Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NEC fornece sistema de controlo alfandegário com reconhecimento facial a seis aeroportos principais do Japão

NEC fornece sistema de controlo alfandegário com reconhecimento facial a seis aeroportos principais do Japão
Share it:
- Reduzindo o congestionamento e os tempos de espera nos aeroportos -

NEC fornece sistema de controlo alfandegário com reconhecimento facial a seis aeroportos principais do Japão
Imagem conceptual de um portão eletrónico de controlo alfandegário numa área de inspeção aduaneira (Esquerda) Portão de saída (Direita) Terminal de declaração eletrónica

A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anunciou ter recebido uma encomenda por parte do Serviço Alfandegário do Japão, entidade pertencente ao Ministério das Finanças, para um sistema eletrónico de controlo alfandegário com utilização de reconhecimento facial, o qual será instalado nas áreas de inspeção aduaneira dos seis principais aeroportos do Japão: Novo Aeroporto de Chitose, Aeroporto Internacional de Narita, Aeroporto de Haneda, Aeroporto Internacional de Chubu, Aeroporto Internacional de Kansai e Aeroporto de Fukuoka.

Este sistema eletrónico de controlo alfandegário recorre à tecnologia de reconhecimento facial da NEC, que possui a mais elevada precisão de reconhecimento a nível mundial, e que já se encontra em operação no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Narita desde o dia 15 de abril deste ano. Neste momento, o Serviço Alfandegário do Japão está a expandir este sistema para seis aeroportos principais, que representam aproximadamente 90% das entradas anuais de passageiros no pais, visando iniciar operações a partir de março de 2020.

Este sistema foi projetado para acelerar o controlo alfandegário nos principais aeroportos, onde a tecnologia de reconhecimento facial da NEC permite confirmar as identidades dos viajantes, quando utilizam o terminal de declaração eletrónica do sistema e quando passam pelas portas de saída. Além disso, a NEC pretende acelerar ainda mais os procedimentos alfandegários, permitindo que a declaração de bagagem seja feita eletronicamente através do uso de aplicações para smartphones.

No futuro, é previsto um aumento do número de visitantes internacionais que chegam ao Japão, pelo que a NEC irá utilizar as suas avançadas tecnologias biométricas para reduzir os tempos de espera e o congestionamento nas áreas de inspeção alfandegária.

Sobre o Sistema Eletrónico de Controlo Alfandegário

O sistema eletrónico de controlo alfandegário consiste em aplicações de declaração aduaneira, que simplificam os procedimentos alfandegários e de declaração de bagagem, um terminal de declaração eletrónica e um portão de saída que permite que os passageiros passem através de reconhecimento facial.

1. Portão de saída equipado com a tecnologia líder em reconhecimento facial a nível mundial

O portão de saída está equipado com o motor de IA “NeoFace” da NEC, que é a principal tecnologia do portfólio de identificação biométrica "Bio-Idiom" da NEC, e que foi reconhecida como a de maior precisão de reconhecimento a nível mundial. O sistema opera tirando uma imagem facial num terminal de declaração eletrónica instalado na área de inspeção alfandegária. Essa imagem é posteriormente comparada com uma imagem facial obtida por uma câmara de reconhecimento facial numa porta de saída. Uma vez que o rosto de uma pessoa que se aproxima de uma porta de saída é continuamente fotografado, a autenticação em andamento é possível, sem exigir que os viajantes tenham de parar. Esta fácil identificação contribui para reduzir o congestionamento nas áreas de inspeção alfandegária, assim como o tempo de espera dos viajantes.

2. Aplicações de declaração aduaneira e um terminal de declaração eletrónica

As aplicações de declaração aduaneira e o terminal de declaração eletrónica permitem uma declaração eletrónica eficiente e fácil para as inspeções alfandegárias. Os viajantes inserem o conteúdo dos bens que trazem consigo através das aplicações de declaração aduaneira, obtêm um código QR, e posteriormente efetuam a leitura do seu passaporte e do código QR num terminal de declaração eletrónica instalado na área de inspeção alfandegária. Este é um processo considerado mais simples e fácil quando comparado com o preenchimento dos formulários convencionais para "Declaração de Bens Pessoais e Artigos Não Acompanhados".

Além disso, durante a operação do terminal de declaração eletrónica, um viajante é fotografado com uma câmara embutida e é feita a sua verificação contra a imagem facial incorporada no chip de circuito integrado do seu passaporte. A imagem facial tirada no terminal é usada apenas para efeitos de identificação e é apagada de forma apropriada após o seu uso.

A NEC posicionou o seu negócio na área da segurança como um motor de crescimento global, no seu Plano a três anos de Gestão de Médio Prazo, que decorre até ao final do ano fiscal de 2020. A NEC já forneceu sistemas de identificação biométrica, incluindo reconhecimento facial, a aproximadamente 50 aeroportos de todo o mundo. A NEC continuará a reforçar os seus esforços para desenvolver soluções e serviços para a sua área de negócio de “Cidades Seguras” visando contribuir para a realização de comunidades seguras e prósperas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: