Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch Industry Consulting conquista espaço em Portugal e estende portefólio até à Arábia Saudita

Bosch Industry Consulting conquista espaço em Portugal e estende portefólio até à Arábia Saudita
Share it:
Entre os vários clientes está a portuguesa RTE, uma das maiores produtoras de bicicletas da Europa

Bosch Industry Consulting conquista espaço em Portugal e estende portefólio até à Arábia Saudita

  • RTE consegue redução nos tempos de assemblagem. 
  • “Ovar Digital Planning” minimiza custo de investimento da linha de produção sem comprometer rendimento.
  • Prevê-se que o volume de faturação da Bosch Industry Consulting duplique no próximo semestre. 

A Bosch Industry Consulting está a operar em Portugal desde o final do ano passado e fechou o primeiro semestre de 2019 com um saldo muito positivo. Até ao final de julho, esta área de negócio da multinacional alemã, liderada por Tiago Sacchetti, conquistou mercados que vão desde a Península Ibérica (Smart Work @ RTE, Iberia Goes Green, OvrP Digital Planning), Turquia (Redesenho do Fluxo Logístico) e Arábia Saudita (desenho “green field” de várias fábricas).

Um dos projetos com maior relevo é o “Smart Work @ RTE” desenvolvido nas instalações da RTE, grupo industrial português líder europeu na produção de bicicletas. A empresa sediada no concelho de Vila Nova de Gaia recorreu ao expertise da equipa da Bosch Industry Consulting no sentido de melhorar e tornar mais eficientes vários processos na sua cadeia de produção. Os resultados obtidos na primeira fase de implementação deste projeto demonstraram que ainda havia lugar para melhoria e com ajustes ergonómicos em postos de trabalho foi possível alcançar poupanças no tempo de assemblagem.

“A equipa multidisciplinar da Bosch Industry Consulting permite-nos olhar para os desafios do nosso negócio de uma forma holística integrando diferentes perspetivas, reduzindo assim o risco e facilitando o processo de mudança. É ainda de referir que se trata de uma equipa flexível e que se integra facilmente em contextos muito diversos, fruto da extensa experiência direta na gestão de operações industriais dos profissionais que a constituem” afirmou Bruno Salgado administrador da RTE.

A Bosch Industry Consulting presta também serviços de consultoria a empresas do Grupo Bosch.

O projeto “Ovar Digital Planning” é um exemplo de colaboração entre a Bosch Security Systems, o Centro de Engenharia Digital da Bosch, em Feuerbach, e o Gestor de Projetos da Bosch Industry Consulting, Luciano Tardelli. Este projeto permitiu a implementação do Digital Twin dos equipamentos, ferramentas e operadores da linha de montagem e teste de sensores de incêndio. A união da Engenharia digital, a aplicação da metodologia “Bosch design of manufacturing operations” e a experiência de mais de trinta anos do especialista da Bosch Industry Consulting na definição de operações de montagem, permitiram o sucesso deste projeto.

Utilizou-se um software de simulação para criar a representação virtual da nova linha de produção, sem perturbar o sistema de produção existente e muito antes do sistema real estar instalado.

O uso do simulador permitiu visualizar o novo layout da linha em 3D, o fluxo dos materiais e os movimentos dos operadores, trazendo como resultado: A prévia deteção e eliminação de problemas facilitando os ciclos de melhoria ao processo mesmo antes da sua existência física, desta forma, assegura o ganho de produtividade planeado na ordem de 30% e a redução do investimento sem comprometer o rendimento requerido.

Com este projeto foi possível otimizar fluxos que permitiram um ganho de 90 mil euros anuais.

“A equipa de Ovar sentiu-se motivada e aprendeu muito neste projeto. A ótima colaboração e partilha de conhecimentos com a Bosch Industry Consulting tornou este projeto num exemplo de eficiência e melhoria continua” acrescentou António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems em Ovar.

Os excelentes resultados alcançados nos vários projetos em que a Bosch Industry Consulting presta consultoria, nomeadamente na otimização das operações de montagem de bicicletas da RTE levaram a que este cliente atribuísse novos projetos à equipa na área da digitalização e I4.0 (RFID, Augmented Reallity).

A perspetiva para o segundo semestre é bastante positiva, com projetos em fase de negociação quer em Portugal, quer no estrangeiro, esperando-se que até ao final do ano a Bosch Industry Consulting consiga duplicar o seu volume de vendas de serviços de consultoria.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: