Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O Facebook tem uma nova arma na luta contra os “memes” - realmente precisa

Share it:


Uma nova ferramenta do Facebook pretende acabar com a partilha desenfreada de “memes” considerados nocivos. Chamada de Rosetta, a ferramenta com inteligência artificial, consegue não só categorizar imagens, como também ler as mensagens escritas dentro delas.
Criada inicialmente para servir como um auxílio a pessoas com deficiência visual, ela será usada pelo Facebook também para conseguir distinguir “memes” comuns daqueles que trazem mensagens nocivas ou até mesmo falsas, ajudando a prevenir a proliferação de, por exemplo, “memes” com conteúdo racista ou que fazem apologia ao nazismo, além de imagens recheadas de notícias falsas, incluindo aquelas montagens que induzem a interpretações erradas de uma situação.


De acordo com o Facebook, a ferramenta já possui um base de dados com mais de um bilhão de imagens partilhadas em modo público no Facebook e no Instagram, e é capaz de identificar o texto dessas imagens numa  grande variedade de línguas, além de entender o contexto existente na sobreposição do texto com a imagem em si, conseguindo distinguir um meme com piada de um meme usado para difundir mensagens falsas.
Por enquanto, a tecnologia está a ser aplicada apenas em fotos, mas o Facebook pretende continuar o seu desenvolvimento para que seja possível utilizá-la também em vídeos.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: