estão por baixo já a fugir para o lado com um design bastante engraçado e que dá perfeitamente para ouvirmos a nossa musiquinha enquanto trabalhamos.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Do outro lado tem A entrada do carregador, uma USB e a entrada para os phones jack 3.5.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

A vista de frente vem realçar o quanto fino ele é bem como a sua qualidade de construção simples mas eficaz.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Teclado e touch pad


O teclado é todo ele preto, que se destaca por ser macio, que na minha opinião é muito bom para escrever, ou seja para trabalhar.

Consegui digitar sem qualquer problema e sem sobreposição de teclas que é dos principais problemas de alguns teclados, sendo este um portátil de 14 polegadas tinha medo que o espaçamento fosse curto, algo que não se veio a verificar.

Este teclado também é silencioso para digitar e possui backlight, com dois níveis de brilho para poderes escolher. O sistema de iluminação é activado ao passar os dedos pelo touchpad ou ao clicares numa tecla.

O layout é muito bom, mas o fato de as teclas de seta para cima e para baixo serem tão curtas precisas de um tempo para te habituares. Há ainda o pormenor de o "Enter" e os acentos estarem quase unidos, mas é uma maneira de manter um bom espaçamento dentro de um layout reduzido.

 Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Para o Touchpad, a Lenovo usou um painel de controle Synaptics, mais abaixo que o normal no corpo do portátil. Tem uma sensação agradável e permite que os dedos deslizem facilmente na sua superfície. Os cliques físicos estão nos cantos inferiores esquerdo e direito e são bastante suaves e silenciosos.

A Lenovo também integra um sensor de dedo no lado direito do apoio para as mãos, sob as teclas das seta, o que funciona bem com o Windows Hello.

Ecrã


Tem um ecrã LCD IPS que oferece excelentes ângulos de visão e excelente qualidade geral de imagem, enquanto a resolução Full HD é totalmente adequada, de 14 polegadas.

O ecrã é brilhante e espelhado o que dificulta um pouco em ambientes muito claros, por isso trabalhar num jardim em dias de muito sol está fora de questão. Mas para ambientes mais escuros como um escritório este ecrã é uma vantagem com excelente qualidade de imagem onde não se nota qualquer falha.

Reduzir o brilho de 100% para 80% resultou em uma mudança de 300nits para 100nits. Como a recomendação geral é de que se trabalhe entre 120-150nits e o brilho se mova em intervalos de 10%, aqui tens que trabalhar quase sempre próximo dos 100% de brilho.

A Lenovo adoptou um painel FHD de 14 polegadas fabricado pela AU Optronics, uma opção bastante sólida.

Vamos ver os detalhes:
  • Qualidade de Imagem: Brilho máximo: 297nits;
  • Contraste: 1264: 1; 
  • Temperatura de cor: 6449K; 
  • Gama: 2,13;
  • Delta E média: 0,15; 
  • Cobertura sRGB: 88,9%; 

No geral, tem imensa qualidade de imagem, precisa e suficiente para a maioria dos trabalhos, tarefas e ambientes. Além disso, a rotação de 180º deste ecrã é uma mais valia até para poderes partilhar a informação em teu redor. 

Webcam


A Lenovo equipou o 720S com uma webcam de 720p, 30fps que fica no ecrã na parte superior, logo em cima ao campo de visualização. A qualidade de imagem é totalmente típica destas webcams, com uma granulação que suaviza os detalhes. No geral, tem bom desempenho com pouca luz e oferece
detalhes suficientes para vídeo conferência e streaming sejam eles em directo ou não.

Audio


Já referimos em cima a localização das duas colunas deste portátil que ficam por baixo no sítio onde começa a dar a curva não estando assim em contacto com a superfície, logo melhora logo o som. Por experiência e testando algumas músicas ouvidas através do Spotify não aparenta ruído nem tem distorção. O equilíbrio é razoável, e torna a experiência de ouvir música e ver vídeos bastante agradável.

São colunas JBL, só daí dá para ver a boa qualidade.

Tens ainda a possibilidade de ligar uns phones através de uma entrada jack 3.5 ou então ligar uns phones através de Bluetooth.

Bateria


A Lenovo coloca uma bateria de 56 Wh dentro do IdeaPad 720s, que é uma bateria bastante duradoura e acima da média. A Lenovo afirma ainda que este portátil tem uma bateria que pode durar até 14 horas, o que não bem verdade, a não ser que uses o brilho no mínimo.

Com um brilho nos entre os 90-100%, em plena utilização, com vídeos do Youtube de alta definição durou-me cerca 7h-8. Conforme vais diminuindo o brilho mais aumentas no tempo de duração da bateria. este tempo vai de acordo ao que afirmou a Lenovo.

A bateria leva pelo menos 2h e 15min para carregar totalmente.

Hardware e Performance


O 720S está disponível em duas configurações: a que estamos a testar usa o processador Intel Core i7-8550U de 8ª Geração.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Tem uma gráfica Nvidia Geforce MX150. Isso transforma o 720S numa máquina de jogos de alto nível, e fornece entre duas e três vezes o desempenho dos gráficos integrados no processador Intel e por isso um bom desempenho para isso também.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

A nível de RAM vem equipado com 16GB de RAM DDR4 num único Slot, no slot 2.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Analisando a aba SPD podemos verificar  o tamanho, a velocidade máxima, o fabricante, o número do modelo e a data de produção do módulo de memória no computador.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Podemos verificar o modelo e tipo da Board da LENOVO.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Podemos verificar um teste de Benchmark em termos comparativos com o Intel i9-7980 2.60gHz.

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB

Efectuei ainda outro teste de benchmark com o Novabench, sem GPU onde obteve um score de 1160, onde podemos validar as velocidades de leitura e escrita do disco.

O disco SSD de 512 GB fornece boas velocidades de transferência, de 1157MB / seg (leitura) e 589MB / seg (escrita).

Lenovo IdeaPad 720s-14IKB


Quanto ao desempenho geral do sistema, o CPU é rápido o suficiente para a maioria das tarefas do dia-a-dia. Juntando isto a 16GB DDR4 e um gráfica MX150 com 4GB GDDR5 estamos se dúvida perante uma máquina muito bem equipada, que dá para fazer deste portátil um misto, tanto para trabalhar como para jogar, apesar de que pelo design e concepção é mais talhado para trabalhar.

Ajudando também ao bom desempenho está o rápido SSD que com aquelas velocidades de escrita e leitura garante rapidez, e curtos tempos de inicialização e de carregamento de aplicações.

Características Resumidas


Ecrã: 14.0 polegadas, 1920 x 1080 px, IPS, Nao Touch, glossy;
Processador: Intel Core i7-8550U CPU (8ª geração);
Vídeo: Intel HD 620 + Nvidia Geforce MX150 4GB GDDR5;
Memória RAM: 16 GB DDR4 (1x DIMM) ;
Armazenamento: 512 GB M.2 NVMe SSD (80 mm);
Conectividade: Wireless AC (Intel AC 3165), Bluetooth 4.1;
Portas: 2x USB-A 3.0 , 1x USB-C with Thunderbolt 3, HDMI, card-reader, headphone/mic jack;
Bateria: 56 Wh, 45W charger;
Sistema Operativo: Windows 10;
Tamanho: 321mm x 223 mm x 15.9 mm;
Peso: 1.48 kg;
Extras: Teclado Backlit, VGA webcam, stereo Harman Kardon speaker;

Preço e onde adquirir


Consultando o comparador de preços KuantoKusta este portátil em Portugal ronda os 1300/1400€ havendo várias lojas onde o podes adquirir, onde aconselho a MEGAVIRUS por terem um excelente serviço a nível de assistência técnica.

Veredicto


Este portátil é realmente interessante principalmente para trabalhadores de escritório, que necessitem de o transportar com eles durante o trabalho, devido à duração da sua bateria, tamanho e proporção e também características.

O interior tem o hardware mais recente disponível no momento, deixando espaço para actualizações e uma bateria bastante grande. O chip Nvidia Geforce MX150 tem um excelente desempenho.

O ecrã em muita claridade não tem um bom desempenho, logo para quem usa ao ar livre tem que pensar duas vezes. É um ecrã sem touch.

A wireless é estável e faz bem o que lhe compete.

Ao contrário de outros blogs de analise o portátil não o achei pesado, talvez seja, em comparação com modelos idênticos de outras marcas, mas é robusto e tem um corpo uniforme que se transporta bem com uma mão sem ficar com a sensação de que é pesado. Tem cerca de 1,48 Kg.

O sistema de refrigeração funciona bem apesar de por vezes, principalmente quando estamos com ele sem ser em cima da mesa torna-se ligeiramente barulhento.

Tem uma porta Thunderbolt 3 que é sem dúvida uma vantagem.

Resumindo acho que a Lenovo fez um óptimo trabalho no IdeaPad 720s de 14 polegadas. Se precisas de um portátil robusto com bom desempenho diário e a capacidade de lidar com jogos melhor do que a maioria dos thin-and-lights, deves considerar. Apesar de eu achar que isto é um portátil mesmo vocacionado para o trabalho, dia-a-dia, e poder levar para qualquer lugar.
Share it:

Lenovo

review

Post A Comment:

0 comments: