Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

HPE apresenta o 5G Lab para acelerar a adoção de soluções 5G abertas e multivendor e Centro de Operações SaaS Mundial HPE sediado em Portugal

HPE apresenta o 5G Lab para acelerar a adoção de soluções 5G abertas e multivendor e Centro de Operações SaaS Mundial HPE sediado em Portugal
Share it:
O HPE 5G Lab será um catalisador de inovação para tecnologias 5G abertas e interoperáveis, à medida que as Telcos se preparam para a sua adoção massificada


A Hewlett Packard Enterprise (HPE) apresenta o HPE 5G Lab, um ambiente de testes e desenvolvimento onde as operadoras de telecomunicações (Telcos) e parceiros podem validar e integrar soluções de rede 5G. Ao utilizarem o HPE 5G Lab, as empresas de telecomunicações podem acelerar a adoção do 5G e aceder a novas fontes de receita com maior rapidez, porque podem experimentar as mais recentes inovações 5G diretamente num ambiente de testes. O HPE 5G Lab conta já com o apoio de líderes do setor, como é o caso das empresas Affirmed Networks, Casa Systems, Intel, Metaswitch, Openet e Red Hat.

O crescente portefólio 5G da HPE liberta o potencial do 5G no core, no edge e nas redes corporativas. Ainda este ano, a HPE lançou o HPE 5G Core Stack, software nativo de cloud para o core das redes 5G; o HPE Open Distributed Infrastructure Management Resource Aggregator, trazendo às Telcos a simplicidade na gestão de infraestruturas de computação para 5G em milhares de locais; e o HPE Edge Orchestrator, que permite que as Telcos entreguem aos seus clientes serviços inovadores de edge computing. Agora, o HPE 5G Lab oferece às Telcos a possibilidade de testarem e validarem essas tecnologias, para que se possam preparar para uma adoção massiva e investir com confiança.

De acordo com Carlos Leite, Diretor Geral da HPE Portugal, “as operadoras de telecomunicações estão a olhar para o 5G como uma oportunidade para se afastarem de soluções que dependem de um único fornecedor e que podem levantar questões em torno da segurança, resiliência e diversificação do mercado. No entanto, e apesar de várias implementações bem-sucedidas em vários pontos do mundo, ainda persistem dúvidas sobre a capacidade das tecnologias abertas 5G substituírem verdadeiramente a ´velha forma´ de construir redes. Com o lançamento do HPE 5G Lab, as operadoras podem agora testar na prática as novas soluções de forma a garantir que estejam prontas para uma adoção em massa”. 

Este responsável da HPE acrescenta ainda: “Esta confiança para trabalhar a tecnologia 5G em standards abertos e interoperáveis que o HPE 5G Lab proporciona é muito relevante para que as operadoras possam lançar os seus próprios serviços no mercado. Além disso, apraz-me referir que as operadoras podem depois contar com a nossa oferta de suporte especializado e de monitorização contínua através de um Centro de Operações SaaS sediado em Portugal e que presta serviços para todo o mundo. Este centro conta com engenheiros altamente especializados e com forte experiência nas redes inteligentes de telecomunicações”.

Ao adotar uma abordagem aberta, as Telcos têm agora a flexibilidade de trabalhar com praticamente qualquer fornecedor de software independente (ISV) ou fornecedor especializado para criar soluções de rede à medida, desenhadas para setores e casos de uso específicos. O HPE 5G Lab incentiva as Telcos e os fornecedores de soluções e plataformas a unirem-se para testar, documentar e validar as suas tecnologias como uma única solução.

O HPE 5G Lab, localizado no Colorado, nos Estados Unidos da América, está disponível para clientes e parceiros HPE de todo o mundo através de acesso remoto e inclui a disponibilização de profissionais especializados para gerir e operar o ambiente de laboratório, assim como ajudar na integração e nos testes. O laboratório baseia-se em soluções do portefólio HPE 5G e incluirá múltiplos produtos e soluções relacionadas com 5G: 
  • HPE 5G Core Stack - incluindo funcionalidades de rede 5G da HPE e dos nossos parceiros, HPE Shared Data Environment (SDE) e camadas de orquestração 
  • HPE Telco Cloud - incluindo servidores standard da indústria, armazenamento e componentes de rede para executar a rede 5G, em conjunto com plataformas de software de cloud e containers, tais como HPE Ezmeral Container Platform, RedHat OpenShift, RedHat OpenStack e VMware Tanzu.
  • Arquiteturas validadas da HPE para o Core e o Edge das Telcos - incluindo a infraestrutura e ambiente de virtualização, suportando tanto soluções de terceiros, como da HPE, tais como o HPE 5G Core Stack e HPE Edge Orchestrator.
  • Equipamentos de rede Aruba que suportam a integração 5G/Wi-Fi 6 entre os serviços das operadoras e as redes corporativas. 

Para aceder ao HPE 5G Lab e obter validação com o 5G Core Stack, os ISV precisam primeiro de aderir ao programa HPE Partner Ready. Isto permitir-lhes-á demonstrar a conformidade com as normas 3GPP e beneficiar do crescente ecossistema 5G da HPE, incluindo a força de vendas global da HPE, apoio no endereçamento do mercado e modelos de entrega inovadores através do HPE GreenLake e dos Serviços Financeiros HPE.

Centro de Operações SaaS Mundial HPE para as Telcos está em Portugal

A HPE disponibiliza, a partir de Portugal e para todo o Mundo, os serviços de suporte HPE para operadoras de telecomunicações. Localizado na grande Área Metropolitana de Lisboa, este centro conta com uma equipa de engenharia Portuguesa que trabalha num modelo de operações de serviço totalmente centralizado e com base em standards.

O Centro de Operações de Software as-a-Service (SaaS) faz a monitorização contínua e uma gestão proativa de aplicações e serviços na cloud das operadoras de telecomunicações, dispõe de especialistas em redes inteligentes e está preparado para o 5G, dando, a título de exemplo, todo o suporte e gestão do HPE Edge Orchestrator.

Operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, a equipa deste centro garante o cumprimento da disponibilidade e níveis de serviço contratados com as operadoras. É responsável por implementar patches e alterações de configuração, bem como por gerir incidentes, tempos de resposta, novos pedidos de serviço e atualização de documentação.

Em linha com a estratégia de oferecer soluções abertas e interoperáveis, este centro da HPE utiliza ferramentas, recursos e processos de suporte standard, apostando na melhoria e desenvolvimentos contínuos e em modelos de DevOps.

HPE – Um parceiro de confiança das Telcos e com provas dadas

A HPE tem mais de 30 anos de experiência no setor das telecomunicações, com mais de 300 clientes operadores, em 160 países. Ao nível do core, 700 milhões de assinantes em 82 operadores dependem do software HPE Mobile Core, e a HPE foi recentemente galardoada pela Frost & Sullivan com o “Leadership award for Global 5G Infrastructure Enabling Technology”.


Disponibilidade e recursos adicionais

O HPE 5G Lab está totalmente operacional e está atualmente a ser utilizado para finalizar a integração das funções da rede de parceiros dentro do HPE 5G Core Stack.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: