Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como ocultar o nosso endereço IP?

Como ocultar o nosso endereço IP?
Share it:
Permanecer no anonimato quando se fala de internet é em primeiro lugar esconder o nosso IP. O IP dá a nossa localização e isso pode trazer problemas de segurança e tornar-te mais frágil a ataques de hackers e não só.

Como ocultar o nosso endereço IP?

Existem quatro métodos básicos para esconder o endereço IP, vamos então ver quais:

Servidor proxy 

Já aqui explicamos o que é e qual a diferença para uma VPN. Basicamente a única coisa que faz é mostrar o IP dos servidores aos quais te conectas em vez do IP de onde te estás a conectar.

Esta pode ser uma boa solução se estiveres a tentar contornar bloqueios de geolocalização (por exemplo, para assistir o iPlayer da BBC fora do Reino Unido), mas se precisas de privacidade e anonimato, um servidor proxy é inadequado.

VPN 

Mais seguro do que um servidor proxy, porque encripta tudo entre ti e a VPN. Existem VPNs gratuitas, mas eu nunca aconselharia a usares uma VPN gratuita (maioria) e passo a explicar porquê.

Elas precisam recuperar o dinheiro de alguma forma, e por isso normalmente vendem os teus dados a terceiros, ou seja la se vai o anonimato. 

Algumas empresas VPN pagas são muito boas, mas, infelizmente, até aqui pode haver pouco anonimato. Há casos em que estas guardam o log de navegação. E sendo assim é fácil de associar um determinado utilizador a um determinado padrão de navegação.

Por isso na hora de escolher uma VPN, deve ser feito com muita ponderação.

TOR

Houve um tempo em que TOR era um acrónimo para The Onion Router, mas acredito que eles decidiram que TOR não representava mais nada e era apenas o nome do serviço. 

Estabelecido pela primeira vez pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, e desde então desmembrado, mas com financiamento da EFF, o Projeto TOR distribui um software que permite que uses uma rede de roteamento cebola gratuita administrada por voluntários projectada especificamente para garantir o teu anonimato na Internet. 

A tua conexão passa por várias camadas de criptografia (daí a 'cebola') e, conforme a tua conexão move-se pela rede cebola.

No entanto o nó de saída da tua conexão não é encriptado, e aí podem ver os teus dados e metadados.

Máquinas virtuais na nuvem 

A maneira menos conhecida e menos usada de ofuscar uma conexão é configurar um computador virtual em algum endereço IP aleatório na nuvem.

Conectar a esse computador virtual e controlá-lo para navegar na web, enviar e-mail etc. O teu computador não está a fazer nada, é o computador virtual que está. 

E tem ainda a vantagem que as VMs podem ser rapidamente apagadas e recriadas noutro lugar qualquer.

Espero ter ajudado.

ITO - NET Things: Porque deves usar VPN...

Uma VPN é algo que deveríamos usar, principalmente em determinadas ocasiões! Vou então aqui dar algumas razões pelas quais deveríamos usar uma VPN. Contornar o Bloqueio ao acesso de um Site Muitas vezes existem sites que são bloqueados por ordem judicial, mas tu até queres aceder aquele site.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: