Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sites de informação sobre CoronaVirus usados para roubar dados

Sites de informação sobre CoronaVirus usados para roubar dados
Share it:
Este vírus está a provocar uma azafama em todo mundo e as pessoas recorrem muitas vezes a diversos sites para ir vendo informações e evolução da pandemia do CoronaVirus.

Sites de informação sobre CoronaVirus usado para roubar dados

Infelizmente existe mal intencionados e fazem disso uma forma de roubar dados.

Um investigador descobriu que há hackers a usar os sites informativos sobre o estado do Coronavírus, para roubar dados pessoais dos utilizadores.

Existem inúmeros sites criados para acompanhar em tempo real, a situação do CoronaVirus e nós já aconselhamos aqui dois (ver este artigo).

Estes sites dão informação detalhada, com mapas, numero de casos totais e por país, numero de recuperados e numero de mortos.

No entanto e infelizmente há agora informação de que muitos desses mapas estão infectados com um malware. Isso permite aos hackers roubar informações dos utilizadores que acedam.
 
A descoberta foi feita por Shai Alfasi, um Investigador de Segurança na empresa Reason Labs. De acordo com Alfasi, os hackers criam os sites com o objectivo de solicitar o download de uma aplicação que promete manter o utilizador actualizado, em tempo real, acerca da evolução do Coronavírus.

No entanto, a app nem precisa ser instalada, pois através download é instalado um ficheiro malicioso no computador do lesado.

Por sua vez, Alfasi refere que actualmente apenas ficam infectados os computadores com Sistema Operativo Windows.

O software usado é o AZORult, utilizado para roubar dados do computador ao mesmo tempo que os infecta com outros malwares.

Alfasi explica que este malware: "É usado para roubar o histórico de navegação, cookies, ID/passwords, criptomoedas e muito mais. Pode ainda fazer o download de malware adicional em máquinas infetadas. O ACORult é normalmente vendido em fóruns russos clandestinos com o objetivo de recolher dados confidenciais de um computador infetado."

Mas este não é caso único, basicamente muitos dos sites criados têm más intenções e não boas por isso muita atenção ao que se instala e ao que se visita.

É preferível ir pelos links das nossas autoridades e cadeias de noticias conhecidas.


Se gostas daquilo que nós fazemos não te esqueças de partilhar e visitar os nossos sítios:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: