Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google discretamente adiciona protocolo VPN revolucionário ao próximo sistema operativo Android

Google discretamente adiciona protocolo VPN revolucionário ao próximo sistema operativo Android
Share it:
Android 12 incluirá suporte nativo para WireGuard 


O lançamento do WireGuard no início deste ano foi uma das maiores coisas que aconteceram à indústria de VPN e agora a Google adicionou suporte para o novo protocolona à próxima versão do Android. 

O WireGuard, criado por Jason A. Donenfeld da Edge Security, usa criptografia de última geração para fornecer aos utilizadores o mais alto nível de privacidade, segurança e velocidade. O novo protocolo é mais rápido que os protocolos VPN existentes e também contém apenas 4.000 linhas de código em comparação com as 100.000 linhas de código do OpenVPN, tornando-o mais fácil de rever e auditar. 

Logo após o lançamento da versão 1.0.0 do protocolo em março, ele foi adicionado ao kernel do Linux e disponibilizado no Linux 5.6 por Linus Torvalds. Como o Android também é baseado em Linux, faz sentido que a Google queira trazer suporte nativo do WireGuard para seu sistema operativo móvel adicionando-o à árvore Linux Kernel 5.4 do Android 12. 

Com cada nova versão do Android, o Google bifurca cada versão do kernel do Linux para incluir “patches de interesse para a comunidade Android que não foram incorporados aos kernels da linha principal ou suportados a longo prazo (LTS)”. Esses kernels são conhecidos como Android Common Kernels e formam o kernel do Linux que acompanha os dispositivos Android. 

Conforme a Google lança novas versões do Android, a gigante das buscas suporta vários lançamentos de kernel Linux. Por exemplo, as versões 4.14 e 4.19 do kernel do Linux estão no Android 11, enquanto as versões 4.19 e 5.4 serão incluídas com o Android 12. 

Os principais smartphones Android de hoje rodam em cima de um fork do Linux Kernel 4.19, mas com o próximo lançamento do Android 12, será executado em cima do Linux Kernel 5.4 que inclui suporte WireGuard. 

Recentemente, vários novos commits foram adicionados à árvore Android 12-5.4 do Android Common Kernel e um desses commits foi para o protocolo VPN WireGuard. 

O developper do kernel Linux Greg Kroah-Hartman explicou no seu commit que o WireGuard estará disponível no Android 12 como um driver de dispositivo de rede simples, dizendo: “Este commit implementa o WireGuard como um driver de dispositivo de rede simples, acessível na forma RTNL usual usada por drivers de rede virtual. Ele usa as APIs udp_tunnel, GRO, GSO, NAPI e o conjunto usual de APIs de subsistema de rede. ” 

Provavelmente ouviremos mais sobre o suporte do WireGuard na versão mais recente do Android assim que nos aproximarmos do lançamento oficial do Android 12.

Fonte: Techradar
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: