Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sabe realmente o que significa Factoring?

Sabe realmente o que significa Factoring?
Share it:
Já pensou num mecanismo financeiro à disposição das empresas com dificuldades de gestão? O factoring consiste na aquisição de créditos de curto prazo. 

Sabe realmente o que significa Factoring?

O serviço factoring é um serviço pensado para ajudar as empresas a manter a liquidez através da compra das suas faturas e assegurando o serviço de financiamento com pagamento em 24 horas. Segundo os últimos dados do Barómetro de Pagamentos Informa D&B no início do ano, apenas 14,2% das empresas pagam dentro dos prazos acordados com os seus fornecedores. A GRENKE apercebeu-se que a falta de pagamento das faturas impede muitas vezes o crescimento sustentável das empresas – sobretudo PME.

Muitas empresas procuram soluções financeiras que as ajudem a manter a liquidez e a conseguir uma gestão equilibrada da tesouraria e uma dessas soluções é o factoring – que consiste na aquisição de faturas por uma instituição financeira, o que permite às empresas receberem o valor em dívida dos seus clientes.

No caso da GRENKE factoring, empresa que integra o grupo financeiro alemão GRENKE, esta compra as faturas e avança com o valor em dívida, dos clientes, em 24 horas, tendo disponíveis três modalidades.

A GRENKE Factoring rege-se por três modalidades que são transversais ao mercado: factoring sem recurso, factoring com recurso e cash collection.

No factoring sem recurso, a GRENKE compra as faturas ao cliente e caso o devedor, no prazo estipulado, não efetue o pagamento, a GRENKE assume o risco e a perda do valor. Na segunda modalidade – factoring com recurso – se no prazo estipulado o devedor não paga, a instituição financeira pode pedir ao aderente para devolver o dinheiro que adiantou. Por último, no cash collection a GRENKE só faz gestão e cobrança de faturas. Aqui o aderente só paga uma comissão pelo serviço e não recebe adiantamento.

Sabe realmente o que significa Factoring?

A principal vantagem do produto financeiro da GRENKE Factoring recai sobre o facto de uma empresa conseguir manter a sua liquidez através de uma linha de financiamento rápida, pois quando se emite uma fatura o acesso ao seu valor é disponibilizado em 24 horas.

O factoring traduz-se, portanto, como sendo, um mecanismo financeiro que é colocado à disposição das empresas com dificuldades de gestão da sua tesouraria, consistindo assim na aquisição de créditos de curto prazo – as chamadas faturas – e, resultantes do fornecimento de bens ou serviços fazendo com que os créditos comerciais sobre clientes devedores em liquidez imediata.

O serviço também é recorrente não só nas alturas em que as empresas efetuam certos investimentos como também quando têm de pagar impostos ou efetuar pagamentos de salários e subsídios de férias e natal.

Portugal é, segundo a EUF – Federation for the Factoting and Commercial Finance Industry – o segundo país europeu onde o factoring tem a maior taxa de penetração no PIB com 16,3% atrás da Bélgica e o segundo país com maior taxa de crescimento no produto face a período homólogo 18,8% atrás da Polónia.

A GRENKE factoring tem então este serviço disponível para os seus clientes, tendo a atividade autorizada e regulada pelo Banco de Portugal, sendo este facto obrigatório a todas as sociedades financeiras ou de factoring.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: