Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é Fleeceware? Como te podes proteger?

O que é Fleeceware? Como te podes proteger?
Share it:

Muitas aplicações prometem mais do que vale e por vezes paga-se muito por aplicações básicas. Tem sido um golpe cada vez mais comum e por isso convém sabermos mais sobre ele.

O que é Fleeceware? Como te podes proteger?

Se a aplicação lanterna não for gratuita, provavelmente alguma coisa está errada. 

Já ouviste falar em spyware, adware e malware, mas agora há outro coisa, Fleeceware.

Fleeceware é complicado, porque normalmente não há nada de malicioso no código das aplicações. Elas não roubam os teus dados ou tentam assumir o controle do teu dispositivo, o que significa que não há nada de malware para o processo de verificação do Google e da Apple detectar. 

Em vez disso, esses golpes dependem de aplicações que funcionam conforme o anunciado, mas vêm com taxas de assinatura excessivas e ocultas. 

O que é Fleeceware?

Fleeceware é um tipo de aplicação móvel que vem com taxas de assinatura ocultas e excessivas. Essas aplicações também aproveitam os utilizadores que não sabem como cancelar uma assinatura para continuar a cobrar por muito tempo depois de terem excluído a aplicação.

A Sophos, a empresa de segurança que cunhou o termo fleeceware, encontras regularmente aplicações dessas nas respectivas lojas da Apple e Google.

Geralmente são ferramentas de aparência benigna, como filtros e editores de fotos e vídeos simples, aplicações de horóscopo ou ferramentas de leitura da sorte, códigos QR e leitores de código de barras ou utilitários como lanternas e teclados personalizados e agora mais recenetmente VPNs que não fazem nada! 

Os pesquisadores da Sophos também suspeitam que os programadores de fleeceware usam contas falsas para fazer avaliações cinco estrelas e aumentar seus números de download nas Sotres.

Algumas aplicações oferecem inclusive um falso período de teste que te obriga a pagar uma primeira vez.

Apesar das regras da Apple e da Google sobre compras nas aplicações, os criadores de fleeceware usam truques por vezes indetectáveis.

O que fazer para evitar Fleeceware?

  • Pesquisa sempre alternativas de aplicações nas empresas grande e fidedignas. Lembre-te de que as grandes empresas de tecnologia já oferecem ferramentas e utilitários básicos, como emojis, filtros de selfie e leitores de código QR gratuitamente. 
  • Fazer uma pesquisa rápida na web para comparar preços se não tiveres a certeza sobre algo mais específico. 
  • Gere as assinaturas - No iOS, vais a Definições, toca no teu nome, em seguida, toca em Assinaturas para ver e gerir tudo. No Android, abre a Play Store, toca no ícone do menu e escolhe Assinaturas para visualizar e gerir. 
  • Faz contas.
  • Desconfia da aplicação.
  • Aplicações que prometem mundos e fundos são de desconfiar.
  • Pesquisa mais sobre os criadores antes de comprar.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: