Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Philips lança NightBalance em Portugal para aumentar as opções de tratamento da apneia obstrutiva do sono posicional

Philips lança NightBalance em Portugal para aumentar as opções de tratamento da apneia obstrutiva do sono posicional
Share it:

  • Este tratamento, clinicamente comprovado, proporciona aos pacientes com apneia obstrutiva do sono(AOS) posicional uma alternativa cómoda e fácil de utilizar.
  • Segundo os especialistas, o NightBalance oferece uma resposta eficaz para mudar a posição do doente quando este está a dormir na posição supina.
  • O NightBalance permite a monitorização remota do tratamento, através da ligação Bluetooth a uma nova App, fornecendo os mais recentes dados da adesão à terapia.

Philips lança NightBalance em Portugal para aumentar  as opções de tratamento da apneia obstrutiva do sono posicional

A Royal Philips, líder mundial em tecnologias da saúde, anunciou hoje o lançamento em Portugal do Philips NightBalance, um dispositivo de terapia posicional, concebido para pacientes com apneia obstrutiva do sono (AOS) posicional. Uma alternativa aos tratamentos posicionais existentes, o Philips NightBalance é uma terapia sem recurso a máscara, clinicamente comprovada, que utiliza vibrações suaves para alertar os utilizadores para mudar a sua posição ao dormir e, desta forma, prevenir as apneias.

Desde o lançamento do NightBalance Lunoa SPT em mercados selecionados, em 2018, a empresa tem vindo a atualizar a sua tecnologia de terapia posicional, que agora inclui a ligação sem fios e uma aplicação móvel que monitoriza a utilização do produto e fornece aos pacientes e médicos acesso aos dados através de um sistema baseado na cloud.

Vários estudos clínicos demonstraram que o Philips NightBalance oferece uma solução eficaz de tratamento não invasivo para pacientes com AOS posicional. Recentemente, um estudo financiado pela Philips e publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, "The POSAtive Study: Study for the Treatment of Positional Obstructive Sleep Apnea", concluiu que o Philips NightBalance oferece uma opção de tratamento que se compara favoravelmente com terapias de pressão positiva autoajustável nas vias aéreas (PAP) em pacientes com apneia posicional do sono. No estudo, os dados mostram que os pacientes com AOS posicional consideram que o Philips NightBalance é mais fácil de usar, ajustar e mais confortável do que muitos métodos de terapia PAP. Para além disso, os pacientes que utilizaram esta terapia posicional, em comparação com a terapia PAP, utilizaram o dispositivo por mais tempo: 74% utilizaram-no por mais de 4 horas, em comparação com apenas 64,9%.

"Procuramos sempre desenvolver as nossas soluções para ajudar as pessoas que vivem com apneia do sono a assumir o controlo da sua saúde", referiu Mark D'Angelo, responsável comercial de apneia obstrutiva do sono da Philips. “A terapia do sono adequada varia de pessoa para pessoa e, para aqueles que sofrem de apneia obstrutiva do sono posicional, pode ser frustrante quando as terapias tradicionais não respondem às suas necessidades específicas. Com o Philips NightBalance, os pacientes com apneia obstrutiva do sono posicional têm agora uma opção de tratamento confortável e não invasiva que pode ser bem-sucedida, o que se traduz numa melhor adesão à terapia a longo prazo.

A Dra. Paula Pinto, coordenadora da Unidade do Sono e Ventilação Não Invasiva do Hospital de Santa Maria, que participou numa apresentação virtual realizada no âmbito do XXVIII Encontro Anual SES, destaca as vantagens deste aparelho Philips. A maioria das terapias posicionais de AOS são baseadas em dispositivos que monitorizam continuamente a posição do paciente, levando-o a assumir outra posição diferente da posição supina. No entanto, o Philips NightBalance vai mais além. “Por meio de um algoritmo, facilita um reconhecimento inicial do perfil postural do paciente, seguido de um tratamento em etapas do terceiro ao nono dia de utilização, até que seja alcançado um tratamento completo que permita diversos níveis e padrões de vibração que ofereçam uma resposta eficaz para mudar a posição do paciente.”

“De todos os dispositivos vibratórios de terapia posicional, o NightBalance é o que dispõe de mais estudos que comprovam a sua boa tolerância e adesão a curto e longo prazo e a sua eficácia em relação a tratamentos posicionais passivos, dispositivos intraorais e dispositivos de pressão contínua nas vias aéreas superiores (CPAP) ”, afirma a Dra. Irene Cano, coordenadora da Unidade de Distúrbios Respiratórios do Sono do Hospital Ramón y Cajal de Madrid, que também participou do congresso virtual.

Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de apneia obstrutiva do sono [1]. Desta população, estima-se que entre 36 e 47 por cento desses pacientes sofram de AOS posicional, uma forma de apneia do sono na qual os distúrbios respiratórios ocorrem ao dormir de costas [2]. Sem tratamento, a AOS posicional pode causar um sono insatisfatório e fadiga afetando, em última análise, a qualidade de vida do paciente. As terapias de apneia posicional do sono, como o Philips NightBalance, são uma forma eficaz de tratamento não invasivo para pessoas que vivem com AOS posicional nas quais outros métodos de terapia não tiveram sucesso.

O Philips NightBalance está atualmente disponível em Portugal através de prescrição médica. Para obter informações adicionais sobre as soluções para terapia do sono e cuidados respiratórios da Philips, siga @PhilipsResp no Twitter ou visite Philips Nightbalance

[1] The Official STOP-BANG Questionnaire. Recuperado desde http://www.stopbang.ca/osa/prevalence.php
[2] Heinzer, R. et al, Prevalence and Characteristics of Positional Sleep Apnea in the HypnoLaus Population-based cohort, Sleep Medicine 2018; 48:157-162
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: