Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Explore arte e cor na mais recente galeria em Realidade Aumentada do Google Arts & Culture

Explore arte e cor na mais recente galeria em Realidade Aumentada do Google Arts & Culture
Share it:
 Explore arte e cor na mais recente galeria em Realidade Aumentada do Google Arts & Culture
 
A cor inspirou a mais recente “Pocket Gallery” do Google Arts & Culture - uma exposição imersiva que utiliza a Realidade Aumentada para criar um espaço virtual em tamanho real e que pode ser explorado através de um smartphone. Depois da primeira Pocket Gallery, apresentada em 2018, composta por pinturas da Vermeer, a mais recente coleção apresenta trabalhos de vários artistas, capturados em alta resolução e selecionados de acordo com a paleta de cores de cada peça.

O pintor abstracionista Wassily Kandinsky disse um dia, que "A cor é um poder que influencia diretamente a alma". A afirmação é difícil de contestar no momento em que pensamos nos melancólicos azuis e verdes do início do Período Azul de Picasso ou quando pensamos nos amarelos vibrantes de um simples vaso de girassóis pintado por Van Gogh.

A cor também inspirou a mais recente “Pocket Gallery” do Google Arts & Culture - uma exposição imersiva que utiliza a Realidade Aumentada para criar um espaço virtual em tamanho real e que pode ser explorado através de um smartphone. Depois da primeira Pocket Gallery, apresentada em 2018, composta por pinturas da Vermeer, a mais recente coleção apresenta trabalhos de vários artistas, capturados em alta resolução e selecionados de acordo com a paleta de cores de cada peça.


Galeria Art of Color AR
Looking through the gallery
Zooming up close to Kandinsky 
A glimpse into the dark gallery with Rembrandt 
The Pocket Gallery seen from outside


Uma vez na galeria, o utilizador pode explorar quatro salas com pinturas que representam uma espécie de roda das cores. Finalmente, o utilizador irá encontrar uma sala escura para descobrir a obra-prima de Rembrandt - A Ronda Noturna que está junta da obra de arte óptica de Bridget Riley. Todas as obras foram selecionadas utilizando a ferramenta Art Palettedo Google Arts & Culture permitindo reunir várias obras e uni-las através da lente da cor. 

A galeria contém ainda uma série de formas geométricas lúdicas e com cores vibrantes que complementam as pinturas. A nova Pocket Gallery apresenta obras de arte de 33 instituições de quatro continentes e permite que o utilizador conheça trabalhos de vários estilos e de diferentes épocas. 

Um dos objetivos da equipa do Google Arts & Culture é encontrar maneiras novas ou inesperadas de aproximar as pessoas da arte. Desde obras de arte famosas a "jóias escondidas", a exposição "The Art of Color" junta obras de arte como o Red Cannas, de Georgia O'Keeffe e Mother India, de Amrita Sher-Gil ou South Wind, Clear Dawn, de Hokusai.

Para saber mais, certifique-se de que descarregou a aplicação Google Arts & Culture para um smartphone - Android ou iOS - compatível com Realidade Aumentada. Irá encontrar a nova galeria no ecrã principal da aplicação ao clicar no ícone da câmara. A partir daqui, pode começar a explorar.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: