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Bosch e Daimler primeiras a obter licença para parque de estacionamento autónomo sem supervisão humana

Bosch e Daimler primeiras a obter licença para parque de estacionamento autónomo sem supervisão humana
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  • Parque de estacionamento do Museu Mercedes Benz é o primeiro do mundo a ter total aprovação para ser completamente autónomo (SAE Level 4). 
  • O sistema será usado de forma diária pelos visitantes do Museu. 
  • Sistema recolhe e devolve o veículo ao seu proprietário de forma completamente autónoma. 
  • Bosch fornece infraestrutura, Daimler a tecnologia nos veículos. 
  • Permissão especial emitida pela autoridade administrativa regional de Estugarda em cooperação com o Ministério dos Transportes de Baden- Württemberg e com a supervisão da TÜV Rheinland. 
Bosch e Daimler primeiras a obter licença para parque de estacionamento autónomo sem supervisão humana

A Bosch e a Daimler alcançaram mais um marco no caminho para a condução autónoma: as duas empresas obtiveram agora a aprovação das autoridades competentes em Baden-Württemberg para a o sistema de estacionamento autónomo, no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda. O serviço automatizado está disponível através de uma app de smartphone e não requer qualquer supervisão. Isto faz com que seja a primeira função de estacionamento SAE de nível 4 1 , sem condutor e totalmente automatizada do mundo a ser oficialmente aprovada para uso diário.

“Esta decisão das autoridades mostra que inovações como o estacionamento autónomo em parques é possível”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “A condução e o estacionamento autónomos são blocos de construção importantes para a mobilidade do futuro. O sistema de estacionamento autónomo mostra o quanto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento.”

“Esta aprovação das autoridades de Baden-Württemberg estabelece um precedente para obter aprovação no futuro para o serviço de estacionamento em parques de todo o mundo”, concluiu Michael Hafner, chefe de desenvolvimento de tecnologias para condução autónoma da Daimler AG. "Como pioneiro na área da condução autónoma, o nosso projeto abre caminho para que o sistema entre em produção em massa no futuro".

Jogar pelo seguro: dois parceiros com um objetivo em comum

Desde o início que a principal prioridade da Bosch e da Daimler para o serviço de estacionamento sem condutor era a segurança. Como ainda não existe um processo de aprovação oficial para funções de condução autónoma que não exijam condutor, as autoridades locais - a autoridade administrativa regional de Estugarda e o Ministério de Transportes de Baden-Württemberg - supervisionaram o projeto juntamente com especialistas da autoridade certificadora alemã TÜV Rheinland. O objetivo era avaliar a segurança operacional da tecnologia autónoma e do próprio parque.

O resultado é um conceito abrangente de segurança com critérios apropriados de teste e aprovação que podem ser aplicados a outros projetos do género. Neste projeto, os responsáveis pelo seu desenvolvimento definiram como o veículo sem condutor deteta peões e outros carros e pára de forma segura quando encontra um obstáculo. Estes mesmos especialistas estabeleceram também normas de comunicação seguras entre todos os componentes do sistema e tomaram todas as medidas para garantir que a ativação do sistema é feita de forma completamente segura.

A tecnologia por trás dos parques de estacionamento autónomos 

O processo é simples: ir até a um parque, sair do carro e enviá-lo para um espaço de estacionamento com apenas um toque no smartphone - o estacionamento autónomo não necessita de um condutor. Assim que deixamos o veículo no parque ele procura um lugar livre e estaciona de forma autónoma. Posteriormente, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma forma. Este processo baseia-se na interação entre a infraestrutura de estacionamento inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch, instalados no parque de estacionamento, monitorizam o corredor de condução e aquilo que está à sua volta e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia no carro converte os comandos da infraestrutura em manobras de direção. Desta forma, os carros podem, inclusivamente, subir e descer rampas para se deslocarem entre os vários andares do parque. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo para imediatamente.

As metas do projeto

A Bosch e a Daimler começaram a desenvolver o sistema de estacionamento sem condutor e totalmente automatizado em 2015 e, no verão de 2017, o projeto piloto instalado no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, alcançou um marco importante: a possibilidade de estacionamento automatizado em condições reais, com e sem condutor foi apresentado pela primeira vez. Depois desta apresentação seguiram-se várias fases de teste intensivos. Desde 2018, os visitantes do museu podem usar o serviço de estacionamento, acompanhados por pessoal de segurança devidamente treinado. Os vários testes do projeto piloto envolveram o teste de conceitos de iluminação nos veículos. A iluminação turquesa indica que um veículo está no modo de condução autónomo e a informar tanto pessoas como outros veículos dessa situação. Os resultados obtidos nestes testes estão refletidos na recente norma SAE 3134. A obtenção da aprovação final das autoridades era outro grande marco para a Bosch e para a Daimler: nesse sentido, as duas empresas poderão testar este serviço inovador de forma real e integrada no dia-a-dia do museu e sem supervisão de qualquer humano.
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