Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Google discretamente adiciona protocolo VPN revolucionário ao próximo sistema operativo Android

Google discretamente adiciona protocolo VPN revolucionário ao próximo sistema operativo Android
Share it:
Android 12 incluirá suporte nativo para WireGuard 


O lançamento do WireGuard no início deste ano foi uma das maiores coisas que aconteceram à indústria de VPN e agora a Google adicionou suporte para o novo protocolona à próxima versão do Android. 

O WireGuard, criado por Jason A. Donenfeld da Edge Security, usa criptografia de última geração para fornecer aos utilizadores o mais alto nível de privacidade, segurança e velocidade. O novo protocolo é mais rápido que os protocolos VPN existentes e também contém apenas 4.000 linhas de código em comparação com as 100.000 linhas de código do OpenVPN, tornando-o mais fácil de rever e auditar. 

Logo após o lançamento da versão 1.0.0 do protocolo em março, ele foi adicionado ao kernel do Linux e disponibilizado no Linux 5.6 por Linus Torvalds. Como o Android também é baseado em Linux, faz sentido que a Google queira trazer suporte nativo do WireGuard para seu sistema operativo móvel adicionando-o à árvore Linux Kernel 5.4 do Android 12. 

Com cada nova versão do Android, o Google bifurca cada versão do kernel do Linux para incluir “patches de interesse para a comunidade Android que não foram incorporados aos kernels da linha principal ou suportados a longo prazo (LTS)”. Esses kernels são conhecidos como Android Common Kernels e formam o kernel do Linux que acompanha os dispositivos Android. 

Conforme a Google lança novas versões do Android, a gigante das buscas suporta vários lançamentos de kernel Linux. Por exemplo, as versões 4.14 e 4.19 do kernel do Linux estão no Android 11, enquanto as versões 4.19 e 5.4 serão incluídas com o Android 12. 

Os principais smartphones Android de hoje rodam em cima de um fork do Linux Kernel 4.19, mas com o próximo lançamento do Android 12, será executado em cima do Linux Kernel 5.4 que inclui suporte WireGuard. 

Recentemente, vários novos commits foram adicionados à árvore Android 12-5.4 do Android Common Kernel e um desses commits foi para o protocolo VPN WireGuard. 

O developper do kernel Linux Greg Kroah-Hartman explicou no seu commit que o WireGuard estará disponível no Android 12 como um driver de dispositivo de rede simples, dizendo: “Este commit implementa o WireGuard como um driver de dispositivo de rede simples, acessível na forma RTNL usual usada por drivers de rede virtual. Ele usa as APIs udp_tunnel, GRO, GSO, NAPI e o conjunto usual de APIs de subsistema de rede. ” 

Provavelmente ouviremos mais sobre o suporte do WireGuard na versão mais recente do Android assim que nos aproximarmos do lançamento oficial do Android 12.

Fonte: Techradar
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: