Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

HDMI CEC - O que há para saber?

HDMI CEC - O que há para saber?
Share it:
CEC (Consumer Electronics Control) é uma função HDMI que permite executar comandos para controlar outros dispositivos habilitados para CEC, conectados através de HDMI, sem intervenção do utilizador.

HDMI CEC

O CEC é uma das funções mais usadas, e mesmo assim desconhecidas, do HDMI. Por exemplo, a função de ligar / desligar poderia permitir que o leitor de DVD, ligue a TV e mudar a entrada através do cabo HDMI, ou permitir que a PlayStation 4 ligar e mudar entradas no receptor AV.

Em modelos compatíveis, o recurso permite que televisores e os aparelhos conectados às suas portas HDMI possam "conversar" entre si. Ou seja, o CEC sincroniza funções como volume, aprimoramentos de imagem e outros ajustes.

Por outras palavras...

O que é o HDMI CEC?


Esta função permite que o dispositivo receptor, normalmente uma TV, receba comandos automáticos do dispositivo fonte, que pode ser qualquer aparelho conectado à TV.

Na prática, é graças ao HDMI-CEC que periféricos como um Chromecast, por exemplo, conseguem ligar, sem a ajuda do utilizador, a TV em que estão conectados.

Sem este recurso, terias que ligar o aparelho (uma box por exemplo), ligar a TV e, então, configurá-la para a porta HDMI correspondente. Permite ainda que ambos os aparelhos se comuniquem, com sincronização de volumes, definições de imagem, de som etc.

Como funciona o HDMI CEC?


Para enviar e receber comandos entre os dispositivos, o CEC utiliza o décimo terceiro dos 19 "pinos" presentes num conector HDMI.

Contudo, diferentemente dos pinos que transmitem os sinais de vídeo e áudio, o componente dedicado ao CEC pode funcionar mesmo quando o dispositivo está desligado. Sem esta característica, o recurso não seria capaz de ligar novamente os aparelhos.

Além disso, para que aparelhos de diferentes marcas e modelos comuniquem entre si, o CEC também utiliza um protocolo universal.

Esse protocolo ganha actualizações sempre que o conector é actualizado. Por isso é importante perceber qual a versão do HDMI que muitos desses aparelhos trazem.

Nomes Comuns para CEC


Apesar de ter um protocolo universal, pode receber diferentes nomes consoante as marcas.

Uma pequena lista , de como o CEC é chamado por algumas marcas de TV:

AOC: E-link;
Hitachi: HDMI-CEC;
LG: SimpLink;
Panasonic: Controle HDAVI, EZ Sync;
Philips: EasyLink;
Samsung: Anynet +;
Sharp: Aquos Link;
Sony,  PlayStation, BRAVIA: Link ou BRAVIA Sync;

Resumindo


Esta propriedade é muito importante, para essencialmente controlar tudo com um só comando e não ter que andar sempre com vários comandos atrás.

A versão do HDMI é importante devido ás demais funções que possa trazer.

Espero que tenham gostado desta breve explicação.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: