Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Escola de Medicina lança plataforma gratuita de autoavaliação da saúde mental

Escola de Medicina lança plataforma gratuita de autoavaliação da saúde mental
Share it:
A Escola de Medicina da Universidade do Minho, em colaboração com o seu Centro de Medicina Digital P5, desenvolveu uma plataforma gratuita que permite fazer uma autoavaliação da saúde mental

Escola de Medicina lança plataforma gratuita de autoavaliação da saúde mental

Desenhada e desenvolvida por uma equipa liderada por Pedro Morgado, investigador e docente da Escola de Medicina, a webapp é uma ferramenta de autoavaliação e automonitorização da saúde mental, mas também de gestão emocional. A plataforma gratuita ajuda a identificar situações que possam beneficiar de encaminhamento para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta. Esta abordagem está em linha com as boas práticas internacionais no domínio da saúde mental.

A webapp está disponível em saudemental.p5.pt

Esta ferramenta, única em Portugal, foi construída pela Escola de Medicina e pelo seu centro de investigação, ICVS, em parceria com o P5. No futuro, está prevista a integração de módulos do projeto Eutimia e da Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto, parceiros da iniciativa.

“Esta ferramenta permite que cada pessoa possa avaliar e monitorizar os seus sintomas ansiosos e depressivos, recebendo informação acerca do seu estado. Cada pessoa tem também acesso a ferramentas de gestão emocional, melhoria do sono e adoção de estilos de vida saudáveis”, explica Pedro Morgado.

A informação acerca das estratégias propostas foi selecionada por uma equipa de psiquiatras, psicólogos e investigadores da área das neurociências de acordo com a melhor evidência científica.

Com este projeto, pretende-se aumentar a literacia em saúde mental, em simultâneo com a automonitorização de sintomas e a capacitação da população na autogestão da saúde mental. Em simultâneo, promove-se a consciencialização para a necessidade de recurso aos serviços de saúde e a profissionais qualificados sempre que se verifiquem situações de maior gravidade dos sintomas reportados.

O Centro de Medicina Digital P5 tem-se destacado na criação de soluções digitais, com consultas de telemedicina e opções virtuais de apoio à COVID-19. Também no apoio psicológico e psiquiátrico durante a pandemia, o P5 sobressaiu-se com a criação de um serviço de apoio a Profissionais de Saúde (Cuidar de Quem Cuida), bem como de uma linha de apoio psicológico à comunidade académica e à população dos municípios de Braga e Guimarães.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: