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Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza serviços de teleconsulta na IBM Cloud

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza serviços de teleconsulta na IBM Cloud
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Os pacientes podem agora agendar consultas e receber atendimento médico remoto através de uma solução de teleconsulta móvel. 

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza serviços de teleconsulta na IBM Cloud

A IBM e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), instituição portuguesa de utilidade pública administrativa reconhecida pelo seu trabalho junto da comunidade, nomeadamente nas áreas social, de saúde e de educação, anunciam hoje um projeto conjunto que visa desenvolver uma solução de teleconsulta na IBM Public Cloud.

Esta solução foi desenhada para ajudar a população a priorizar a sua saúde durante a pandemia da COVID-19. As equipas de IBM Garage e de IBM Services apoiaram a SCML no desenvolvimento de uma plataforma que corre na IBM Public Cloud e que permite aos pacientes agendar e aceder a serviços de teleconsulta e de atendimento médico remoto diretamente dos seus telemóveis. Além de auxiliar os pacientes com a marcação de exames médicos regulares, esta plataforma reduz também a necessidade de se deslocarem a um consultório médico, centro de saúde ou hospital, contribuindo assim, para ajudar os pacientes a reduzir a exposição à COVID-19 quando procuram atendimento médico.

A plataforma foi desenhada de forma a que os utentes possam comunicar facilmente com os prestadores de serviços médicos e de psicologia, no sentido de obterema assistência necessária de forma rápida e segura. Após a solicitação da consulta médica, o paciente recebe uma notificação por e-mail ou SMS com a informação da data e hora e o link de acesso. Depois, apenas tem de clicar nesse link para iniciar a teleconsulta. Até à data, pacientes da SCML utilizaram esta plataforma para agendar cerca de 300 consultas médicas.

Para os prestadores de serviços médicos, esta plataforma permite que iniciem asteleconsultas através de uma chamada telefónica, videochamada ou chat. Com dados e conteúdos visíveis apenas para os participantes no decorrer da chamada, os pacientes podem estar confiantes de que os seus dados serão partilhados num ambiente gerido com a máxima segurança. Adicionalmente, uma vez iniciada a videochamada, esta será mantida apenas entre o médico e o paciente, sem nenhum outro prestador de serviços ou entidade envolvidos.

A IBM Public Cloud é a cloud mais segura e aberta do setor, disponibilizando a tecnologia de encriptaçãode última geração, e a única comercialmente disponível para a cloud, - a "Keep Your Own Key."1 Tal dá às empresas a capacidade de manter o controlo das suas próprias chaves de encriptação – e os módulos de segurança de hardware que as protegem –, de modo a que os clientes sejam os únicos a controlar o acesso aos seus dados. Para organizações que operam em setores regulamentados, como é o caso da SCML, esta necessidade de proteger os dados dos seus utentes é crítica.

Num trabalho conjunto com um grupo de colaboradores de IBM Garage e de IBM Services, a SCML foi capaz de desenvolver uma solução de teleconsulta especificamente adaptada às suas necessidades. Este projeto é um exemplo do compromisso assumido pela IBM em ajudar as organizações de todo o mundo a aproveitar a capacidade dos seus serviços e aplicações como

forma de manterem a produtividade em ambientes de trabalho remoto durante a COVID, bem como a emergirem mais fortes desta pandemia. Nesse sentido, a SCML teve a oportunidade de aceder aos serviços de Cloud da IBM durante três meses sem custos associados.

Uma vez que a maioria dos potenciais utentes da SCML irá aceder à plataforma a partir de um smartphone, a primeira adaptação foi passar de uma soluçãode teleconsulta "computer based" que necessitava de um endereço de e-mail para validação de ID, para uma solução alternativa que pudesse ser usada num telemóvel, por SMS, chamadas de áudio e /ou videochamadas.

A correr na Cloud Pública da IBM, a solução beneficia de váriasfuncionalidades, suportadas por uma plataforma robusta baseada em micro serviços,e escalável de acordo com a procura. Foram ainda adicionados serviços críticos fundamentais que permitem a monitorização da solução, registo de acesso e autenticação do utilizador.

Esta solução assume ainda mais relevância, numa fase em que os métodos tradicionais têm que ser adaptados à medida que o mundo luta contra a COVID-19. O facto de Portugal continuar a enfrentar centenas de novos casos confirmados por dia, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa, vem reforçar esta importância.

Francisco Pessoa e Costa, Diretor de Estudos e Planeamento Estratégico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acrescenta, “Esperamos que este projeto tenha grande impacto na prestação de serviços de saúde durante o período da pandemia, principalmente entre os mais idosos e a população mais vulnerável e/ou desfavorecida. No meio da situação pandémica que vivemos e de toda a instabilidade e incerteza de que a mesma se reveste, estamos a tentar fazer o melhor que podemos para proteger aqueles que precisam de nós. Toda a equipa da SCML está muito orgulhosa e profundamente envolvida e comprometida com o sucesso deste projeto e com a expansão do uso desta solução entre os nossos utentes”.

“Desafios como reinventar as operações de negócio tradicionais durante a pandemia da COVID 19, dão-nos uma oportunidade de utilizar a tecnologia Cloud para fazer a diferença onde é mais necessário e relevante,” disse Gonçalo Costa Andrade, Manager de Entreprise Sales, IBM Portugal. “Esta plataforma que construímos com a SCML permitirá que os seus utentes possam aceder de forma segura e conveniente a serviços médicos, de nutrição e psicológicos fundamentais.”

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